Fonte
Quando a Bella entrou para a escolinha em novembro do ano passado eu fiquei animadíssima para escolher a sua lancheira. Não sei, acho que é a mesma sensação de escolher uma bolsa para uma mulher adulta, a lancheira é o acessório mais fofo de uma criança que vai para a escola.
A princípio tinha optado pela lancheira da Pottery Barn Kids, mas em função da demora na entrega acabei desistindo, daí eu e a Bella saímos para ela escolher a sua lancheira, e ela optou por uma quadradinha de formato clássico da Dora, a Exploradora.
Meses se passaram e eu descobri certas coisas que não sabia sobre lancheiras para crianças:

  •  Lancheira retangular “deitada” = Comida toda bagunçada no potinho
As lancheiras de formato retangular clássico, aquelas que nós usávamos quando criança, fazem com que o potinho de comidinha fique todo misturado. Você monta o prato de arroz com feijão, carne e legumes todo bonito, e quando a criança o abre na hora do almoço, mais parede uma mistureba de tudo com tudo, visto que quando você virou a lancheira para cima para a criança carregar, a comida se misturou toda.
Conclusão – Opte por uma lancheira comprida “para cima” e com maior profundidade, desta forma você colocará o pote de comida no mesmo sentido da alça da lancheira, assim quando a criança a carregar, o potinho ficará na mesma posição que você o arrumou e o prato ficará mais convidativo aos olhos, ao invés da mistureba.

  • Lancheira que fecha com zíper é melhor.
Há muitas lancheiras fofas que fecham em cima com velcro.
Não funciona, na maioria das vezes o velcro se abre com o peso do almoço mais lanches, e a criança acabará carregando a lancheira aberta, meio de lado, perigando tudo cair no chão.

  • Não invista caro em uma lancheira.
Se você é como eu que não gosta que seu filho ande sujinho por aí, você verá que a lancheira tem prazo de validade curtíssimo. Ela vai rolar pelo chão todos os dias e ficará suja rapidinho. Eu tenho comprado lancheiras bem baratinhas para a Bella no Walmart, assim depois de 6 meses quando acho que chegou a hora de trocá-la, não fico com pena.
Com menos de 1 ano de escolinha, Bella já está na sua terceira lancheira. Primeiro pois os dois primeiros modelos que comprei não funcionaram como eu gostaria no quesito praticidade, e segundo pois começaram a ficar encardidas e eu não gosto que a Bella use lancheira encardida na escola. 
  • Lancheira com compartimento próprio para “ice pack” (pacote de gelo) é melhor.
Não sei como funciona no Brasil, mas aqui nas escolas do Canadá é praxe os pais mandarem um ice pack, um pacotinho de gelo que você compra no supermercado, para garantir que a comida da criança não estragará até a hora do almoço. Depois do fracasso da lancheira da Dora – a exploradora, optei por uma lancheira com compartimento próprio para o gelo, de maneira que a criança não fique mexendo naquele gelo molhado e lambuzando tudo a sua volta.

 Vejam a evolução das merendeiras da Bella.

Hoje comprei esta lancheira para lá de fofa no Walmart. O preço? 10 dólares!

Exatamente do jeito que eu gosto:
  • Comprida para cima.
  • Profunda, de maneira que caiba o potinho de comida “sentado”, sem ter que virá-lo de lado.
  • Com zíper.
  • Com compartimento para o gelo.

Adoro lancheiras maiorzinhas pois permitem que eu mande mais lanchinhos para a Bella.
Eu geralmente mando:

  • Um potinho de almoço
  • Iogurte de beber
  • Sobremesa: frutas ou biscoitinhos
  • Queijinho para o lanche da tarde
Uma lancheira de tamanho normal é pequenininha demais para tudo isso, por isso optei pelas compridas e maiores.

6 Comments on Escolinha: Como escolher a lancheira ideal

  1. Michelle Carvalho
    26/07/2012 at 11:34 pm (8 years ago)

    Não entendo muito bem ainda rs, mas futuramente lembrarei disso rs

    Beijos

    Reply
  2. Helena
    27/07/2012 at 12:39 am (8 years ago)

    Esse post nao poderia ter vindo em hora melhor! Estou aqui pesquisando mochilas e merendeiras pro Rafael que vai entrar pra escola na proxima semana (dedos cruzados ai pra nos hein?)e estou totalmente escandalizada com os preços das que vi por aqui. Adorei as dicas! bjs querida!

    Reply
  3. Turquezza
    27/07/2012 at 1:12 am (8 years ago)

    Adorei a postagem.
    Vou mandar para minha nora que mora na Austrália, ela poderá aproveitar a ideia para minha netinha de 18 meses.
    (Se é que ela não tenha já uma assim).
    Obrigada.
    Beijos.

    Reply
  4. Mamãe Nádia
    27/07/2012 at 2:33 am (8 years ago)

    Lancheiras lindas, eu amei! Pena que meus filhos não precisam usar, eu acho elas tão bonitinhas…adorava levar minha lancheira pra escola, na minha época! Hoje em dia em pago o lanche da cantina pra facilitar a minha vida, e a tia da cantina entrega as marmitinhas direto pra eles! Bjos!

    Reply
  5. Ana Paula Daleffe
    27/07/2012 at 11:47 am (8 years ago)

    Linda! Linda! Linda! Aqui no Brasil, uma lancheirinha dessas custaria pelo menos uns R$ 80,00… Quando chegar a hora da minha pitica, com certeza usarei a dica! Bjs bjs

    Reply
  6. Anonymous
    27/07/2012 at 11:34 pm (8 years ago)

    Ótima dica Rita..apesar da Cecília ainda não ir para escolinha tenho uma sobrinha que já está na escolinha e com certeza qdo chegar a vez da Cecília lembrarei de suas dicas…bjos
    Ediene

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *