Agora que já estabeleci que eu não comprarei nada supérfluo por 6 meses, ficou mais fácil entender e planejar como estes 6 meses se darão. Tenho que ser realista, é impossivel dar conta de um projeto como não comprar nada por X tempo, como as vezes vemos por ai, afinal, haverão momentos que necessidades aparecerão.
Primeiro decidi definir o que seriam as minhas prioridades, de acordo com a maneira como vivo, com o que mais amo fazer e com o que eu não estou disposta a abrir mão:
** lembrando, o objetivo aqui é diminuir o consumo para poder economizar mais para poupança e para ter uma graninha extra para viajar **
A lista de ordem de prioridades nos meus gastos diarios
- Necessidades/Prioridades
- O que seria útil
- O que eu desejaria ter
Necessidades/Prioridades:
- Repor itens necessarios que estragaram e que não posso viver sem
Por exemplo, meu cachorro comeu a unica bota de chuva da Bella, portanto tive que sair este final de semana e comprar novas botas de chuva para ela. Era necessidade, não tinha como ficar sem.
As calças e leggings dela não duram nada, logo aparecem com furos, portanto tem que ser trocadas.
- Alguma peça de roupa “curinga”
Aqui o projeto poderia ir por agua abaixo, visto que é subjetivo o que é peça de roupa curinga que voce não pode viver sem, mas como eu enxuguei meu closet e ele hoje tem poucas peças e tudo combina com tudo, eu sei exatamente o que estas peças importantes são:
Camiseta branca (manga longa + manga curta), por exemplo. Seja para mim ou para Bella. Compro as nossas somente na loja Uniqlo, pois o custo beneficio é fantastico. As camisetas são de um algodão macio e molinho, parece que derrete no corpo. E por serem peças brancas, há a necessidade de trocá-las se elas mancharem e não conseguir retirar as manchinhas.
- Viajar
Eu estou longe de sair aquelas pessoas que tem rodinha nos pés e passam o tempo viajando, mas até que eu viajo bastante. Vou ao Brasil todo ano + faço uma viagem para um lugar quente com praia + as vezes viajamos de carro pela California. É um luxo viajar assim, eu tenho conciencia disso, sou abençoada por ter esta oportunidade e muito agradecida por isso……portanto se eu tiver que parar de comprar roupa e besteiras para isso acontecer, eu não pensarei 2 x.
- Comer fora com os amigos
Eu tenho um prazer imenso em comer (quem não tem??) e sair para encontrar os meus amigos em um restaurante é uma necessidade, principalmente para nós que não temos familia alguma aqui em Vancouver. Nossos amigos são nossa familia e é prioridade para mim sair para tomar um café, almoçar fora com uma amiga ou sair para jantar com uma familia de amigos.
Obviamente há que se ter bom senso, não dá para fazer sempre e nem ir em lugares caros demais, mas nunca me passou pela cabeça dizer não a um convite para comer fora.
O que seria útil:
Este tipo de gasto já começa a entrar na lista de superfluos, há que se ter cuidado para não catalogar tudo como necessidade, pois sabemos que não é. Úteis seriam aqueles itens que seria interessante ter, mas que você pode viver sem, por exemplo, Bella leva almoco quente para a escola e é uma dificuldade encontrar um pote térmico que mantenha o alimento quente por 5 horas. Já me disseram que há no mercado um pote térmico novo, moderno, que custa bem caro, em torno de 60 dolares + imposto + frente, que acabaria saindo por mais de 80 dolares……por um pote térmico (soa caríssimo para mim).
O “eu” anterior não pensaria duas vezes em comprar e testar, mas o meu “eu” atual não quer gastar 80 dolares com um pote que pode não aquecer como promete. Portanto, eu não comprarei o pote, usarei o que já tenho e cuidarei para esquenta-lo na agua fervente antes de colocar a comidinha quente dentro, garantindo assim que ela se mantenha morna até a hora do almoço.
Útil tambem seria aquele tênis novo, visto que o seu já está meio gasto, mas ainda dá para usá-lo.
Precisamos ser honestas e refletir sobre o que realmente serviria um propósito importante, e não somente gastar para “ter”.
O desejado:
- Aquela roupa nova da moda.
- Aquela maquiagem linda que vimos na revista.
- Aquele creme novo para rugas, sabe aquele que promete milagres, mas sabemos que é só marketing?
- Aquela sandalia rasteirinha linda que vi na vitrine ( e que já tenho 6 rasteirinhas e não preciso de outras).
- Aquele brinquedo que o filho quer mas não é Natal e nem seu aniversario.
- Aquela caminha nova para o cachorro (mas a dele está ok, é só lavar que ficará nova de novo)
No meu caso, eu enxergo como superfluo algumas coisas que outras pessoas verão como prioridades, e tudo bem, temos gostos diferentes e precisamos adapta-los as nossas listas.
Ha 2 anos eu decidi parar de ir a shows. Embora eu ame, um show custa de $ 100 dolares para cima e é um gasto que começa a acumular. Ha pessoas que veem shows como necessidade, para fazerem suas almas felizes, assim como comer fora faz a minha alma feliz.
Estamos todos certos, cada um deve alimentar a sua alma com aquilo que mais ama.
Como voces categorizariam a lista de voces?
Contem para mim!
Proximo post: “Japonezando” o meu vicio de cosméticos, com fotos do que tenho hoje, do que não compraria mais e de como mudarei o meu consumo de cosméticos.