Esqueci de contar para vocês que no dia 25 de março deste ano me tornei uma cidadã canadense!

Lembro de pensar logo que cheguei no Canadá e finalizei minha imigração: “Para quê me tornar uma cidadã canadense? Qual a finalidade de um processo de cidadania quando já havia ganho o direito de residência? Que bobagem gastar tempo e dinheiro com isso.”

O quê oito anos e mais experiência não fazem com você!

Fui a minha cerimônia de cidadania segura de que iria me emocionar, pois o processo de fazer o teste de cidadia e conhecer melhor sua história amoleceu meu coração e estava certa, me emocionei demais durante a cerimônia, chorei do início ao fim, por duas horas seguidas. Sentei na primera fila da sala de cerimônias, bem na frente da juíza e conforme seu discurso tomava forma, tantas lembranças passavam pela minha cabeça e cada palavra dela tocava fundo no meu coração.

A decisão de deixar o seu país, a sua família, os seus amigos, a sua língua e tudo o que faz parte da sua cultura desde que você nasceu é muito difícil. Em momento algum da minha vida eu vi esta decisão como fácil e quando olho para trás tenho orgulho da minha coragem de deixar tudo para trás, a segurança da minha família, para apostar no desconhecido. Jamais duvidei da minha escolha nestes 8 anos de Canadá e a cada ano que passa respeito ainda mais este país que hoje tenho tanto orgulho em chamar de meu.

Hoje quando penso no Canadá e em todas as maravilhas que ele oferece, o que mais se sobressai é a compaixão que os canadenses tem com imigrantes, o respeito com que eles lidam com pessoas que deixam suas vidas para trás e vem para cá buscar novos sonhos. Há uma sensibilidade muito grande na maneira como o povo enxerga as diferenças, ou melhor, na maneira única como as diferenças se diluem aos olhos dos canadenses, você pode ser branco, negro ou amarelo, você pode usar burkas ou turbantes ou a roupa da moda, não importa, você será visto exatamente igual.

A parte mais emocionante do discurso da juíza foi quando, olhando nos olhos de uma família indiana sentada bem na sua frente, ela disse:

” Vocês hoje fazem parte de um dos poucos países mais democráticos e sensíveis do mundo, um país onde o seu voto realmente conta, um país em que você logo aprende que a discriminação não deve existir e não será alimentada por canadenses. Você pode pensar que não gosta do seu vizinho de outra cor pois não entende sua religião ou sua língua, e pode vir a ter preconceito, mas se você parar para pensar que se levar seu filho de madrugada para a emergência de um hospital e precisar do melhor atendimento médico disponível para tratá-lo, aquele médico pode não ser da sua cor, ou da sua religião e sua primeira língua pode não ser a sua, mas daí me pergunto: você terá preconceito contra uma pessoa que é a melhor na sua área? Terá preconceito contra o motorista de ônibus que recebe seus passageiros com um sorriso todos os dias? Terá preconceito contra o mecânico de aviões que garante a segurança do seu vôo?

Este é o nosso Canadá! Somos todos irmãos em busca de um mesmo sonho”

Ai como eu chorei, ai como eu ainda choro. Este país que respira educação, este país que protege suas crianças e seus idosos, onde todos tem saúde, que não discrima ninguém que vá procurar um emprego pela primeira vez, que protege sua natureza e seus animais com a dignidade que eles merecem.

Dia primeiro de julho será o meu primeiro dia comemorando o Dia do Canadá como uma cidadã canadense, e vocês podem ter certeza que este dia será muito festejado, muito comemorado por mim e pela minha pequena família canadense-brasileira. Sairemos para a rua como fazem os canadenses, vestindo vermelho e branco, de bandeirinha na mão para fazer um piquenique do jeitinho que os canadenses fazem. E estes momentos depois serão divididos com as minhas queridas amigas de blog, podem ter certeza.

Aqui uma retrospectiva dos meus 8 anos de Canadá, na voz da brilhante cantora canadense, Joni Mitchell.

13 Comments on Cidadã Canadense!

  1. Gustavo Correa
    04/06/2012 at 7:59 am (8 years ago)

    Já é uma história, hein? Parabéns!

    Reply
  2. AS PAULINAS
    04/06/2012 at 11:13 am (8 years ago)

    Ainda nem vi o video e ja estou chorando… rsrsrsrsr Parabens pela conquista!

    Mariliz

    Reply
  3. Wera Corrêa
    04/06/2012 at 12:40 pm (8 years ago)

    Me emocionei lendo o post, lembrando o dia da decisão de trancar o Curso de Direito no último ano e de alçar voo para tão longe. Hoje, apesar da saudade de vocês, fico feliz com tua coragem e determinação. Construíste uma família linda, num lugar tão maravilhosos de se viver. Tenho orgulho de ti. bjinho

    Reply
  4. Sandra
    04/06/2012 at 1:20 pm (8 years ago)

    Oi Rita, parabéns!!!
    Rita, uma curiosidade: você abriu mão da cidadania brasileira? Não me lembro como funciona isso legalmente, ou você tem dupla cidadania agora?
    Abraços

    Reply
  5. Gabrielle de Almeida Ramos
    04/06/2012 at 1:27 pm (8 years ago)

    Oi Rita, super lindo seu depoimento. Tenho tios que moram em Atlanta e que sentiram a mesma emoção que você ao se tornarem cidadães de um país estrangeiro.

    Lindo o vídeo…

    Parabéns por esta conquista!

    Gabi.

    Reply
  6. Bere
    05/06/2012 at 1:19 am (8 years ago)

    parabéns por tudo!!!!!!!!!!!!adorei o post…..bjos

    Reply
  7. Isabela
    05/06/2012 at 2:18 am (8 years ago)

    Nossa Rita, me emocionei com seu post e com as fotos.
    Linda você…corajosa demais mesmo.
    Lindo o Butters, Bella bebê…você grávida.
    Parabéns Rita !!!
    super beijo

    Reply
  8. Adriana Balreira
    05/06/2012 at 5:11 pm (8 years ago)

    Parabéns Rita! Li e me emocionei com o seu depoimento aqui. Deve ser muito bom viver em um país assim que valoriza as crianças e idosos. E educação e saúde sempre.
    Beijos
    Adriana

    Reply
  9. Andrea
    06/06/2012 at 5:26 pm (8 years ago)

    Oi Rita, que post lindo… só nos dá força para continuar nessa espera infinita do processo de imigração… tenho certeza que, em alguns anos, vou saber que o sacrifício desse tempo de indefinição não representará muito diante da alegria de viver em um país assim.
    Abraço e parabéns pelas conquistas!

    Reply
  10. rose
    10/06/2012 at 2:19 am (8 years ago)

    Parabens pela conquista, Rita!
    Amei e me emocionei muito como com o post e o video.
    Adorei saber sobre esses valores do Canada. bjOs

    Reply
  11. Ana
    26/06/2012 at 6:24 pm (8 years ago)

    Rita! Como é que a gente ainda não se conhece? A gente se tornou canadenses em fevereiro deste ano, estamos há 5 anos aqui em Vancouver. Temos amigos em comum aqui na cidade, mas ainda não nos conhecemos. Adorei teu blog! Tô seguindo agora. 🙂 bjs!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *