Add caption

Conversando com uma amiga, ela fez um comentário que achei muito interessante:

“Parece que estamos tentando tirar a infância das nossas crianças: não pode chupar chupeta depois de tal idade, mamadeira nem pensar, paninho-bichinho de pelúcia não é visto com bons olhos e criança que age como criança não é popular como uma criança que não age como criança.”

Fiquei pensando e tenho que concordar, de certa forma parece que estamos tirando a primeira infância dos nossos filhos mais cedo do que antigamente. Quantos de nós chupou chupeta até mais tarde, ou tomava a mamadeira da noite? Quantos de nós tinham o tal de paninho-cheirinho e nem por isso crescemos bobocas nem nada. Quantos de nós brincávamos de boneca e carrinho até mais tarde, e eu mesma, hoje até fico meio encabulada de falar, mas acho que brinquei de Barbie até meus 11 anos no mínimo, quando hoje uma menina de 11 anos é uma adulta falando de namoradinhos e roupas da moda.

Cadê a infãncia das nossas crianças?

Não entrarei no mérito de televisão, conteúdo inapropriado e afins, nós sabemos por quê nossos filhos estão crescendo mais rápido do que antigamente, mas a reflexão vale para quem sabe nos darmos conta, respirarmos e tentarmos conter o amadurecimento precoce das nossas crianças.

Bella ainda chupa chupeta para dormir e eu gostaria que ela não chupasse, mas não é o fim do mundo aos 2 anos. Ainda curte uma mamadeira antes de dormir, com 2 anos, pode né? Com 12 eh que seria esquisito. Anda para cima e para baixo com seu cachorrinho de pelucia-cheirinho, mas qual o problema?

Minha amiga me abriu os olhos para a pressa na primeira infancia, que eu nao tinha me dado conta ainda. Falava na rapidez com que a ingenuidade das criancas se vai atualmente, o que eu ja sabia, mas nao tinha me dado conta ainda como estamos apressando esta primeira infancial, esta fase tao gostosa de bebe ate seus 5 aninhos.

Fica a reflexao. Por hora deixem a minha pitoca chupar sua chupeta a noite, pois afinal, ela so tem 2 anos.

3 Comments on Cade a primeira infancia?

  1. Larissa Banister
    09/05/2012 at 8:47 am (8 years ago)

    Nao tenho filhos ainda, mas acho que vc esta completamente certa. Neuroses modernas soh vem a interromper a primeira infancia. Bjos

    Reply
  2. Marcela Macedo
    09/05/2012 at 4:26 pm (8 years ago)

    É verdade Rita, penso nisso sempre!
    A Valentina toma mamadeira para dormir e acordar, dorme e vai p/ creche com paninho, e tb acho q não tem nada de mais.
    Eu tomei mamadeira até os 6 anos! hahaha Não q ela vá tomar tb, mas como vc disse, isso não nos deixa mais bobocas ou nos prejudique de alguma maneira.
    Brinquei de Barbie até os 12 e depois disso ainda brincava "escondido" com as bonecas das minhas irmãs! rsrs
    Coisa bem boa!

    Reply
  3. Sandra Nogueira
    09/05/2012 at 10:15 pm (8 years ago)

    Olá Rita,

    concordo inteiramente com vc…a helena tem seu paninho, na verdade um cobertor! hehe E não pretendo tirar dela, ela vai largar quando quiser…avanços para preservar a infância podem ser vistos no Brasil (nem parece, né? Mas é vero!!!) com a Sociedade Brasileira de Pediatria sugerindo que o desfralde comece somente por volta dos três anos e não dos dois como antes e que pode ser feito sem prejuízo da criança até os quatro anos.
    Antes se o desfralde não começasse aos dois e se a criança chegasse aos três de fralda a mãe era massacrada por todo mundo…inclusive os pediatras…Viva a infância com tudo que ela tem direito!!!

    bjin

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *