Este é um dos tópicos mais engraçados de se discorrer atualmente na blogosfera, pois cada vez mais, nós mais “modernas” estamos hippongas no que diz respeito a alimentação de nossos filhos. Acho engraçado pois parece que esquecemos que fomos todas criadas comendo bolachinha recheada e chupando bala Xa-Xá desde que nossos dentes de leite caíram, e nem por isso estamos banguelas ou subnutridas. Se formos pensar, a nossa geração de mães está levando a palavra saudável às últimas consequências, muitas vezes até exageradas!

Eu posso falar pois sou assim na maior do tempo, mas que graça tem se não pudermos rir de nós mesmas?
O post que vi rolando nos blogs americanos nestas últimas semanas foi sobre “o que seu filho come” e “você deixa seu filho comer bobagem?”:
Bella come bobagem?
Ás vezes.
Que tipo de bobagem?
Vamos lá!
Talvez porquê Bella passou pelas dificuldades que passou, talvez por eu saber que sua barriguinha era mais sensível depois de sua grande cirurgia que mexeu não só com seus intestinos mas também com seu fígado, ou seja, estamos falando de uma super cirurgia em um bebê tão pequenininho, quando Bella começou a comer sólidos eu coloquei na minha cabeça que ela seria alimentada do jeito certo, comendo tudo orgânico e fresquinho, e assim foi e segue sendo.
Eu posso afirmar que a alimentação da Bella é 95% saudável, e quando digo isso me refiro a uma criança que come rabanete e folha de couve crua! Uma criança que toma suco natural verde sem açúcar, uma criança que não refuga nada, nunca. Bella come frutas e legumes em casa desde 6 meses de idade e hoje ela tem a sorte de ir para uma escolinha onde os lanchinhos fornecidos são extremamente saudáveis:

  • Frutas frescas
  • “Veggies” fresquinhos e crus (e todas crianças comem, pasmem)
  • Mingau de aveia feito na hora
  • Yogurte orgânico
A escolinha da Bella prima pelas comidinhas saudáveis e nós pais não precisamos nos preocupar nem um pouco com a alimentação das crianças na escola, pois além deste cardápio saudável, nós professoras somos instruídas a incentivar cada criança a comer tudo, e se por acaso os mais rebeldes não querem comer, nós damos na boca mesmo, pois gostamos de saber que estamos alimentando bem os nossos alunos, como suas mães gostariam que fizéssemos.
Agora vem a hora da verdade, o que a Bella come de ruim e de bobagem? E com que frequência?

  • Doces
Não sou neurótica, depois dos 2 aninhos de idade eu liberei quase tudo de gostoso para a Bella comer, contanto que eu mesma escolha e de a quantidade que acho certa para ela. Esta tarefa é facil no meu caso, visto que moramos sozinhos em Vancouver, não temos nenhum familar ou babá cuidando da Bella, somos somente eu, Bryan e a vovó Wera quando vêm passar sua temporada canadense conosco.

  • Biscoito pode?
Pode, contanto que seja biscoitinho simples de criança: Maria, maisena, biscoitinho orgânico de baunilha, bolachinha Wafflesem gordura, corantes e etc. Também libero os mini biscoitinhos de bichinho de chocolate e amenteigados, pois são super pequenininhos e bons de controlar a quantidade que ela está comendo.

Costumo mandar um mini potinho para a escola com umas 3 ou 4 bolachinhas pequenininhas, para ela comer de sobremesa.

Aqui estão os biscoitos que a Bella come:

Biscoito Waffle que ja vem cortadinho em cubinhos

Letrinhas organicas de aveia

Biscoitinho amenteigado
Biscoitinho de chocolate organico

** Estes biscoitinhos orgânicos são facilmente encontrados no Canadá no corredor de produtos orgânicos do supermercado.
  • Chocolate pode?
Pode, de vez em quando, e por de vez em quando digo talvez 2, 3 x por mês. Ás vezes quando ela se comporta super bem vamos de mãos dadas até o mercadinho da esquina e ela mesma escolhe o chocolate que quer, e é sempre o mesmo, Bounty, primo-irmão do Prestígio brasileiro.

  • Sorvete e picolé pode?

Pode, não vejo mal algum no sorvete durante o verão.
Bella come qualquer um, mas quando eu posso compro o de iogurte grego natural que so é vendido no Superstore.

Meu picole favorito, de iourte natural grego

Ou picolé de fruta.
Sempre compro os picolés de fruta de verdade, sem adição de açúcar, achei uma marca ótima no Safeway com sabor de tangerina, igualzinho ao Kibon Tangerina do Brasil. Delícia.

  • McDonalds pode?

P-O-D-E!
E sem culpa.

Bella ama as batatinhas fritas do McDonalds, aqui no Canadá elas são bem sequinhas e gostosas, e por mais terríveis que elas sejam (cof, cof, cof, a Coca Zero que você toma tem mais aditivos, corantes e cancerígenos que a batata do Mc, pode apostar) eu deixo ela comer as amadas batatinhas.
Quando?
1 ou 2 x por mês se dá o acaso dela ir ao shopping comigo. Nunca levo a Bella no shopping, mas quando preciso eventualmente damos uma paradinha no Mc rapidinho e ela come um pacotinho pequeno de batatinhas, às vezes nuggets também. Aqui os Nuggets são feitos de peito de frango, portanto menos pior do que a carne que era usada antigamente.

Não vejo mal algum e sei que vou de encontro a maioria das mães atuais, mas não tem problema, não sinto culpa não.

  • Refrigerante pode?

Não.
Never.
Ever.

Se depender de mim Bella não tomara refrigerante enquanto eu puder impedir. Nunca dei e nunca darei. Nao há nada de positivo no refrigerante, valor nutricional ZERO, portanto isso é uma coisa que eu me recuso a permitir que minha filha tome.

  • Suco de caixinha pode?

Pode.
Ja temos o nosso favorito:

Mas as bebidas que a Bella toma regularmente são água e leite puro, não dou leite com chocolate não. Inclusive na escolinha, de manha e de tarde eles tomam água e na hora do almoço todos recebem um copinho de leite puro para tomar junto com o almoço.

  • Balas, pirulitos e afins pode?

Não.
Idem o refrigerante.

Não oferecerei e se um dia ela resolver provar quando for maiorzinha ok, mas de mim nunca ganhará. Até porquê eu não tenho o costume de comer bala, nunca tive, então nunca sequer me passou pela cabeça oferecer este tipo de coisa.
E se eu descobrir que ela comeu ela vai escovar os dentinhos por no mínimo meia hora!
Enfim, acho interessante dividir com outras mães o que penso sobre criança comendo bobagem. Muitas de vocês comentam sobre a alimentação da Bella e me pergunta se eu deixo ela comer comidinhas que nós “mortais” nem tão naturebas assim, comemos. Eu parto do pressuposto que só vivemos uma vez esta vida, portanto temos todos que aproveitar as coisas boas da vida….com parcimônia, mas a vida tem que ser aproveitada, inclusive pelos nossos filhotes!

E vocês meninas?
Quais as regras da casa neste quesito alimentação?

13 Comments on Pipocando na Web: Seu filho come bobagem?

  1. Patitando
    24/07/2012 at 9:31 am (8 years ago)

    Olá Rita, excelente post! EU sigo uma linha bem parecida com a sua, talvez um pouco mais rígida porque a Bebella ainda não completou dois anos. Ela nunca provou MC Donald's e se nem eu bebo refrigerante, não vou dar nunca e vou evitar o quanto puder que dêem para ela também!
    Eu acho que como tudo na vida, a palavra chave em alimentação é moderação. É preciso respeitar as necessidades diárias da pirâmide alimentar, e não vejo problema nenhum em liberar um pouquinho de açúcar na forma de delícias da vida. Aqui eu leio o rótulo sempre! E cozinho muito em casa para controlar o que está indo para o prato.

    Agora fiquei curiosa, qual a marca do picolé sem açúcar que é 100% fruta? Queria procurar por aqui!
    Um abraço e boa semana,
    Pati

    Reply
  2. marina de macedo
    24/07/2012 at 10:08 am (8 years ago)

    As vezes as coisas são muito engraçadas, Math tem 2anos e 4 meses, só tinha comido a batata frita do Mc, qdo outro dia comprei um cheeseburguer, com tudo, picles, mostarda… e não é que o danado pegou o lanche na mão e dava cada bocada!!!! Parece que já sabia oq era… hahah instinto para gostar de Mc!!

    Reply
  3. Gustavo Corrêa
    24/07/2012 at 11:27 am (8 years ago)

    Bah, sem nescauzinho? Lembra que tu foi criada a base de nescauzinho. De resto, concordo contigo 🙂

    Reply
  4. Gustavo Corrêa
    24/07/2012 at 11:28 am (8 years ago)

    Era tão mais fácil ser criança na nossa época, podia tudo (ou quase tudo).

    Reply
  5. Telma Maciel
    24/07/2012 at 11:38 am (8 years ago)

    Menina, lendo seu post pensei primeiro "não será exagero?". Depois parei e refleti "Se eu tivesse feito algo parecido, não reclamaria tanto da alimentação da Sofia hoje"…
    Hoje ela toma muito MENOS refrigerante do q antes, pq não tomamos Coca Cola mais. É guaraná, e uma vez por mês… duas… mto pouco. Antes era TODO DIA!
    Meu problema maior são as balas e os malditos chips!!! Ela quer gastar toda a mesada dela com esses chips, o Doritos, principalmente! Mesmo sendo com o dinheiro dela, não permito mais!
    Mas gostei de ler seu post. Me fez refletir bastante… preciso voltar a ajustar essa vida de má alimentação da Sofia… ainda não sei como, mas sei q preciso!
    BJks

    Reply
  6. Ju Denzler
    24/07/2012 at 12:24 pm (8 years ago)

    Adorei..
    Não dou refri pra minha filha, ela vai fazer 4 anos, e quando o pai dá escondido ela me conta. Outro dia ela me disse que uma tia na escola ofereceu Guaraná, daí perguntei se ela tomou, ela me disse que não.
    Domingo fui com ela ao teatro, e estavam oferecendo mini schin, ela disse: obrigada,mas não tomo! Fiquei super orgulhosa… Lhe disse que faz dodói na barriguinha!!!

    Doces eu libero nos finais de semana…

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2012/07/the-first-annual-knot-fest.html#comment-form

    Reply
  7. Dani Dani
    24/07/2012 at 3:15 pm (8 years ago)

    Não toma refri (NÃO NEVER EVER) apesar da família toda oferecer e perguntar 'poxa mas qual o problema', não come biscoito chips (fandangos e afins), dificilmente toma leite com chocolate, geralmente é leite com chá (chá quentinho com duas generosas colheres de leite ninho), salgado frito de festa e bala também não.

    Pode batatinha do MC, pipoca 1x semana (por obrigação e imposição das carrocinhas que habitam as portas de colégio aqui no Rio), pirulito pode quando surge uma oportunidade (imagine que o cirurgião pediátrico deu um pirulito pra ele), batata palha ele adora infelizmente pq o pai se pudesse comia até no café da manhã mas só come quando o pai traz para mesa.

    Não come verdinho nenhum por opção e nem carne (franguinho ou carninha). Somente quando está muito disfarçado, praticamente imperceptível. Mas aí eu bato tudo no feijão e ele adora… ah se ele soubesse.

    Mãe do Gabriel 2a e 4 m.

    Reply
  8. Flávia
    24/07/2012 at 5:56 pm (8 years ago)

    Oi Rita!!
    Adorei, não sou daquelas mais radicais também mas o mínimo de restrição é preciso. Ainda não tenho filhos, mas priminhos e sobrinhos que amo muito e vez em quando eu faço uma gracinha de levá-lo ao MC donald's também, criança adora, não tem jeito! Só não pode todo dia, mas uma vez por mês não mata ninguém!
    Ótimo post, parabéns.
    Bjos

    Reply
  9. Turquezza
    25/07/2012 at 12:42 am (8 years ago)

    Você faz tudo direitinho como eu faria se meu filho ainda fosse pequeno rsrsr Mas já é um homem feito!
    Beijos querida.

    Reply
  10. Vanessa Bezerra da Mata
    25/07/2012 at 12:47 am (8 years ago)

    Oi Rita! Aqui em casa eu tenho um menino de 06 anos e outro de 5 meses que ainda está começando a experimentar as frutinhas. Já o mais velho come de tudo um pouco, incluindo as guloseimas, mas com moderação e não toma refrigerante porque quando pequenino não demos e não deixamos ninguém dar… quando experimentou disse que não gostava e segue assim até hoje… no restaurante quando não tem suco de uva ele mesmo pede uma água pro garçom. Mc Donalds só uma vez por mês e isso por causa do bendito brinquedo. Ele não gosta de experimentar muitas frutas e verduras, mas devagar vamos melhorando esta parte, pois eu voltei a trabalhar quando ele tinha 4 meses de vida e só parei quando ele tinha quase 4anos, então acho que a parte de introduzir os alimentos ficou comprometida… espero consertar isso com o segundo filho, já que não trabalho fora mais. Na escola dele não servem alimentação, mas sugerem um cardápio legal (pedem para não mandar biscoito recheado, salgadinhos e nem doces), assim todas as crianças levam lanches parecidos. Escreveria mais coisas sobre isto, mas daí o comentário viraria uma carta rsrs
    Parabéns pela alimentação da Bella!

    Reply
  11. Isabela
    25/07/2012 at 4:31 am (8 years ago)

    Rita,
    Bella é uma fofa.
    Infelizmente aqui no Brasil os produtos orgânicos (seja fruta, legume, biscoitos então…) são bem mais caros.
    Nina come bem…como conversamos outro dia, ela não come bife, mas gosta de hamburguer, kibe, croquete…rs mas come um pratão de arroz com feijão com verdurinhas…
    Também não sou neurótica, também libero o que eu acho que pode e a quantidade…mas balas e refrigerante nunca.
    beijos

    Reply
  12. Larissa Banister
    26/07/2012 at 1:32 pm (8 years ago)

    Rita, não sou mãe ainda mas li o post inteiro. Eu fui criada tomando refrigerante todos os dias ou suco com muito açúcar. Resultado, hoje aos 27 anos depois que descobri que tenho gordura no fígado estou aprendendo a fazer minhas refeições bebendo água e a introduzir vegetais que nunca comi antes pq minha mãe tinha "nojinho" de tudo kkkkkkk É como se um mundo novo fosse descoberto pra mim, por isso estou fazendo minha reeducação alimentar lenta e gradual, para quando um dia eu for mãe eu possa ser como vc, por isso li o post todo. Beijos =*

    Reply
  13. Ana Paula Daleffe
    27/07/2012 at 3:13 am (8 years ago)

    Gostei!! Procuro alimentação balanceada e orgânica, sempre que possível! Tento o equilíbrio, pois acredito que se eu entrar na radicadicalidade, de acordo com a vida que levo, é possível entrar em neurose, e dai, não funciona! O que tem que ser bom, vai virar ruim…
    Mas acho que o maior termômetro de uma boa alimentação para os pequenos, é a maneira de como o organismo deles funciona: exemplo: intestino sempre bom, dificilmente adoece, tem energia e disposição, experimenta sempre novos sabores, esta sempre corada…. Enfim, pra mim, isso é um parâmetro de que estou no caminho certo. A sociedade como um todo dificulta todo o trabalho hippie natureba das mães! Existem MUITOS doces em todas as casas, em todos os encontros e em todos os cantos! Por isso o equilíbrio!!! Se não a criança vira um patinho feio…. Ou passa vontade!!! Difícil, ne? Beijao!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *