Como se dá a comunicação diária entre professores e pais em uma escola canadense?
A escola da Bella usa uma agenda escolar para os alunos: paga-se 7 dólares em setembro e os alunos (afora da turminha do Kindergarten que são muito pequenos) usam a sua agenda todos os dias. Ela vai dentro da mochila diariamente e a criança escreverá uma mensagem no respectivo dia para os pais lerem. Como Belinha é pequenininha ainda e não sabe escrever, as mensagens geralmente dizem respeito a alguma atividade que a turma fez naquele dia ou algum recadinho que os pais devem saber. A professora pede que os pais assinem o recadinho, para mostrar que leram.
Toda sexta-feira a agendinha vem recheada de coisas. A primeira página tem um envelope plástico e na sexta vem recheado de recadinho ou novidades.
Este é o segundo ano letivo de Bella e estou vendo como as coisas funcionam dentro de uma escola pública canadense. Já escrevi como a escola da minha filha é lindíssima, foi toda reformada recentemente para passar pelo teste de terremoto, pois o prédio já tem mais de 100 anos de idade, e é super bem equipada com uma biblioteca de dar inveja a qualquer escola particular, assim como computadores e equipamentos de última geração. Mas o que me surpreende é a forma como a escola engaja os pais a participarem ativamente da escola, voluntariando em atividades e passeios quando podem e ajudando a escola com arrecadaçōes, rifas e doações em geral.
Esta semana vieram duas coisas interessantes na agenda:
- Pedido de doação de roupas usadas
Todo ano a escola tem um programa de doaçāo de roupas, bolsas, toalhas, cortinas, bichinhos de pelúcia, brinquedos, mochilas e sapatos, e as famílias são convidadas a trazer para a escola sacolas grandes de doações. A cada 150 sacolas a escola recebe 2 dólares. Parece pouquinho mas ano passado tinha uma montanha de doações na frente da escola e com o dinheiro arrecadado a direção comprou equipamento para o ginásio.
- Encomendas de biscoitos e tortas
Este ano veio uma novidade, arrecadações para a ajudar os formandos com sua festa de formatura. Achei super legal, desta forma a escola nāo precisa bancar todos os gastos, assim como os pais, e os formandos terão sua festa celebrada como merecem, com a ajuda de todos os pais da escola.
Isso é interessante aqui no Canadá, pensa-se no todo, no grupo, na comunidade, e não somente se beneficiará a mim e minha familia somente.