Este post eh dedicado as maes que sofrem fazendo o desfralde do seu filho, portanto comentarios de maes BEM SUCEDIDAS nao serao aceitos desta vez!!
hahaha
Brincadeirinha, mas com uma pitada de verdade!
Estou sofrendo para desfraldar a Bella. Fato. Culpa minha? Culpa da prematuridade? Culpa do timing em que tentamos comecar o desfralde? Nao sei, mas que estou sofrendo, estou.
Ja li 2 dois livros inteiros sobre desfralde e sei tudo o que teria para saber sobre o assunto, o problema eh que nao esta surtindo grande efeito aqui em casa. Ano passado quando a Bella tinha acabado de fazer 2 aninhos e comecava a mostrar curiosidade em xixi e coco, nos comecamos a coloca-la no piniquinho, comprei aquele piniquinho mega fofo e tudo, mas logo ela entrou na escolinha e a coisa desandou. Primeiro pela grande mudanca em si, visto que depois de 2 anos em casa, ela iria passar o dia inteirinho na escola (das 7:30 da manha as 4:30 da tarde). Ela imediatamente parou de demonstrar curiosidade pelo xixi e coco, acredito que por todas as novidades da escola, a ultima coisa que ela queria pensar era nisso!
Os meses foram passando e para complicar ainda mais mudamos de casa, e minhas colegas de trabalho sugeririam esperar nos mudarmos para comecar o desfralde com mais intensidade. Disseram que a mudanca de casa seria grande para ela e portanto ligar a mudanca de casa a chatice do desfralde poderia   causar uma sensacao negativa em ambos, tanto na casa nova quanto no processo de desfralde. Nos mudamos, dei um mes e recomecamos e vou contar as minhas impressoes sobre o caso da Bella…..uma menina prematura de 25 semanas, portanto com desenvolvimento diferente comparado a criancas nascidas a termo, por isso peco que maes de criancas nascidas a termo nao opinem comparando com seus filhotes, pois como os desenvolvimentos sao diferentes, nao convem comprar os casos e a facilidade com que se desfralda uma crianca “normal”:

  • Bella nao tem problema em sentar no vaso sanitario, o problema nao eh este. Ela nao se recusa a sentar, ela senta, as vezes em silencio (para ver se ela se concentra), na maioria das vezes com um livrinho para ler, e a coitadinha fica la sentada e nada acontece.
A impressao que tenho eh que ela nao consegue ligar ainda o impulso do cerebro para a bexiga! Ela senta, me olha com aquela carinha e nada acontece!
  • Dou agua ou suco, espero 30 minutos, 45 minutos, ate 1 hora, dai coloco-a no vaso e nada acontece. Mesmo assim ela nao faz xixi! Ela segura por muito tempo aparentemente, e quando menos espero ela fez xixi no chao.
  • Quando estamos em casa, a noite e finais de semana, a deixo de calcinha, para que ela se acostume com a sensacao de fazer xixi na calcinha, para que ela entenda o que significa nao ter a fralda. Com fralde nao adianta, a crianca acostuma e nao se da conta da sensacao de fazer xixi, com a calcinha molhada nao. 

Mas mesmo assim acontece o que descrevi acima, ela segura por muito tempo e vou levando-a ao vaso de x em x tempo e mesmo assim nao consigo faze-la conectar A com B, ou quem sabe o cerebro dela nao esta preparado para dar este comando ainda.
  • Dou recompensa com ela vai tentar ir ao banheiro e quando faz xixi ou coco no vaso.
Comprei carimbos, que ela ama, e quando ela vai ao vaso eu a recompenso pela tentativa, e ela ganha um carimbo na maozinha, quando ela faz xixi ou coco ela ganha 2 carimbos.
Ela ama a recompensa, mas parece que mesmo assim o cerebro nao conecta ainda, ela senta, me olha com aquela carinha e o xixi simplesmente nao sai. Eu digo “Bella, faz barulho de xixi, vamos ligar a agua da torneira, empurra o xixi para fora” e ela diz ” I can’t mami, I can’t, no xixi”
Resumo da opera: Este processo de desfralde esta ACABANDO COMIGO! Estou um caco emocional pois a sensacao que tenho eh que grande parte eh culpa minha, por nao ter tentado mais, mais cedo, mas na verdade eu sei que tentei e me deixa muito chateada saber que ela tambem esta tentando e que mesmo assim ela nao esta conseguindo fazer o xixi e coco no vaso com sucesso. Ela ja fez algumas vezes e aplaudimos mais que medalha de ouro nas Olimpiadas, mas sao excecoes e nao a regra.
Outra dificuldade que muitas maes que trabalham foram tem e se identificarao comigo, principalmente as maes sem baba e sem ajuda da familia, eh que se a crianca passa o dia na escola, voce so tem 1 ou 2 horinhas da noite para tentar o desfralde, o que eh muito pouco. E nestas duas horinhas voces tem que fazer janta, a crianca tem que comer a janta, tomar o liquido para so depois voce botar plantada no vaso para fazer xixi e coco. Dai a semana passa com as tentavivas frustradas e o final de semana chega, mas a sensacao que se tem eh que voce perdeu 5 dias desta batalha e dois dias no final de semana nao sera suficientes!
Snif.
Snif.
Muito dificil.
Bella vai ao banheiro regularmos durante o dia na escola, mas ela veste as pull-ups pois crianca que nao  esta 100% desfraldada nao pode usar calcinha, obviamente, e mesmo ela indo ao banheiro ela ainda esta usando a pull-up e dai o efeito nao eh o mesmo que desfraldar direito em casa com a mae.
Eh a primeira vez que Bella enfrenta uma pequena dificuldade desde que nasceu, em termos de atraso, e sei que nao posso reclamar em NADA disso, pois eh uma coisa minima e ridicula se comparada a todos os desafios que outros prematurinhos tem de enfrentar, eu sei disso e isso aumenta ainda mais a minha angustia e me causa ate vergonha de mim mesma, de me deixar ficar frustrada com uma coisa tao boba como esta, mas sou humana e neste momento este desafio me deixa chateada, fazer o que?
Portanto aqui vai um apelo a outras maes de prematurinhos que talvez tenham tido este atraso no desfralde ou que conhecam alguem que teve. Gostaria de ouvir relatos de outras maes, receber algumas dicas que ajudem a Bella e a mim a lidar com este desafio.
Conversei com uma amiga, que eh mae e trabalha com prematuros e ela disse saber de casos em que prematurinhos demoraram a desfraldar. Ela citou uma frase bem interessante:
“Comece o desfralde com 2 anos e acabe 100% nos 3 anos, comece o desfralde com 3 anos e acabe-o aos 3 anos.”
Ou seja, dentro deste terceiro ano de vida da Bella ela certamente aprendera a usar o banheiro como deve, o desafio agora eh mais meu do que dela, sou eu quem tenho que reavaliar minhas expectativas, cair na real, entender que ela tem o direito de sofrer um atraso tendo em vista tudo o que passou e a maneira como nasceu, portanto cabe a mim seguir firme nesta batalha sem me desesperar e sem demostrar isso a ela.
Sei que minha filha nao usara fralda para sempre, sei que eh um pequeno atraso e assim que o cerebro der o clic, ela aprendera rapidissimo, mas gostaria de saber que estou fazendo tudo ao meu alcance para chegarmos ao sucesso, pois neste momento estou tao chateada que me culpo diariamente com este problema.
E mae sofre, benzadeus!!!

9 Comments on O desfralde X a angustia de uma mae

  1. Fernanda
    30/07/2012 at 1:23 pm (8 years ago)

    Eh isso mesmo Rita…Nem sei por onde começar…pois com o Felipe eu nem tentei efetivamente tirar a fralda dele… uma vez que ele ficou sem…mas descompromissadamente…ele nem se ligou…fez no chao mesmo, precebi que aquilo nem era com ele ai abandonei a ideia mesmo. Mas a cobrança é minha… mesmo que eu nao tenha tentado efetivamente me angustia pensar em como, quando e onde isso vai acontecer. Por que trabalho e não da pra delegar isso a minha mae, por exemplo! e isso é outro complicador para maes ansiosas rsrsr. Bem sei de uma teoria em que deveriamos esperar a criança se incomodar com a fralda e pedir pra tira-la, isso é, tudo estaria nas maos delas, a hora que elas quisessem…Ufa, dificil ne? Bem…O Felipe esta com 2 anos e 9 meses, eu achava que deveria tirar a fralda com 2 anos ai a pediatra recomendou que era melhor com 2,5 ufa entao quero que isso aconteça ate os 3 anos e esta bem perto e eu nervosa rsrsr Tenho varios planos mas como concretiza-los? aiii
    O Felipe é um prematurinho de 34 semanas…
    Boa sorte Rita e Bella.
    Bjos, Fer

    Reply
  2. Helena
    30/07/2012 at 2:39 pm (8 years ago)

    Ai qeurida… eu ainda não estou no processo de desfralde aqui, mas sei direitinho o que vc esta sentindo porque eu me senti muito assim quando o Rafa começou a demorar a andar. Eu me culpava muito e me sentia pessima quando via crianças mais novas que ele andando. A unica coisa que posso te falar ( e que vc ja sabe) é que por mais que a gente se esforce e se dedique tem algo que é do tempo deles e isso a gente não consegue mudar. Com o Rafael foi assim, de um dia pro outro, do nada, sem eu ter feito nada de diferente, ele levantou e saiu andando,e chutando bola ainda por cima! Fica tranquila que a Bella vai te surpreender(mais uma vez)!!! Sinta-se muito abraçada viu? bjao pra vcs duas! Helena

    Reply
  3. Sandra Nogueira
    30/07/2012 at 3:39 pm (8 years ago)

    Oi Rita,

    acredito que a angústia que nós mães de prematuros extremos sentimos não tem nada a ver em como tirar a fralda ou a sonda (como no caso da Helena), o nosso medo vem mesmo deste "clic" cerebral que quando demora a acontecer nos lembra de tudo pelo que eles passaram e as possibilidades de sequelas que eles apresentam…enfim realidade que temos de encarar e angústia que ainda teremos que viver…
    A Helena acabou de fazer dois anos e nem penso ainda em começar o desfralde, porque? Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria no ano passado mudou o limite de idade para o desfralde (sem ser considerado um problema a ser investigado), ou seja, o limite de início de 2 anos permanece, mas em casos de prematuros ou de crianças em que a "maturidade" é considerada insuficiente para deixar as fraldas, o desfralde deve começar aos três e pode ir até os quatro sem problemas. Não sei se vc conhece a Beri (http://beriquerserfeliz.blogspot.com.br/), ela relatou no blog sobre o desfralde de três dos quadrigêmeos dela e o de cada um foi em um tempo e de formas bem diferenciadas, achei a história muito interessante porque ela se desligou desta "linha de corte" de idade, assumiu a prematuridade e todas as dificuldades pelas quais ela passa com o Pablo que tem PC grave e fez o desfralde no tempo de cada um. Vale avisar que mesmo assim ela sofreu bastante! Acho que mesmo para crianças nascidas a termo o sofrimento existe.
    Um outro caso que me serve de exemplo é de uma amiga que mesmo o filho tendo nascido a termo teve um atraso no desfralde que tinha a ver com o tempo dele e não com um timer errado de início do processo ou nehum outro fator externo…

    força Rita, a Bella é super inteligente e no tempinho dela tudo dará certo…e sofra mesmo, sem vergonha de nada…cada um sofre em uma intensidade e por motivos diferentes…isto não é vergonha nenhuma, é a vida!

    bjos

    Reply
  4. Jéssica Zborowski
    30/07/2012 at 6:20 pm (8 years ago)

    Rita querida… não se sinta culpada!
    tb sou mãe de uma prematurinha, e de um meninão nascido à termo..
    Minha beatriz apesar da prematuridade (32 sem) nao teve o problema, aos dois anos e dois meses abandonou de vez a fralda, inclusive a noturna, já o natan, esta com quase 3 anos e nao tivemos 100% de sucesso ainda!Concordo com o comentario acima de que essa ''linha de corte de idade'' não deve ser seguida à risca, afinal, somos humanos não máquinas feitas em série!! Tudo vai acontecer naturalmente. tu vai ver!! quando menos esperar a Bella vai fazer tudinho no vaso!
    aqui em casa tb ocorreram bastante mudanças! 5 meses atras perdi meu irmao em um acidente de moto, o que me deixou totalmente fragilizada… depois veio a crise dos 7 anos de casado hehe tudo estragou dentro de casa, fiquei 2 meses sem maquina de lavar, foi geladeira, carro.. tudo pro concerto..
    e um mes atras nos mudamos de cidade! com tudo isso acontecendo o natan regrediu muito no processo do desfralde, que ja e desgastante ao natural!!
    Gostei da frase da tua amiga! me senti confortada hehehe
    A Bella esta recebendo tudo o que precisa pra o desfralde ser umm sucesso! agora é só esperar o reloginho biológico dela..
    (e do meu natan)
    Um beijão enorme pra ti e pra bella

    Reply
  5. simone e as meninas
    30/07/2012 at 8:42 pm (8 years ago)

    Oi Rita, sou mae de três , mas todos a termo. Meu pequeno ainda esta nas fraldas, e nem imagino quando vou tirar. Ele ainda eH novinho, mas um conselho dou a todas mães que passam pelo desfralde…nao se cobre tanto pQue realmente cada um tem seu tempo. PEla BElla ser prematura, tvz seja mais lento mesmo, mas isso nao vai ser problema pra ela. Ela soh nao se interessou realmente por isso, estah mais interessada em brincar, rSss. Beijao

    Reply
  6. Mercia
    31/07/2012 at 1:01 am (8 years ago)

    Amiga querida!
    Concordo plenamente com o comentário da Sandra, o nosso problema é realmente esse clic cerebral, o medo e todos os sentimentos vividos retornam, e retornam… Infelizmente eu acho que tende a ser assim, até eles se desenvolveram completamente…
    Eu sinto isso muitas vezes, vc sabe!
    Acredito que Bellinha vai superar isso rapidinho, qdo vc ver, foi! Ela é muito inteligente!
    Nossa cientista vai tirar isso de letra!
    Mas vc tem que ficar(tentar) mais tranquila! Vai dar tudo certo!!
    Aproveita as férias pra treinar ela bastante!!
    Beijos querida!

    Reply
  7. Dani Dani
    31/07/2012 at 4:53 pm (8 years ago)

    Meu desfralde foi para o ralo e eu, sinceramente, não tô nem aí.

    Fui obrigada a desfraldar quando a escola determinou (aos 2 anos), o que para mim foi muito cedo. Cada mãe conhece o seu filho e sabe o melhor momento e esse, definitivamente, não era o meu nem o dele.
    Aí, sem sombra de culpa, desfraldei o menino somente para o colégio (ele vai e volta sequinho), em casa ele usa pull up, pq ele está no auge dos terríveis dois e faz o que quer, quando quer, e adora mijar no chão, mirar nos bonequinhos e talz.
    E eu, no auge dos meus 9 meses de gravidez, se ele mijar a casa toda, os bonecos, o sofá e o tapete tudo junto eu esgano. Por isso prefiro manter minha sanidade mental.

    No fundo eu acho esse negócio de desfralde uma besteira, acho que é mais para satisfazer o ego da mãe. Quando o Biel estiver preparado, ele vai conduzir, não eu.

    Reply
  8. Ana Paula Daleffe
    02/08/2012 at 2:33 am (8 years ago)

    Meninas, não sei se ajuda, mas conheci um pediatra MARAVILHOSO! Ele foi muito confortante para as minhas angustias (que sao outras, nao há comparação, mas sao angustias de mãe, e outros problemas que dentro de mim, é como se fosse o fim de tudo, sem solução ….).. Ele tem Facebook e tudo mais … Um senhorzinho fofo! Se quiserem consultar: José Martins Filho, é o face dele! Fiquem em paz, as coisas sempre dão certo! Beijo no coracao de todas!

    Reply
  9. Carolina
    03/08/2012 at 1:47 am (8 years ago)

    Olá Rita!

    Primeiro de tudo: NÃO SE CULPE!Cada criança tem um ritmo, e achar que isso é por causa do parto prematuro também é bobagem. Conheço uma criança que nasceu no tempo certo e só tirou a fralda com 4 anos …
    Minha filha completa 3 anos em novembro, e quando começou a demostrar curiosidade pelo xixi e coco (aos 2 anos) comecei o desfralde. Só que no meio do caminho, não só mudamos de casa, como mudamos de país! E ela teve que sair de sua escola querida, de sua casa, deixar seus amiguinhos, e ainda ter que contar com um novo estranho no ninho (eu estava gravida outra vez)…
    Assim que meu filho nasceu, o processo de desfralde foi pelos ares.Agora recomecei, assim que percebí que ela estava segura pra começar outra vez. Ainda estamos caminhando. Ela passa o dia todo sem fralda, mas na hora do cocô … Ela faz na calcinha, ou pede pra colocar a fralda. Então não se desespere, cada um tem seu tempo, e ela precisa se sentir segura. E pra isso ela vai precisar da sua ajuda, sem se desesperar, sem demonstrar frustração,e tem que ter muita paciencia… Boa sorte!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *