Um daqueles posts de dica preciosa, que apenas uma professora de escolinha pode dividir com vocês!
Algumas escolinhas oferecem almoço e jantinha para os alunos, já em outras os pais tem que levar as refeições para as crianças e estas são esquentadas na escola, e é aí que vai a dica:
Embora esquentar comidinha de criança seja fácil, cada criança é única e só existe uma pessoa no mundo (talvez 2) que sabe exatamente como o seu filho gosta de comer sua comidinha: V-O-C-Ê!
Sabem o que eu faço com os almocinhos da Bella?
Dependendo do que estou mandando: risoto, massa ou legumes com nuggets, por exemplo, eu especifico em uma etiquetinha quanto tempo gostaria que a comidinha fosse esquentada, para que a Bella, já acostumada com a temperatura que come em casa, coma tudo na escola.
Cada criança tem sua própria sensibilidade para a temperatura da comida: há as que preferem mais friazinha, há as que não se importam que a comida tenha até fumacinha saindo, e este tipo de informação só pode ser dada pelos próprios pais, e garanto a vocês, as professoras dos pequenos certamente apreciarão esta dica vinda da família.
Outra dica boa é etiquetar a ordem que você gostaria que o almoço e sobremesa fossem dados. Eu gosto de mandar umas quantas opçõees para a Bella todos os dias, não gosto de pensar que ela comeria mais um pouco SE ela tivesse mais comida, então mando a mais, nem que volte para casa sem ela tocar, e geralmente a lancheira dela contém:
  • Almoço principal quente                        PRIMEIRO (escrito numa fita tape e colado na tampa do pote)
  • Potinho com veggies (pepino, tomates)  SEGUNDO
  • Apple sauce (creme de maçâ)                 TERCEIRO
  • Iogurte de beber                                      QUARTO
  • Biscoitinho                                              QUINTO

Assim as suas professoras sabem o que dar primeiro.
Então além da etiqueta com a temperatura, ainda coloco o “ranking” das opções, facilitando assim a vida da professora que não precisara perder tempo pensando “O que devo dar agora?” e garantindo que a Bella comerá na temperatura ideal (sem se queimar por causa do microondas).
Pode parecer exagero, mas isso influencia bastante na alimentação da criança na escola, se ela queimar a pontinha da língua com uma comida muito quente, acabou, ela se recusará a comer o almoço. Se a profe der os legumes antes do almoço quente, como no caso da Bella, ela não vai mais estar com fome o suficiente para comer a comida quente, visto que perdeu a fome com os veggies.
Olha, alimentar criança pequena na escola exige tática de guerra!
Se seu filho não come bem na escolinha, procure observar como ele come em casa, em que temperatura, e veja com a professora como eles esquentam a comidinha por lá. Elas podem estar servindo a comidinha gelada ou quente demais.
E aí?
Gostaram da dica?
É uma coisa muito simples que nem nos damos conta, mas esta semana estou trabalhando em outra turminha na escola e não estou na turma da Bella o tempo todo, me dei conta que com professoras diferentes cuidando dela, elas não saberiam o tempo exato que eu esquento, e por experiência própria eu sei que a Bella come muito melhor quando esquento o pratinho por apenas 30 segundos.
Coisas de mãe, né?

3 Comments on Escolinha: Instruções para o almoço

  1. Bere
    23/08/2012 at 11:56 am (8 years ago)

    parabéns pela dica…muito organizado e útil….bjinhos

    Reply
  2. Mercia
    23/08/2012 at 3:25 pm (8 years ago)

    Muito legal! Adorei as dicas! Organização e dedicação são a chave do sucesso!!
    Beijos

    Reply
  3. Carine
    23/08/2012 at 8:08 pm (8 years ago)

    Rita!! suas dicas são preciosas!!! eu não conheço nenhuma escola por aqui (RS) em que é preciso levar comidas "quentes" para a escola, só sei de escolas em que é preciso levar lanche, que geralmente, não precisam de aquecimento! mesmo assim, achei muito válido a dica com os horários e o tempo! com 20..25.. alunos… tudo o que facilite a vida do professor vale ouro!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *