O novo ano letivo começou esta semana e com ele algumas novas atividades para a nossa pequena Bellinha!
Minha filha é uma criança super ativa, que brinca muito, corre, pula, nunca fica parada, e eu sempre quis que ela fizesse um esporte, mas até agora havia feito uma tentativa frustrada e outra alternativa acabou sendo riscada da agenda, ao menos por hora. Ela fez natação quando bebê e depois mudamos para Vancouver e paramos por um tempo, depois matriculei Bella na natação mas não deu certo: ela começou a desenvolver uma pneumonia com frequência depois do inicio das aulas e daí rapidamente a tirei da natação. A piscina térmica não era tão quentinha assim e sendo ela uma ex-prematura, talvez com sua imunidade mais baixa do que deveria, passou a sofrer de resfriados que em poucos dias se tornavam pneumonia.
Outra atividade que eu queria muito que ela fizesse é futebol, mas também acabei desistindo pois ao conversar com outras mães de Vancouver, fiquei sabendo que algumas vezes as aulas são dadas na chuvinha chata do outono e inverno e, novamente, com o problema da pneumonia não quero arriscar. Ballet ela fez na fase dos 3 anos e não gostou, não é para ela que é super ativa e não fica parada, mas fazer o que então?
Este ano liguei para o Hospital da Criança para tirar uma dúvida com o time que cuidou da Bella por 5 anos depois do seu nascimento, e ao conversar com a sua Terapeuta Ocupacional, ela sugeriu a ginástica olímpica recreacional. Disse que a ginástica olimpica é um esporte muito completo e que ajuda muito o desenvolvimento de todas as crianças, mas principalmente das prematuras, visto que engloba:
- Flexibilidade
- Equilibrio
- Velocidade
- Coordenação
- Força
- Disciplina
Seremos fiéis aqui em casa a idéia de que fazemos nossa parte proporcionando atividades interessantes para a nossa filha, respeitando seus limites de criança. No momento que ela demonstrar que não gosta da mesma, nós permitimos que ela pare. Foi assim com o ballet, fez por 1 ano, mas sem aquele entusiasmo, um belo dia perguntei :” Escuta Bella, tu gosta afinal de ballet?”, e a resposta do anjinho “Não, mommy”
Como educadora e mãe, nesta ordem, acredito que a infância é a fase de brincar, de ser feliz sem responsabilidades demais que ultrapassem a escola, portanto preencher a agenda de uma criança com atividades que elas não gostem é um total deserviço para o seu crescimento, desenvolvimento e orçamento da família.
Bella tem nos mostrado desde pequenininha que quando ela gosta de algo, ela investe sua concentração e entusiasmo de verdade em uma atividade, então eu larguei mão há anos de impor o que meus sonhos de mãe de menina impunham ou sugeriam, invisto apenas nas atividades que dão prazer para minha filha, e com isso ajudam no seu desenvolvimento.
Este ano ela terá 3 atividades extra curriculares pela primeira vez, até então ela tinha apenas uma, aula de música, que ela ama. Este ano ela seguirá firme na aula de música e terá a ginástica olímpica (que marquei para a sexta-feira de tardezinha para deixar nosso final de semana mais livre) e mais uma atividade super legal que contarei mais aqui quando ela se concretizar.
Já saímos juntas para escolher seus “maiôs” de ginástica, cheios de brilho como é do gosto de Bella, agora vamos aguardar mais 1 semana até o inicio das aulas.