Hoje temos novidade: O Botõezinhos e o blog Pais Que Educam estão fazendo sua primeira parceria, onde publicamos hoje nossos posts sobre o mesmo tópico. Pamela Greco é psico-pedagoga, educadora e entendedora de crianças e, principalmente, de seus pais!
Pamela e eu somos amigas, nos encontramos regularmente aqui em Vancouver, onde moramos, para bater papo, almoçar em família (pois amigos são família), corujar na Bellinha e filosofar sobre educação infantil, e em uma de nossas conversas tempos atrás surgiu a idéia de escrevermos sobre como os pais podem ( e devem) criar uma relação positiva com a escola do seu filho. Combinamos de escrever um post semana passada e cá está ele.
Se voce é mãe sabe, em algum momento seu filhote irá crescer e irá para ou uma escolinha ou para a escola, e neste momento você terá que construir uma boa relação com o time de professoras que cuida do seu filho. Hoje darei a minha opinião de mãe e também de dona de escolinha, para ajudar você a construir uma relação positiva com os que cuidam do seu filho.
Apegue-se ao lema:
” Se está cuidando do meu filho, está no meu time.”
Mães que trabalham fora sofrem muito com a culpa em deixar o filho com terceiros o dia inteiro, sofrem por não poderem acompanhar todas as suas descobertas diárias e sofrem de ansiedade com tudo isso. Dificilmente você encontrará uma mãe 100% bem resolvida que não lide com as dificuldades acima.
Como posso construir uma boa relação com a escola do meu filho?
- Peça para ler as políticas da escola
Cada escolinha ou colégio tem as suas politicas que regem o bom funcionamento do negócio. Sim, pois escolas são instituições que só funcionam com regras que devem ser seguidas. Se seu filho está na creche, peça para ler não só o material didádico da mesma, mas também, e principalmente, suas politicias.
Uma vez entendendo as regras fundamentais da escola, você saberá como agir no caso de doença, sonecas, quem está autorizado a buscar seu filho, autorização para imagens postas na internet e por ai vai. Absolutamente tudo, ou quase tudo, dentro de uma escola tem uma regra própria para seu funcionamento.
Se voce não entendeu alguma politica, pergunte, e tenha em mente que o motivo pelo qual aquelas regras foram criadas é para o bem geral das crianças: sua segurança, bem estar e saúde.
- Veja a professora como parte do seu time….não como sua funcionária
Lembre-se que uma professora não é funcionária sua, ela é funcionária da escola. Ela está ali cuidando do seu filho, mas você não é a sua chefe. Ela precisa obedecer as regras da escola e regras impostas pelos órgãos que a regem.
Isso é super importante e as vezes não fica muito claro. Há uma certa tendência dos pais acharem que creches são meio que uma central de babás, portanto cada mãe pode pedir que as coisas sejam feitas do seu jeito. Creches e escolas são regidas por regras muito especificas de segurança e bem estar de todas crianças, e acima dos donos das creches e dos pais, está o órgao que a rege.
- Crie uma relação de amizade e cumplicidade com a professora do seu filho
Você não precisa ser sua amiga pessoal, mas se você criar um vinculo legal com a professora, para que ela se sinta parte do seu time. Quando deixar seu filhote na escola, se possível converse um pouquinho, pergunte como ela está, descubra se tem filhos, pergunte seus nomes, esta amizade ajudará muito você e seu filho, pois haverá interesse de ambas as partes, e isso é sentido. Por mais que tenhamos vidas corridas, sempre sobra 2 minutinhos para um “Olá, como foi eu dia? ”
- Não gostei de algo que aconteceu e quero reclamar
Quando tudo está bem, tudo está bem, mas quando alguma coisa acontece e temos uma reclamação, seja ela o que for, a comunicação sempre fica mais delicada.
Se você precisa reclamar de alguma coisa para a professora, conte até 10 e respire fundo. Não se exalte, pois muitas vezes o que incomodou você tem uma ótima explicação, principalmente quando estamos falando de escolinha infantil. Cada turminha tem sua rotina, seus horarios, as vezes por razões A, B e C alguma coisa acontece e bagunça a rotina de todo mundo e isso afeta algumas coisas como acidente de xixi na calça (a criança não pediu para ir ao banheiro e acabou fazendo xixi), ou a criança não comeu seu almoço, ou a criança foi arranhada por que pegou o brinquedo de um amiguinho sem pedir. Estas coisas acontecem e por mais que as professoras estejam ligadas e atentas, as vezes em uma questão de segundo as coisas acontecem.
Tenha em mente que escolinhas e colégios lidam com crianças que estão aprendendo a se portar, a se conhecer e a conhecer seus limites. Obviamente há situações que de fato não tem desculpa, mas elas são raras, a maioria dos problemas apontados pelos pais tem uma razão de ser e se você colocar este problema de maneira educada, você permitirá que a professora explique com calma o que aconteceu.
Lembre-se que se você chegar nervosa, brava e irritada, pronta para reclamar de algo, a professora vai ficar na defensiva, sentindo que tem que se defender, quando na verdade não precisaria, pois ela pode explicar o que houve.
- Quando envolver a diretora da escola ?
Se você tem uma reclamação mais do dia a dia da criança, como:
Não está comendo direito
Acidentes (xixi-cocô)
Voltou com um roxinho da escola
Etc
Converse com a professora, pois ninguém saberá o que aconteceu, somente ela, mas se você quiser fazer uma reclamação pessoal contra a professora, daí somente assim vá a diretora. Quantas vezes eu já fui envolvida em situações do dia a dia da sala de aula na minha escolinha, com pais me ligando ou mandando email, quando na verdade eu não sei o que aconteceu. Reserve a reclamação a diretora da escola como último recurso, pois se algo chegar até ela, será de maior severidade e será lidado como tal.
- Envolva-se na educação do seu filho
Se um professor expressar alguma preocupação com relação a seu filho, dê ouvidos. Não leve na defensiva, ouça as preocupações, converse, procure entender o que a escola quer dizer, peça conselho sobre como você pode ajudar, temos que ter em mente que o sucesso dos nossos filhos na escola, dependerá da maneira como nós adultos valorizamos a educação.
A criança precisa sentir que seus pais valorizam a escola e seus professores, portanto exigem que as crianças tratem seus professores com o respeito que eles merecem.
Lembre-se: a criança aprender pelo exemplo: você precisa