Cada vez que meu queixo que aqui no Canadá não é comum contratar diarista e tenho que fazer todas as tarefas eu mesma, recebo emails H-I-L-Á-R-I-O-S de solidariadade, me cumprimentando pelo meu feito (faxina doméstica) e me perguntando como faço para dar conta de limpar a casa toda com criança e cachorro em casa. Pois é, não têm segredo, é trabalho braçal mesmo, mas eu tenho sim alguns truques, e como alguns emails eram de meninas recém casadas que pediam dicas do que eu usava exatamente para limpar a casa, vou dividir com vocês alguns segredinhos.
Vejam bem, eu moro no Canadá e os produtos são daqui, mas aí no Brasil certamente temos produtos similares no propósito, somente com marca diferente:

  • Piso

Eu tenho criança e cachorro em casa, portanto o piso está sempre com pegadinhas de cachorro ou com mãozinhas sujas de criança, que acabou de aprender a dar estrelinhas, então eu uso estes produtos no piso.
No hall de entrada e nos banheiros que têm porcelanato, eu uso o nosso bom e velho Pinho Sol. A casa fica com um cheirinho que eu adoro, de limpeza.

Na cozinha e sala de jantar temos taboão, portanto uso um detergente especial para madeira, não dá para usar qualquer coisa em taboão que mancha com o passar do tempo.

  • Pia
Na pia da cozinha e banheiros eu uso o Brasso, que limpa e dá brilho e tira os eventuais enferrujadinhos que aparecem.

Para limpar o granito do balcão da cozinha e das pias do banheiro uso o produto All Purpose Cleaner da marca Method, super bacana, vários cheirinhos a escolher e Eco-Friendly ainda por cima.

  • Granito
Temos granito preto aqui em casa e depois de nos mudarmos descobrimos que se você não polir o granito escuro, ele fica todo manchado de esbranquiçado, portanto uso um produto da Method também, especial para polir granito.
Uma maravilha, você dá uma “sprayada”, dá uma polida com uma toalhinha de papel absorvente e pronto, granito brilhando.

  • Espelhos
Temos espelhos imensos nos banheiros e por algum mistério da vida, devemos ter um fantasma que adora desenhar pingos nos nossos espelhos, realmente um mistério, então vamos de Windex para deixar tudo limpinho.
  •  Vaso sanitário

Temos algumas variações do Pato por aqui, uso qualquer uma que esteja em promoção, geralmente a marca Lysol.

  • Móveis
Adoro usar lustra móveis, pois além de dar uma hidratada na madeira, importante em móveis mais antigos, deixa a casa super cheirosa com aquele cheirinho de madeira.
 Uso o Wood Spary da Method.

  • Lencinhos para geladeira, fogão e máquina de lavar louça
Os eletrodomésticos mais lindos atualmente são aqueles de aço inoxidável, mas eles são chatos de limpar, tem que polir e ainda por cima na direção das riscas do aço, senão fica todo manchado. Descobri através de um blog americano, estes lencinhos que são uma mão na roda e fáceis demais de usar, adorei.
Da marca Weiman.

  • Paninhos
Uso Perfex para tudo aqui em casa, designo um para cada função/produto, deixo cada um do lado do seu produto, e assim não misturo as coisas e não desperdiço paninhos demais. De tempos em tempos jogo fora e troco por novos.
Uso a marca canadense do Perfex, mas é igual a nossa do Brasil.

Então é isso meninas, estes são meus aliados na limpeza da casa.
Eu confesso, DETESTO faxinar, eu amaria ter uma boa diarista brasileira por precinho camarada aqui no Canadá, mas como não existe, eu e meu marido optamos por nós mesmos cuidarmos da limpeza da casa. Ele me ajuda e na verdade ele é muito mais obsecado com a limpeza da casa do que eu, ele é “hard core” na faxina e a cozinha chega a ser um problema, ele é obsecado mesmo. 
Aqui no Canadá as diaristas limpam onde passa a procissão, portanto eu não concordo em pagar mais de 150 dólares por uma faxina mal feita, onde não se limpa azulejo nos cantinhos, onde não se limpa o vaso sanitário e onde não se tira nem o pó dos móveis direito como as nossas diaristas maravilhosas no Brasil, então eu sou a diarista da família Jones, infelizmente.
Mas pelo lado positivo eu saio para comprar os produtinhos de “beleza” da casa, vejo e testo todas as novidades e na hora de fazer a faxina eu adoro botar todos os meus brinquedinhos de limpeza no balcão e usar um por um. Me sinto brincando de casinha.
Há anos eu lia um blog chamado Bolo Fofo, que nem existe mais, e a blogueira dava dicas para recém casadas como eu na época, em como limpar a casa de maneira efetiva, e uma dica eu nunca esqueci.
Sabem o que ela fazia?
Ela colocava os produtos de limpeza na pia por exemplo, dava uma pequena esfregada e deixava o produto lá enquanto limpava outra coisa, assim dava alguns minutos para o produto fazer um maior efeito. Nunca esqueci e hoje faço isso….boto os produtos em todos os lugares e depois volto e acabo um por um.
Ah….eu venho procurando mudar os produtos de limpeza aqui em casa, deixar as marcas antigas de lado e comprar apenas os produtos Eco-Friendly ( e não cancerígenos), mas é uma tarefa que tem que ser executada devagar, vocês viram que já aderi a marca Method em algumas coisas, mas outras não deu para mudar ainda, não gostei do resultado das marcas eco-friendly, por isso sigo testando.
E vocês, meninas?
Mais dicas de limpeza para dividir conosco?

5 Comments on Tarefas domésticas….ativar!

  1. Turquezza
    01/08/2012 at 1:40 am (8 years ago)

    Dificil menina, aqui diarista á cara, não faz limpeza direito, só querem trabalhar 4 horas por dia …..
    E eu tenho alergia aos produtos de limpeza de cheiro forte, então a maioria eu limpo com sabão em pó com água sanitária, fica tudo limpinho, brilhante e desinfetados. Husband ajuda também.
    Odeio faxina, gosto de arrumar tudo, trocar móveis de lugar, decorar ………. mas fazer o que né?
    Beijos querida.

    Reply
  2. Gustavo Corrêa
    01/08/2012 at 12:44 pm (8 years ago)

    Quem te viu, quem te vê… hehe…

    Reply
  3. Anonymous
    01/08/2012 at 12:55 pm (8 years ago)

    Adorei as dicas! Aqui nos Estados Unidos eu uso alguns produtos da marca Mrs Meyers…lemon verbena tem um cheirinho otimo de limpeza!

    Reply
  4. Crys Leite
    02/08/2012 at 9:49 pm (8 years ago)

    Rita, quando por algum motivo faço a limpeza da casa, faço igual você. Deixo os produtos agirem enquanto limpo outras coisas e acabo terminando quase tudo ao mesmo tempo. Beijos!

    P.S: Vi a foto do almoço da pequena hoje no facebook e achei muito legal, super saudável. É tão difícil manter crianças na linha, parabéns!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *