Fonte: Google Images, não identificada

Li esta matéria na revista Canadian Family e amei. Amei como mãe e amei como professora, pois consigo identificar perfeitamente cada tipo de personalidade, da Bella e dos meus aluninhos. Já tinha lido em outra revista sobre isso, sobre os 3 tipos de personalidade infantil:

  • The careful child (a criança cuidadosa)
A criança cuidadosa gosta de observar antes de participar de certas situações e atividades. Não gosta de mudanças e precisa de mais tempo para se adaptar a pessoas e ambientes novos e principalmente para a transição entre uma atividade e outra (sair do carro – entrar em casa – tomar banho – jantar, transições deste tipo). Podem ser crianças que tenham demorado a andar ou sejam extremamente sensíveis a cheiros e sons.
  • The easy child (a criança fácil)
O sonho de toda mãe!
Crianças de personalidade “zen”, que sempre acordam de bom humor, são sociais e toleram bem transições durante o dia. São ativas, comem e dormem bem.
Ou seja, o sonho de consumo de qualquer mãe, mas com a minha experiência como professora, atualmente, estas criancas são dificílimas de achar. Não sei se é o estímulo e correria constante, mas a maioria das crianças atualmente não se encaixam nesta descrição.
  • The spirited child (a criança de espirito livre)
A Bella….para dizer o MÍNIMO.
Segundo a matéria, 1 em 10 crianças se encaixam na definição da criança de espírito livre: de temperamento forte, são extremamente determinadas, ativas, rígidas nas suas idéias e intensas se comparadas as seus colegas.
Agora vamos às estratégias para lidar com cada tipo de comportamento:
  • A criança fácil
Segundo a materia, qualquer método educacional funciona com a criança fácil. A educadora fala que pais de crianças assim estão tão acostumados com o bom comportamento, que quando ela faz alguma malcriação eles tendem a reagir de maneira desproporcional ao acontecido. A dica é se manter realista quanto as expectativas que se tem da criança, e entender que o mau comportamento acontecerá assim como acontece às de personalidades mais difíceis e focar no bom comportamento. 
Outra dica importante é não ignorar a criança, o que parece óbvio, mas se tratando de crianças tão fáceis de agradar e distrair, e que brincam sozinhas (já que não precisam de companhia para se distrair), alguns pais acabam fazendo as suas coisas e deixam a criança sozinha, fazendo com que elas se sintam ignoradas.
  • A criança cuidadosa
Antes de dar bronca ou repreender a criança cuidadosa, respire e baixe seu tom de voz. Este tipo de personalidade é super sensível e uma bronca mais intensa pode causar mais danos do que benefícios. Como a criança sofre um pouco com a transição de pipocar entre atividades, explique com antecedência o que acontecerá durante o dia, para que ela se sinta preparada para os desafios que ela terá pela frente.
  • A criançaa de espírito livre
A autora frisa que ameaças não surtem efeito neste tipo de personalidade: castigo, tirar brinquedo, proibir doce e afins não são sufiencientes para motivar esta criança. A melhor estratégia é retirar a criança da situação problematica (pegar pela mão e retirá-la de onde ela esta), redirecionar sua atenção e  interpretar junto a criança o que aconteceu, focando no comportamento que ela deveria ter tido.
Outras dicas boas que servem como lembrete são: soneca durante o dia, alimentação saudável e baixa em açúcar e muitas atividades físicas que são a chave para regular o bom comportamento de uma criança ativa como a de espírito livre.
Vejo pela Bella, se ela dorme bem a noite, dorme sua soneca de 2 horas no meio do dia, come direitinho e faz as coisas que gosta (brincar de bola, de bambolê, tocar música e dançar) ela não dá trabalho. O trabalho se dá quando algum destes pontos acaba se perdendo na correria do dia a dia, daí sim o com comportamento vai por água abaixo.
E vocês mamães?
Que tipo de filhotes tem em casa? 

10 Comments on Estratégias para educar os 3 tipos de crianças

  1. AS PAULINAS
    13/09/2012 at 1:41 pm (8 years ago)

    Rita do céu! Perfeito pra mim!
    Eu tenho uma fácil, que é a Maria . UM anjooooooo!

    E tenho a Marina… que dizer que tem espírito livre é mesmo o mínimo!
    Adorei o post!

    Meu pai tem 3 filhos pequenos e são 1 de cada um desses tipos! hahahaha

    Bjo

    Mariliz

    Reply
  2. Myriam Scotti
    13/09/2012 at 3:09 pm (8 years ago)

    Que matéria interessante, Rita! Eu fui a criança cuidadosa, definitivamente. Mas, meu filho é, sem sombra de dúvida o de espírito livre!!! Gostei muito das táticas colocadas pela autora do texto!! Ajudou bastante! Beijos!

    Reply
  3. Sandra Nogueira
    14/09/2012 at 5:19 am (8 years ago)

    Muuuuuuuuuito bom !!!! Li para o meu marido que acho que ainda não entendeu que temos um "mix" em casa, pelo menos eu acho…Helena tem momentos de criança fácil(poucos devo admitir e cada vez menos) e o famoso "espírito livre" predominante, será que é coisa de prematuros extremos?

    bjos

    Reply
  4. Prô Cris Chabes
    16/09/2012 at 12:36 pm (8 years ago)

    Olá passei para dar parabéns pelo TOP FIVE no Recanto das Mamães e encontrei esse lindo post
    Meus filhos tem personalidades diferentes, claro!!! Acho que todos os filhos são assim
    O mais velho quando pequeno era muito calmo e até meio timído. O mais novo era um furação. Achei que seria fácil ensinar o segundo, mas fui obrigada a adotar estratégias diferentes. Afinal como dizia minha mãe, os dedos da mãos nunca são iguais.
    Beijocas da Equipe toda do Recanto

    Reply
  5. Mari
    16/09/2012 at 3:46 pm (8 years ago)

    Oi Rita,
    adoro ver as histórias do seu blog, são demais! Já adicionei no meu favoritos.
    Também escrevo em um blog, o "meu mundo me inspira.com", quando quiser entre lá para conhecer, será um prazer!
    Parabéns pelo TOP FIVE, merecido!
    Bjs
    Mari

    Reply
  6. Brenda Kayene
    16/09/2012 at 10:37 pm (8 years ago)

    Que legal, Rita!!!
    Olha, meu filho é uma mistura dos 3 tipos rs
    Ele tem a rotina dele e quando não tira suas 3 sonecas de 1 hr… fica uma araaraaa!! uhauhauha

    Parabéns pelo post!

    Beijos!!!

    Reply
  7. Pâmela
    18/09/2012 at 4:28 am (8 years ago)

    Concordo plenamente!!!

    Lara: espírito livre!!!

    Eita menina intensa. Realmente atividades físicas, direcionamento, alimentação no horário e adequada, combinados e cortes quando exagera é a receita ideal para controlar minha animadinha e mantê-la sob controle rsrrss

    Muito legal!

    Reply
  8. Camila Carvalho
    18/09/2012 at 5:21 am (8 years ago)

    aaai , a minha GRAZADEEEUS é a Criança FÁCIL, por incrível que pareçaaa!rs
    adoorei o post!!!
    Parabéns por estar no TOP FIVEE!
    ja te seguindo
    perolasdealanis.blogspot.com

    Reply
  9. Katiuscia Zanatta
    01/10/2012 at 2:16 pm (8 years ago)

    Meu Enzo é totalmente cuidadoso, observador ao extremo. E conversar muuito é sempre a chave prá ele entender e cooperar! Amei seu blog! Bj

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *