Hoje eu e a Bela saímos para desbravar o Stanley Park em Vancouver, e embora a idéia era passarmos grande parte do dia na piscina pública do parque, Bella cansou e fomos visitar o Aquário, um dos nossos lugares favoritos na cidade. Gostamos tanto que compramos o “passe” anual que nos permite visitá-lo quantas vezes quisermos, uma delícia.
Logo que entramos vimos uma fila enorme dentro do cinema do aquário e como eu fui assistir aos documentários da Grouse Mountain (outro ponto turístico lindo por aqui) resolvi levar a Bella para ver o documentário que estava passando por lá.
O nome do filme era POLE TO POLE e é lindo, mas o mais incrível é que o filme é em 4D, o que eu não sabia e tampouco sabia que existia.
Não sou expert nas últimas tecnologias digitais, sabia apenas a diferença entre filme 2D (filme normal), 3D (com o óculos) e Imax (telona imensa), mas 4D? Nunca tinha ouvido falar, não reparem a minha cyber-ignorãncia.
Quando o filme começou e uma mamãe urso polar apareceu com seus filhotinhos e ao subirem uma geleira um vento começou a assoprar dentro do cinema, confesso que eu e o resto do público do ficamos perplexos. Gritos e suspiros saíram da boca de quase todos. Olha, atualmente nós nos surpreendemos com pouco, parece que nada nos parece novidade, mas ser surpreendida assim foi muito legal. A próxima cena trazia uma baleia pulando no mar e um spray de água foi lançado contra nosso rosto.
Um spray de água dentro da sala do cinema! Saído de trás da poltrona do vizinho.
E vento!
E mini bolinhas de sabão quando o tubarão se atirou na água e fez espuma!
Agora eu digo uma coisa, quando o filme voltou para as cenas de inverno e N-E-V-E caiu dentro do cinema, eu vou dizer uma coisa para vocês, eu até chorei….de verdade, acho que de emoção, não sei. Uma coisa inacreditável, nevezinha em flocos 100% iguais aos que vemos aqui no Canadá, uma coisa de louco para dizer o mínimo.
Afora que nas cenas em que os elefantes marcham na savana e o chão e sua poltrona tremem e um jato de fumaça sai de trás das suas pernas! Coisa do futuro mesmo!
Ai, gente, foi demais para mim…..e para Bella.
Bellinha não aguentou, emoções fortes demais para a minha pequena. Ela que é amante do cinema, assiste a um filme inteirinho sem problema, simplesmente não entendeu aquele monte de emoções em um filme só, aquelas sensações que vemos e sentimos na vida real….como assim dentro do cinema? Depois do elefante tivemos que sair no meio do filme e ir embora, e quando saí e encontramos a luz, vi uma lágrima pendurada no olhinho dela. 4D é emoção demais para uma criança!
Só posso dizer uma coisa para vocês!
O futuro do cinema PROMETE e eu mal posso esperar para que a experiência 4D chegue a tela dos cinemas em filmes normais.
Pesquisei no Google e descobri que esta tecnologia é caríssima ainda, visto que cada poltrona do cinema têm que contar com esta tecnologia de espirrar água, vento e fumaça. O teto de cada sala é próprio para neve, chuva e bolinhas de sabão. Então por hora, apenas poucos museus e cinemas do mundo contam com a tecnologia 4D. 
Se você mora em Vancouver, corra para o Aquário para ver este documentário e ver e sentir esta tecnologia na sua pele! E o melhor, você não paga nada, o ingresso para o cinema está incluso na entrada do aquário.
Como curiosidade, estou incluindo neste post este vídeo informativo sobre as salas de cinema mais modernas do mundo, que se encontram em Bangcoc, na Tailândia. Vejam a loucura da variedade de salas (salas com telas de mais de 8 andares de altura, salas VIPs, salas para namorados, salas com restaurante servindo comida) e vejam que legal a explicação deles sobre a tecnologia 4D.
Aos 2:50 de vídeo começam a explicar sobre 4D. Vale a pena assistir, mesmo que vocês não entendam inglês.

4 Comments on Filme 4D: uma experiência incrível

  1. Wera Corrêa
    04/08/2012 at 11:58 am (8 years ago)

    Maravilhoso. Só imagino as inovações daqui a 50 anos. Pena que não vou estar por aqui para conferir.

    Reply
  2. Anonymous
    04/08/2012 at 1:46 pm (8 years ago)

    Rita aqui no Brasil foi inaugurada a pouquíssimo tempo uma sala 4D num shopping novo e super chic aqui em Sp chamado JK Iguatemi. Eu ainda não conheço o preço é bem Salgado:68 reais a sessão ! Acredito que eu vá na semana q vem aí volto aqui pra contar! Bjs Mariana

    Reply
  3. Andrea
    04/08/2012 at 6:23 pm (8 years ago)

    sooo cool! Eu conhecia os da Disney, mas não sabia que já estavam fazendo para filmes que não foram pensados para o 4d! Acho que uma nova profissão está surgindo: animadores de 4d!!! Adorei!
    Beijão!

    Reply
  4. Bere
    04/08/2012 at 9:47 pm (8 years ago)

    parece que no Bourbon Wallig sera inaugurado uma sala 4D….a segunda da America Latina,segundo o que lemos….tomara!!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *