Fonte
Este final de semana fui na livraria com a missão de comprar um livro de atividades para a Bella. Lembro direitinho da minha época de criança, quando tinha aqueles livros estilo revista com atividades dentro: labirinto de seguir com o lápis, desenhos para colorir, pontos para traçar e achar o formato do desenho, que delícia de bons tempos aqueles.
Bella é  pequenininha ainda, tendo ela  3 anos, porém apenas 2 anos e 6 meses ajustados por causa da prematuridade, sei que ela é ainda novinha para um livro de atividades mais avançado, mas quando observo seu comportamento, gosto para atividades diferentes e principalmente sua curiosidade para tudo o que envolve lápis, canetas e principalmente canetinhas, senti que ela já estava preparada para um livro de atividades para “iniciantes”.
Aqui no Canadá quando a crianças faz 3 aninhos nós chamamos esta idade escolar de pre-writting (antes de escrever), quando as ensinamos a segurar o lápis corretamente, a saber o nome das formas como círculo, quadrado e por aí vai. Observar esta fase é muito legal para professores, pois você vê o progresso da crianças com o passar dos meses.
Há que se incentivar esta fase de descobertas, pois nós sabemos muito bem como as crianças são, se nós deixarmos eles vêem televisão o dia todo, por isso eu uso uma pequena tática com meus alunos e com a Bella, eu não pergunto o que eles querem fazer, eu os encaminho para uma atividade: brincar de joguinhos, desenhar, recortar, qualquer atividade que fuja um pouco dos brinquedos favoritos das crianças. Se eu deixar meus alunos brincam de carrinho o dia todo e a Bella pipoca de brincadeira a brincadeira aqui em casa, por isso a importância dos pais em direcionar a criança para uma atividade. Veja bem, você não precisa participar ativamente da atividade, mas é importante que você dê o primeiro empurrãozinho, as primeiras coordenadas para que a criança tenha vontade de fazer aquilo que você está propondo.

As atividades pré-escolares mais legais de fazer em casa são:

  • recortar revistas
Não tenha medo de dar uma tesourinha infantil para o seu pitoco de 3 anos, eu não tenho medo, a Bella não sabe usar ainda, mas dou para ela mesmo assim quando ela esta do meu lado.

  • Picotar papel e colar
  • Colar materiais diferentes no papel (linha, pomponzinho, arroz, feijão)
O uso de materiais diferentes e pequenininhos ajuda na coordenação motora da mãozinha e dedinhos e criança AMA cola, vai saber, mas eles deliram com um tubo de cola na mão.

Fonte
  •   Massinha de modelar
Uma maravilha como atividade sensorial e também fortalece a mãozinha e os dedinhos, importantíssimo para a fase da pré-escrita.
  •  Desenhar e pintar com canetinha
Outro material que as crianças desta idade adoram! Quando eu ofereço giz de cera para a Bella ela me olha com uma cara de “Por quê está me ofendendo assim?”, ela quer mesmo é canetinha! E a caneta faz com que a criança comece a segurar o lápis corretamente.

  • Livrinhos de atividades
Não sei como funciona no Brasil atualmente, mas as nossas livrarias aqui no Canadá são recheadas com dezenas de livros de atividades para crianças de todas as idades, dos mais simples aos mais bacanas, para usar com lápis, com caneta de apagar, e o mais legal, com preços para todos os orçamentos.

Olhei, olhei e escolhi este daqui:

Bella amou o livro e ela já entende o objetivo das atividades, traçar os pontinhos e desenhar o formato dos objetos. Ela não consegue, ou não tem paciência ainda, para traçar devagarinho, mas ela observa o formato e faz um risco em volta dele, ou seja, sabe que o objetivo é fazer o formato.
O mais importante desta atividade é aprender a segurar o lápis corretamente.
Vocês sabiam, ou já se deram conta que nós não nascemos sabendo segurar um lápis?
hahaha
Pode parecer bobagem, mas se a criança não for estimulada em C-A-S-A, ela chegará na escolinha sem saber e provavelmente estará atrasada comparada a seus coleguinhas. Depois a professora terá que suar a camisa para ensinar a criança fazer isso em tempo recorde para não ficar para trás na escola.
Por isso mamães dos pequenininhos desta idade, não deixem de investir em materais de escrita legais e coloridos para seu filhote, livrinhos de atividades, assim como o seu tempo para sentar com ele e ensiná-lo a fazer.

Vocês não vão se arrepender e garanto que seu filhote sairá na frente na sua turminha!

1 Comment on O preparo para a Pré-Escola

  1. Anonymous
    02/07/2012 at 5:07 am (8 years ago)

    Obrigada pelas dicas, Rita. Na verdade eu estou so esperando a Melissa ficar um tantinho maior para comprar esses materias e livrinhos. Ela ama canetinha e ama muito giz de cera. Dei a ela um whiteboard bem grandão e ela fica lá, em cima dele rabiscando sem parar, aproveito e faço umas formas para ela pintar dentro e reforçar os alfabetos e numeros que ela tanto ama. E agora ta na fase de tentar circular as maozinhas. Uma graça! Tão bom ve-las aprendendo, não é? beijos

    Raquel&Mel

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *