Quem lê este blog há algum tempo sabe, eu e Bella sofremos os terríveis dois mais terríveis da história! Exageros à parte, Bella teve quase todos os comportamentos típicos de um “toddler”, tirando mordidas, graças a Deus. Eu me frustrei e descabelei tudo o que pude me exigindo demais, me culpando pelos maus comportamentos e pela demora no desfralde.
Trabalho o dia todo, portanto fazer o desfralde não foi fácil para mim e como ela ainda não acabou esta novela, vou contar aqui a quantas anda a dona Bellinha neste quesito.
Quando Bella tinha 2 anos e pouquinho ela começou a demonstrar interesse e compramos o piniquinho e tudo, mas nesta época ela iniciou a escolinha e daí com esta mudança grande, o interesse se perdeu. Depois nos mudamos para a casa nova e novamente o desfralde deu para trás. Conversando com minha colega de trabalho e guru, ela me disse para deixar passar a época de mudanças e relaxar, para eu não me estressar e estressar a Bella. Obedeci!
Neste meio tempo fui levando a Bella no vaso seguidamente, visto que logo percebi que o piniquinho foi dinheiro posto fora, visto que na escola ela estava aprendendo no vaso sanitário de adulto mesmo, e ela seguia não mostrando interesse, chorando, dando piti. Li 2 livros sobre desfralde, consultei a sua pediatra e psicóloga da clínica prematura e as duas me disseram:
“Relaxa, não dê ouvidos a pressão de outras mães, quando chegar a hora da Bella tu vais perceber claramente.”
Eu confio demais na equipe médica da Bella e por isso novamente obedeci, segui estimulando-a a ir ao vaso, mas quando ela dizia não, eu não forçava.
Passaram-se uns meses e Bella acordou para o desfralde, um belo dia começou a dizer quando fazia xixi, mostrava-se atenta para a sensação de quando tinha que ir ao banheiro e assim tem sido.
Eu estou muito, muito feliz com a minha menina, pois sei que depois de tudo o que ela passou quando bebê, ela chegar nesta fase do desfralde, já se mostrar preparada para isso, me deixa muito orgulhosa. Os médicos mesmo dizem que ninguém sabe como o corpo de um prematuro se desenvolverá no futuro, se terão sequelas ou não, então a minha conclusão aqui é uma:
Mães em geral, mães de prematuros, não façam o que eu fiz, não se deixem levar pela comparação com outras crianças e pior ainda, com crianças que não foram prematuras (se seu filho foi prematuro), pois comparar uma criança que nasceu 4 meses antes a uma criança que nasceu de 9 meses e já está desfraldada desde 2 anos, não é justo com o seu filho.
Eu acabei exigindo demais da Bella e de mim mesma. Uma burrice que me arrependo muito e me culpo por ter me deixado cair nesta cilada. Hoje vejo que foi por nada, pois Bella chegou lá sem stress, justamente quando eu parei com a neurose.
Bella já está 80% desfraldada eu diria, ja pede para fazer xixi 85% do tempo, quando não pede e a levo ao banheiro ela faz direitinho, agora só estamos trabalhando no número 2. Às vezes ela faz no vaso, mas ainda não está 100% preparada neste aspecto. Tenho o feeling que apenas mais alguns meses e ela chegará lá.
Já estamos economizando horrores em fraldas e pull-ups, pois ela passa a manhã e tarde toda com a fralda sequinha, só faz xixi quando dorme, somente aí trocamos a fralda.
Uma maravilha, daí me pergunto: “Por quê me estressei mesmo?”

ATUALIZANDO:

Escrevi este post semana passada e hoje levei a Bellinha no pediatra-neonatologista e ele me perguntou sobre o desfralde. Contei em detalhes e ele me disse uma informação muito interessante. Ele disse que a regra de se sentir que a criança está preparada para o desfralde quando ela começa a acordar com a fralda seca não é bem assim. 
Disse que uma criança pode muito bem estar preparada para o desfralde mesmo quando faz xixi quando dorme e que isso não é um problema. Algumas crianças tem esta característica e outras não, não se deve seguir uma regra, segundo ele. Ele disse que só se deve se preocupar com o xixi durante o sono lá pelos 5 anos, que até lá não é anormal a criança molhar a fraldinha quando dorme. Eu contei que Bella tem a fraldinha seca o dia todo, mas que a noite ela faz xixi, e ele disse para relaxar e não pressioná-la e nem tirar o leite da noite, que não é o leite que influenciará no xixi do sono, e sim a fisiologia de cada criança. ela conseguir ou não segurar o xixi durante a noite, o pobre do leite não é o vilão.
E de novo, ele olhou bem nos meus olhos e disse:
“Me promete que tu não vais pressionar esta prematurinha que nasceu de 25 semanas, que teve problema sério nos intestinos.  Me promete que tu deixarás ela te dizer quando ela está preparada. Me promete que tu não vais esquecer que ela não se desenvolve seguindo a cartilha de um bebê de 9 meses?”
Prometi né?
Nós mães prematuras temos mesmo que relaxar e aprender a deixar os prematurinhos tomarem seu próprio rumo. Incendivando-os é claro, mas sem pressão neurótica como a mami Rita aqui fez.
Sorte que a gente aprende e reconhece seus erros, não é mesmo?

6 Comments on Desfralde, capítulo II

  1. mundodepalavras
    20/11/2012 at 4:11 am (8 years ago)

    Então…a minha Bela tem 2 anos e 2 meses. Já demonstrou interesse pelo desfralde várias vezes e tudo estava indo bem e super natural. Até que… engravidei de novo e como era esperado, com a chegada do irmãozinho ela deu uma regredida e voltamos à estaca zero. Mas tudo bem, pq vou respeitar o tempo dela… bjs!

    Reply
  2. Anonymous
    20/11/2012 at 5:35 am (8 years ago)

    Rita, estava querendo saber do desfralde da Bella. Estou tentando com Melissa mas esta difícil, parecia que estava indo bem mas desandou de uma forma que voltamos a estaca zero. Assim que completou 2 aninhos, os terríveis piores dois da vida de uma mãe apareceu e com isso toda a teimosia veio a tona.
    Hj com 2 anos e 4 meses, cheia de energia e teimosia nao pode nem escutar a palavra " pipi no vaso" que um tantrum aparece. Vc tem ideia do que estou vivendo?

    Bjinhos, Raquel

    Reply
  3. rita
    20/11/2012 at 5:43 am (8 years ago)

    Raquel

    Obviooooo que tenho ideia, passei por isso por UM ano, dos dois aos tres da bella.
    So posso te dizer uma coisa…… Paciencia. Ela somaceitou o desfralde qdo eu desencanei, e ela so auceitou como recompensa chocolate e jujuba! Nada de adesivos e coisas do genero, mas promete uma jujuba pra ver se ela nao faz xixi!

    Reply
  4. Sandra Nogueira
    20/11/2012 at 5:58 am (8 years ago)

    Ai, ai…as vovós da Helena perguntam todo santo dia (pelo telefone porque moramos em cidades diferentes) quando vou começar o desfralde da Helena e a resposta é:

    1. Quando terminar meu doutorado, aqui no Brasil são 4:00 da manhã e parei para mudar de rumo lendo seu blog…não tenho energia para desfralde, trabalho, tese, asma e gripe…

    2. Quando a Helena demonstrar real interesse por usar o vaso, ela já avisa quando faz xixi e cocô e gosta de me ver usando o vaso (xixi é claro), mas tentei sentá-la outro dia com o redutor e foi piti atrás de piti…

    Então, quando vou começar o desfralde da Helena? Quando EU E SOMENTE EU perceber as mudanças…porque EU SOMENTE EU é que vou sofrer com o estresse, né não? Haha…sendo sábia através de Rita Corrêa…

    bjin

    Reply
  5. Aline
    20/11/2012 at 3:21 pm (8 years ago)

    Uma coisa estou aprendendo, não encanar e obedecer o tempo do meu baby. Mas estou com dificuldade na sua alimentação. Ele está com 1 ano e 3 meses e não quer comer a comidinha em pedaços. Continuo na papinha esmagada com o garfo. Se coloco algo em pedaços maiores ele coloca tudo para fora e não come. Entre ele comer bem mesmo que esmagado e não comer porque tem pedaços, acho que toda mãe prefere que seu bebê coma bem. Então resolvi não me estressar e dar tempo ao tempo. Mas que não é fácil, não é. Principalmente com a cobrança e comparação dos outros e olhem que nem cheguei nessa fase do desfralde ainda!
    Super beijos!!!!

    Reply
  6. **Lih**
    20/11/2012 at 4:56 pm (8 years ago)

    Olá,

    Não se culpe por ter tentando na hora impropria, isso não é nada, e como você disse ela chegou ao desfraldo no tempo dela. Já não me lembro com quantos anos desfraldei os meus, só lembro que a menina hoje com 7 anos usou fralda para dormir até os 5 anos de idade (o tempo foi passando e eu fui deixando) mas consegui tirar a fralda na noite sem muita dificuldade.

    Beijos!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *