![]() |
Fonte |
Saiu uma reportagem da revista Parents sobre os famosos colarzinhos de âmbar que os bebês norte americanos usam. Baby-celebridades desfilam por ai com os colarzinhos com esta pedra, que a principio ajuda na fase de dentição do bebê pois a pedra, ao contato com a temperatura do bebê ajuda na dentição.
Como?
Ninguém sabe.
Nunca ouvi uma explicação sobre como exatamente a pedra ajuda o bebê a não sentir dor com os dentinhos.
A reportagem conta com a opinião da médica Natasha Burgert, uma pediatra de Kansas City, e ela diz que não há nenhum estudo que comprove a eficácia do colarzinho. Ela aponta os riscos do uso como muito mais altos do que qualquer benefício que pode haver:
- Estrangulamento
Segunda ela, se o bebê se mexer no carrinho, berço ou cadeirinhas em geral e o colar ficar preso, você possivelmente não verá rápido o bastante para dar tempo desvincilhá-lo do perigo. Quem é mãe sabe, bebes pequenos se viram do nada, caem do nada, e se o tal de colar ficar preso? E se você não estiver observando seu bebê cada segundo?
- Sufocamento
Colar é colar, é só puxar que arrebenta, e dai serão contas na mão do seu filho, ou pior….na boca!
Perigo de sufocamento ao engolir o âmbar.
A médica dá alternativas para a fase chatinha da dentição do bebê:
- Frutinha congelada ou cubo de gelo naqueles saquinhos furados para o bebê chupar
- Ensope um paninho de boca com água gelada, enrole e dê na mãozinha do bebê para ele colocar na boca. Aliviará a sensação doída da dentição.
- Mordedores de borracha
- Se necessário, ela indica pedir ao médico um remedinho para dor se tiverem muitos dentinhos nascendo juntos.
A minha experiência com a dentição da Bella foi tranquila. Como todo bebê, ela teve seus momentos de irritação com os dentinhos nascendo, as vezes aparecia a tal bochecha rosada ( no lado do dente nascendo), mas nada que um mordedor não resolvesse.
Bebê é bebê, choram e se irritam quando algo incomoda, é normal. É complicado querermos eliminar toda e qualquer irritação ou mãnha de um bebê, afinal, eles não falam e se comunicam através do choro e do resmungo próprio de quem tem dentes nascendo.
Eu nunca usei o colar de âmbar na minha filha, nunca senti necessidade e confesso que já na época ficava com medo dela passar o dia e dormir com um colar, achava meio esquisito, então usei dos métodos normais como mordedores e muito, muitooooo colinho.