Bella é uma criança super inteligente e ativa, a paixão dela é brincar na rua com bola, bambolê e patinete, por ela passaria o dia voando as tranças para lá para cá, mas exatamente por ela ser tão ativa, eu me preocupo um pouco com a época de escola, pois ela tem um pouquinho de dificuldade em sentar e focar em certas atividades que não envolvam pular e correr. Eu conversei com os médicos da Bella e eles me asseguraram que ela não é hiper ativa, ela é apenas uma criança que prefere atividades físicas e não há nada de errado com isso. 
Por conselho deles, eu estou intercalando atividades físicas com desenho, pintura, seguir os pontos e recortar, assim Bella brinca bastante, e para descansar a cabeça, ela brinca com joguinhos de pensar ou faz projetinhos de arte ou pratica o “ABC”, como ela diz.
Já criei uma cesta só com materiais de arte (lápis de cor, de cera, canetinhas, papel branco e colorido) e há algumas semanas criei a mochila de atividades:

Deixo ela à mão em casa e no final de semana tiro ela do armário 1 ou 2 vezes por dia para a Bella trabalhar nestes projetinhos.
Vejam o que ela contém:

  • Quadro “branco” para desenhar e “escrever”
Ela tem várias atividades na escola que envolvem pre-writting, atividades de programa de pré escola para a criança se preparar para começar a aprender o alfabeto. Eu já ensinei para ela a soletrar o seu nome:
Bi-í-él-él-ei (ela soletrando em inglês)
B-E-L-L-A
A última dela é pedir uma caneta para escrever o seu nome. Faz uns quantos risquinhos milimétricos no papel, já já ela começará a escrever as letras, é só uma questão de pouco tempo.
  • Livro de “tracing” (seguir os pontos)
A idade ideal para a criança começar a seguir os pontos é entre 3 anos, 3 anos e meio, quando ela já tem condições de aprender a segurar o lápis da maneira correta. No início a criança não saberá o que fazer, por isso os pais devem guiá-la e mostrar de uma maneira entusiasmada como se segue os pontinhos com a mão. Este tipo de atividade estimula a criança a não apenas usar a mãozinha, mas também a relação entre a mão e os olhos, a coordenar as duas coisas juntas.
  • Caixa de cartões de tracing
Existem uns quantos formatos desta atividade, cruzei com esta caixa fofa com cartoes de letras e números no super por apenas 10 dólares, e Bella ama. os cartões são lindos, coloridos e quando ela cansa do livro, os cartões são divertidos de se escolher as figuras.
  •  Livro de adesivos
Não sei quanto aí, mas aqui as crianças são fissuradas, obsecadas, alucinadas por adesivos. É uma coisa de louco! Então Bella tem 2 livros grandes só com adesivos, um de bichinhos e um de princesas, que ela ganhou de aniversário (ótimo presente). Também tem um bloquinho de adesivos de imagens cool, estilo japonês, que a tia Juju e a Chloe deram para ela. Eu carrego papéis na mochila e ela pode colar os adesivos, é uma função só, ela estuda cada adesivo na maior concentração antes de bolar cada composê.
A mochila também é uma mão na roda quando vamos em algum lugar que envolva a Bella ficar sentada muito tempo, como em um restaurante por exemplo. Ela enjoa de pintar (hello, quem não?), mas ela adora seguir pontos e colar adesivos no papel (ou nos braços), e assim evitamos dar a ela o Iphone para ver vídeo no youtube.
E vocês, meninas?
Que tipo de atividades diferentes vocês tem para estimular a criançada a não só brincar, brincar, brincar?
Aceito sugestões!

13 Comments on Mochila de atividades

  1. Anonymous
    09/10/2012 at 7:50 am (8 years ago)

    achei uma otima ideia, pq a ideia de dar um iphone pra crianca jogar ou ver video eh tentadora, mas acho que a longo prazo pode ter resultados muito ruins pra crianca.

    tenho uma curiosidade, voce nao fala portugues coma Bella ??

    Andrea

    Reply
  2. Mamãe Nádia
    09/10/2012 at 11:45 am (8 years ago)

    Muito boa essa dica, tô precisando fazer isso pra tirar o ipad dos meus filhos de vez em quando!!

    Reply
  3. rita
    09/10/2012 at 12:49 pm (8 years ago)

    Oi andrea

    Eo so falo portugues com a bella e ela entende 100%, mas a danada responde em ingles

    🙁

    Reply
  4. Ju Denzler
    09/10/2012 at 4:03 pm (8 years ago)

    Agora estou ensinando a Sabrina a brincar com cartas e dominó. E ela está adorando… Agora estamos na onda de jogar Uno. E ela ganhou um baralho de Uno das Princesas, o que atrai mais ainda a atenção dela… É muito fofo ver ela jogando. Você olha e pensa: tem 4 anos e já sabe jogar um jogo que é recomendado para crianças a partir de 7. Meu orgulho… 😛

    Sei que os brinquedos e atividades tem recomendações de idades, mas quando é alguma coisa que já temos em casa, como é o caso do Uno, acaba que ela vê a gente jogar e quer participar!!!

    beiJUs

    obs.: a Bella é muito lindinha!!!! 🙂

    Reply
  5. Marlene Casagrande
    09/10/2012 at 5:59 pm (8 years ago)

    Rita! Tem determinados assuntos que vc aborda aqui no blog que me servem como uma luva! É o caso deste, kkkk!
    Minha filha tem 6 anos, está 95% alfabetizada mas há 2 meses atrás a professora me chamou pra conversar, queria me alertar que a Júlia não consegue se concentrar…só quer brincar, tudo a distrai ou tira o foco da atividade na sala de aula e me sugeriu que fizesse avaliação com psico-pedagoga.
    O tratamento? aula de xadrez (ela adorou!) e em casa jogos, todo tipo de joguinhos, dama, ludo, dominó, muuuuito quebra-cabeça (cada vez com mais peças, jogo da memória, desenhar e pintar tbem fazem parte, ela gosta.
    Acho que ja estamos vendo os resultados….
    bjo!
    PS: adorei a idéia da mochila, ou copiar!!!!

    Reply
  6. Isabelle Joanne
    09/10/2012 at 9:40 pm (8 years ago)

    Meu irmão tem 4 aninhos, é bastante teimoso, não para quieto, só assistindo Televisão e no Computador. Vou copiar a ideia, hahaha, já que eu não sabia mais o que inventar, nem minha mãe.

    Beijos

    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    Reply
  7. Anonymous
    09/10/2012 at 10:00 pm (8 years ago)

    Rita, esse Workbook Tracing eh daqueles livrinhos que pode usar canetinha que apaga depois? Vi na internet pra vender mas nao achei essa informacao.

    Raquel

    Reply
  8. rita
    11/10/2012 at 4:17 am (8 years ago)

    Oi Ju!!

    Sou igualzinha a ti, nao me pego a idade dos brinquedos, e muitas vezes compro de proposito para a Bella joguinhos 1 ano mais avançados que ela, para que seja um desafio.

    Amei tuas ideias.

    Beijos grandes
    Rita

    Reply
  9. rita
    11/10/2012 at 4:18 am (8 years ago)

    Marlene….to super interessada na tua experiencia com a Julia, pois sinto que a Bella é assim, agitada, se tu tiveres tempo e disposicao, poderia me mandar um email contando da experiencia de voces?

    Iria amar ler e saber mais da experiencia de uma mae.

    Beijo Beijo
    Rita

    Reply
    • Marlene Casagrande
      18/10/2012 at 12:58 pm (8 years ago)

      Claro, Rita! escreverei sim, com o maior prazer!
      Bjo!

      Reply
  10. rita
    11/10/2012 at 4:18 am (8 years ago)

    Oi isa!

    Aposte mesmo ma mochila de atividades, pois 4 aninhos eh uma idade otima para uns desafios assim, pois a criancada fica tao focada nos eletronicos que nem sabe mais brincar, jogar um joguinho.

    beijos
    Rita

    Reply
  11. Anonymous
    13/10/2012 at 11:10 pm (8 years ago)

    oi, fiquei uns dias sem entrar, nem sei se vc ainda lera ese post antigo. na verdae nem sei se te incomoda que ela nao te responda em portugues, mas se incomodar, talvez ainda esteja em tempo de corrigir.
    bem, todas as brasileiras que eu ja conheci que os filhos nao respondem em portugues, eh pq as maes sempre misturam algo do ingles ou do idioma que for junto com o portugues e ai realmente a crianca so vai falar o idioma local mesmo que entenda o portugues.
    caso vc ache util, por coindicidencia uma outra brasileira que mora na italia, falou sobre o assunto esses dias… ai vai o link
    Andrea

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *