Fonte desconhecida

Ano que vem a minha pimentinha vai para a escola!

Fui a uma palestra que o Distrito de North Vancouver ofereceu a todos os pais de crianças que ingressarão na escola em 2013.

Quando o palestratnte disse a frase abaixo eu até chorei:

“Bem vindos todos os pais da classe de 2027”

 Em 2027 a minha menina será uma adulta entrando na faculdade.

Choquei!

A lágrima caiu de emoção, por este novo passo na vidinha dela, por ela estar crescendo, por não ser mais o meu bebezão!

Aff o tempo voa.

Vou contar sobre a entrada de uma criança na escola aqui em North Vancouver.

Eu moro em Vancouver, que seria uma Grande São Paulo, cheia de distritos pequenininhos, um deles é o de North Vancouver. Ele fica entre o mar e a Grouse Mountain.

Bom, existem 2 opções de escolas:

  • Pública
  • Particular

Só que daí a coisa se complica:

A particular poderá ser:

  • Católica
  • Independente (sem vinculação a Igreja alguma)

 Já a pública poderá ser:

  • Imersão francesa
  • Educação inglesa “normal”
  • Escola IB – International Baccalaureate

No início do ano eu estava inclinada a colocar a Bella na escola particular Waldorf, mas mudei de idéia. Tomei esta decisão por uma série de fatores, sendo um deles o financeiro. Gostaríamos de ter outro filho um dia e assim, pagar 2 escolas particulares em uma cidade caríssima como Vancouver ficaria inviável, ainda mais por que eu tenho vontade de poder viajar, então um dos fatores para esta mudança de planos foi a parte financeira, mas não somente ela.
Bom, mas se a Bella irá para a escola pública, o leque se abriu e eu agora tenho que “escolher” que escola ela será matriculada.
O processo de matrícula em uma escola pública no Canadá muda de cidade para cidade, distrito para distrito, dependendo de onde você more e da demanda para escolas, a coisa fica acirrada. North Vancouver é um bairro muito disputado, mas como ele é pequeno, não há um número ilimitado de vagas, e para ser justo para todos, existem regras para tentar matricular seu filho nesta ou naquela escola:

  • Imersão Francesa
Há uma disputa grande por vagas nas escolas de Imersão Francesa, pois é imersão mesmo, total! A criança sai da escola podendo cursar uma universidade na França se quiser, falará fluentemente.
É aquele “plus a mais” que todo pai e mãe quer!
Para tornar o processo de matrícula mais justo, eles fazem sorteio, simples assim. Mas as chances são pequenas, pois ano passado haviam 1.500 alunos entrando no Kindergarten (a série que inicia a vida escolar) para apenas 200 vagas na imersão francesa.

  • IB School
Já o programa IB foi criado na Suiça e apenas um grupo seleto de escolas
no mundo tem o certificado de escola “International Baccalaureate”
Este programa é bem forte, alguns dizem que até forte demais em alguns
aspectos, e visa criar um jovem com condições de enfrentar os problemas
que o mundo atual possui. É mais focado em criar jovens pensantes,
fortes em comunicação, que tomem riscos e que entendam os desafios e
problemas que o mundo tem hoje. As materias humanas são dadas com este
enfoque, há discussoes fortes dentro de aula, dizem que o programa todo é
mais focado para quem quer entrar na universidade, para sair da escola
preparado para o mundo de 20 anos lá na frente.
  • Educação Inglesa “normal”
Escola tradicional com aulas de francês.
A questão agora é: preciso preencher o formulário e entregá-lo semana que vem e preciso colocar a minha primeira opção e a segunda opção. Se não entrar em uma, entrará na outra.
Mas qual será a primeira opção?
Mãe sofre viu?
Estou tentada a colocar:
PRIMEIRA – Imersão Francesa
SEGUNDA – IB School
A primeira se entra por sorteio (pura sorte) e a segunda se entra por lista de esper (idem).
Em British Columbia, a província onde fica Vancouver, existe uma coisa chamada CATCHMENT, a criança sempre terá vaga garantida na escola do seu bairro….o seu catchment….e o cacthment da Bella é numa escola de educação inglesa. A escola é boa, de renome aqui em North Van, então não estou muito preocupada, mas como mãe, se eu puder proporcionar um “plus a mais”, eu vou tentar.
Então se ela não entrar na OPÇÃO 1 por sorteio e não entrar na lista de espera da OPÇÃO 2, ela entrará automaticamente na escola do catchment dela, de educação inglesa tradicional.
Aqui quem recebe as matrículas é o “Sschool Board” e não as escolas. Este setor é quem fará todos os sorteios e enviaraá para cada escola pública quem serão seus novos alunos. Diferente, né?
Eu queria muito que ela entrasse na IB School, e poderia colocar esta como a primeira Opção, só que se eu fizer isso, ela não entrará no sorteio da imersão Francesa, e iria automaticamente para a escola do catchment. Então colocarei a Opção 1 francesa, 2 IB School e seja o que Deus quiser!
Qualquer uma que entre será ótima, tenho certeza.
Como disse uma amiga, que maravilha que os problemas do Canadá são assim, dúvida em que escola colocar a filha.

1 Comment on “Class of 2027”

  1. Marlene Casagrande
    05/11/2013 at 7:47 pm (7 years ago)

    Essa questão de escolher uma escola é complicada, heim? achei muito justo o processo de matrícula canadense e achei perfeita a sua escolha, sorte a sua de poder ficar tão tranquila!!! rss
    Por aqui vc sabe como são as coisas… escolas públicas onde eu e meu marido estudamos não dá mais, nem pensar, infelizmente…
    Eu tbem estou tentando encontrar uma boa escola pra minha filha, não será a melhor da minha cidade pois é caríssima, existem outras boas e mais acessíveis, mas mesmo assim tá difícil, ah se tá!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *