A linhaça é uma daquelas sementes que todos estão procurando introduzir na sua alimentação. Rica em fibras, ácidos graxos e proteína, faz parte dos alimentos considerados funcionais, que atuam na manutenção da saúde e na redução do risco de doenças (câncer, doenças vasculares e inflamações são algumas delas).
Aqui no exterior a linhaça é chamada de flax seed e é vista em várias formas: a semente, a semente triturada, farinha de linhaça e o óleo, rico em Ômega 3.
Já estamos usando a linhaça aqui em casa e estou pesquisando outras formas de usá-la, por hora a usamos na batida de frutas (vitamina) e em cima da salada de fruta ou cereal.
Dica para as mamâes:
Bella adora vitamina de banana, então eu adiciono linhaça e ela nem nota, toma tudo rapidinho.
Para as saladas eu uso a semente inteira (ela é bem pequenininha), mas para usar no leite eu bato uma xícara de sementes no liquidificador até ficar um pó, assim fica mais gostoso no leite e a Bella não nota.

3 Comments on Saúde: Linhaça

  1. Anonymous
    12/08/2012 at 5:36 am (8 years ago)

    Rita, eu uso semente de linhaça triturada na alimentação. Dizem que a semente inteira nao fica retida no organismo, isto eh nao faz efeito. Uso na comida em geral e se a comida for molhadinha e com caldo melhor ainda, ajuda a engrossar o caldo e nem da pra sentir gosto algum.

    Bjinhos

    Raquel&Mel

    Reply
  2. Lu Azevedo
    12/08/2012 at 2:06 pm (8 years ago)

    Eu tb só uso triturada, já compro assim no Nesters. Aqui Nic toma vitamina de banana com flax ou shea seed (super rica em Fe e proteínas) TODOS OS DIAS. Ele raramente aceita outra coisa pela manha. Mas além disso, tb coloco no feijão, sopa e outros cozidos. E na salada, como vc.

    Rita, sobre a beluga, eu nao sabia… Estivemos lá domingo passado. Que triste.

    Beijos pra vc! Feliz dia dos pais (brasileiro) por aí!

    Lu

    Reply
  3. Sandra Nogueira
    13/08/2012 at 4:54 pm (8 years ago)

    Oi Rita,

    a Helena faz uso da linhaça em forma oleosa, a indicação foi da nutricionista que a acompanha e é especializada em desenvolvimento infantil e em crescimento e nutrição de crianças com paralisia cerebral. A linhaça desempenha um papel muito importante na plasticidade neuronal das crianças, mas pelo que me foi informado somente em forma de óleo é indicada para os pequenos, tem a ver com a absorção pelo organismo e com a possibilidade dos grãos (mesmo triturados)ficarem retidos no intestino.
    A Helena, que se alimenta por sonda não sente mesmo o gosto, assim usamos da melhor forma que é sem aquecer o óleo – vai na papinha depois que já está em temperatura ambiente e na fórmula (Fortini) da noite que substitui uma mamadeira. A quantidade também deve ser controlada e crianças com dois anos e aproximadamente 13 Kg devem ingerir no máximo duas colheres de chá diárias.

    bjin

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *