Minha filha faz aula de música desde os 2 aninhos de idade. Começou na escola com curriculo Kindermusik (que tem no Brasil , por sinal), e foi uma maneira maravilhosa de iniciá-la na música, pois as aulinhas eram curtinhas e bem divertidas. Muita dança, brincadeiras e tocar instrumentos, sem a pretensão de imaginar que a criança sentará por 45 minutos nesta idade. Fez esta escola por 2 anos e ano passado vimos que já estava meio ultrapassada para ela e iniciamos em outra escola com o programa Orf. No verão de 2015 ela finalizará todos os modos do curriculo ORF e estará apta a começar a aprender a tocar piano.
Na verdade há 2 meses ela já iniciou as aulas de piano, mas devagarinho, apenas 15 minutos por aula. A aula tem ao todo 1 hora e meia de duração. Já faz algum tempo que ela está aprendendo a ler partituras e está até bem avançadinha. 
Já comentei várias vezes aqui no blog que aqui em Vancouver, com a influência da cultura asiática e européia, quase todas as familias que conhecemos tem seus filhos matriculados em aula de música. Vancouver tem muitas comunidades européias e descobri que lá as crianças aprendem um instrumento desde pequenininhos, e sem falar na comunidade asiática onde TODOS sabem tocar um instrumento.
Quem conhece a Bella sabe que ela não faz nada que não tenha interesse, primeiro porque eu não acho justo forçar a criança a frequentar uma aula que não tem vontade, em que é forçada a se comportar e respeitar regras quando o interesse dela não está ali, e segundo pois Bella tem aquela personalidade apimentada que se ela não quer fazer algo eu teria que rebolar muito para convencê-la.
Ela sempre se interessou por música, canta muitoooo, o tempo todo, ela até compõe músicas, é a coisa mais engraçadinha de se ver. Ela dança, toca instrumentos, curte bastante esta função toda. Não sei bem que instrumento ela se interessará em tocar no futuro, mas ela parece gostar de piano, senta com paciencia para ter a aula, usa os dedinhos bem direitinho e nunca reclamou da disciplina que se tem que ter para a aula de música, então por hora seguiremos neste rumo.
O legal desta escola que ela frequenta é que depois do curriculo ORF (para crianças), eles tem aulas de piano, violão, violino, etc etc etc. Uma das aulas mais procuradas depois do piano, parece que é a flauta….mas olha, sinceramente, depois do Laere insuportável, delirou que Bella estudará flauta! hahahahaha
Aqui os benefícios das aulas de música para crianças:

Fonte

  • Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento motor
  • Desenvolvimento afetivo e social
  • Estimula a aprendizagem em outras áreas 
  • Segundo estudos, deve-se introduzir a música a criança já quando bebê
Eu e Bryan não tocamos nenhum instrumento e não sabemos ler partitura, mas acreditem se quiser, toda semana temos que aprender um pouco para ajudar a Bella a fazer seu dever de casa.
Em dezembro ela participará do concerto de Natal da escola e foi escolhida para ser Seraphina, a Rainha da Neve, e tera que cantar sozinha uma música no microfone na frente de todos. Não preciso dizer que já estou nervosa né? 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *