O meu irmão me indicou um livro muito legal que está lendo e eu, que já estava no final de uma leitura, emendei com esta indicação. Gostei tanto que finalizei a leitura em apenas um dia e meio.

O livro Outliers, ou em Português, Fora de Série, do autor canadense Malcolm Gladwell, tenta desvendar o segredo do sucesso. Como pessoas extremamente bem sucedidas chegaram ao topo e, principalmente, quais os denominadores em comum elas tem para explicar por que alguns chegam “lá” e outros não.

A cada novo capítulo um novo “a-ha moment” e no final da leitura só nos cabe sentar, colocar as mãos na cabeça e pensar: Putz, tudo faz muito sentido.

Eu não gosto de fazer resenhas de livros, pois se você é como eu, qual a graça de iniciar uma nova leitura quando uma resenha conta detalhes do inicio ao fim, tirando a graça do suspense em cada capítulo? Mas vou dar uma pincelada bem geral do que o autor analisa no livro:

  • Casos específicos de pessoas reais:

A obra é muito fácil e gostosa de ler, não é cientifica demais, é uma leitura agradável que nos remete a pessoas reais e seus “case studies”.

Por que os Beatles se tornaram a maior banda da história? Foi apenas talento?

Por que Bill Gates construiu seu império de maneira tão fora do comum? Foi apenas talento e tino para os negócios?

  • Por que alunos nascidos no inicio do ano são mais bem sucedidos que os nascidos nos demais meses?

E por que as escolas estão falhando enormemente as nossas crianças?

  • Como a cultura milenar chinesa e a linguagem, junto a “ética” no trabalho, diferenciam a vida acadêmica dos chineses do restante do mundo
  • Como uma escola para crianças carentes nos EUA está transformando alunos até então medianos, em estudantes brilhantes, que aos 12 anos de idade são comparados a alunos de universidade?

Com depoimento de uma aluna carente da escola, dando uma visão do que significa ser bem sucedido academicamente atualmente.

  • O que tem mais valor? Talento nato? QI alto? Oportunidades?
  • Por que as crianças de classe média tem mais auto-confiança do que as carentes? Mesmo as de QI mais alto?

No docorrer do livro e suas anáises, o autor vai alinhavando um pensamento que até então não tínhamos nos dado conta. Tudo começa a fazer sentido e mostra de forma clara como o sucesso não é mera inteligência, não faz parte de uma casta isolada de gênios acima de todos nós que pontuam medianos nos testes de QI.

O que podemos mudar em nós mesmos?

O que podemos mudar na maneira como criamos nossos filhos? Como impulsioná-los para atingirem sucesso na vida. O livro não dá dicas be-a-bá, não é o seu intuito, mas com os ensinamentos do livro você faz as suas próprias conclusões.

Uma leitura fascinante, fazia muito tempo que eu não lia um livro tão inspirador. Não deixem de ler!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *