Fonte

Por que será que colocar criança para dormir rende tanto assunto?
Por quê Deus sabe a trabalheira que dá!

Eu não posso reclamar, a Bella dorme bem, dorme muito e dorme cedo, é a criança perfeita neste quesito. Vou até bater na madeira para não estragar. Então como o que fiz deu certo, vou dividir novamente com vocês algumas dicas, não sobre a fase de nenezinha, que já postei aqui, mas sim dicas que sigo usando agora, nesta fase dos 2-3 anos.

Como eu e ela madrugamos e vamos para a escola às 7 da manhã, nos vamos para casa cedo também, chegamos em torno de 5 horas, que é quando nossa rotina noturna começa:

  • 4:30        = saimos da escola
  • 5:00        = chegamos em casa e Bella brinca até a janta ficar pronta
  • 5:30 às 6 = Bella começa a jantar
  • 6 às 6:30 = preparo ela para o banho, ela conversa com o pai um pouquinho
  • 6:30        = banho e leite
  • 7:00        = hora de dormir

Tenho esticado a hora dela de dormir para às 7, costumava ser 6:30, mas para ela ver o Bryan um pouquinho ela está indo para a cama meia hora mais tarde.

Bella dorme às 7 em ponto?
Na maioria das vezes sim, mas as vezes ela demora uns 30 minutos para dormir. Às vezes fica acordada na cama, no quarto escuro, conversando com ela mesma, cantando, até que finalmente dorme.

Sempre foi assim fácil colocá-la para dormir cedo?
Uma vez aprendido aos 5, 6 meses que ela tinha que dormir sozinha no berço, sempre foi assim, ela nunca reclamou de dormir sozinha e cedo (e no escuro).

Mas por que coloco ela para dormir TÃO cedo? Já me fizeram esta pergunta muitas vezes.

Na minha opinião criança tem que dormir muito cedo. Lembro que eu e meu irmão íamos dormir cedo quando pequenos, não lembro nunca de ir para a cama tarde da noite, mas vejo que a nova geração vai para a cama muito tarde. Em algum momento das últimas décadas, passou a ser aceitável uma criança pequena dormir tarde, talvez pelo ritmo de trabalho intenso dos pais, que chegam em casa tarde da noite e gostariam de passar algumas horas com seus filhos. Eu entendo totalmente, pois vejo a cara de tristeza do meu marido quando chega tarde da noite e não vê a Bella, mas do ponto de vista da criança, o fato dos pais chegarem tarde nao é culpa delas, e o maior sacrifíco está sendo dela, que não consegue descansar todas as horas que deveria em função disso. Outro motivo pelo qual ela dorme com as galinhas é porque acorda às 6 da manhã, cedíssimo.

Alguns segredinhos para fazer a Bella dormir a noite toda sem acordar durante a madrugada:

  • “White Noise”

Esta expressão significa aquele barulho que bloqueia outros barulhos. Pode ser barulho de ventilador, de chuva e de ondas do mar. Obviamente não se pode ter o barulho das ondas a disposição do sono das nossas crianças, mas a solução aqui em casa foi adquirir (para não dizer baixar) um cd de sons relaxantes da natureza. Tem barulhinho de chuva, de riacho, de ondas do mar e por aí vai. Depois de escolher o barulhinho perfeito para a Bella, no caso ondas do mar, coloquei o Ipod tocando em “repeat” a noite toda.

Moramos em uma rua movimentada com parada de ônibus bem na frente, então percebi que embora a Bella dormisse a noite toda, de tempos em tempos ela acordava na madrugada, acho que em função dos carros. Desde que adotamos as ondas do mar durante a noite ela vem dormindo das 7 da noite às 6 da manha sem acordar nenhuma vez.

Aqui um exemplo de um eletrônico de “barulhos” (barulhos de vento, etc).

Eletrônico da First Years aqui

 A famosa ovelhinha que faz barulhos da natureza, que Bella tem ama e eu também!
Problema: só toca por 40 minutos e desliga sozinha, ou seja, não têm grande utilidade quando se trata de casas em ruas movimentadas e crianças com sono leve.

Sleep Sheep daqui

  • Travesseiro de adulto

Desde que Bella tem seus 6 meses de idade ela dorme com um travesseiro de adulto. Um bem molezinho e não muito alto. Assim ela fica bem confortável e tem um “fofinho” para se aninhar a noite. Se faz diferença ou não não sei, mas como ela dorme bem, isso vale como dica. Ela tem um travesseirinho infantil mas é tão baixinho que ela não gosta, então ela vai de adulto mesmo e adora.

  • Muitos, muitos bichinhos de pelúcia

Existem crianças que amam bichinhos de pelúcia e outras que não estão nem aí para eles, no nosso caso Bella não vive sem seus bichinhos. Ela não dá a mínima para bonecas, mas bichinhos de pelúcia ela curte demais. Ela tem uns 4 bem fofos que ficam na caminha e ela dorme com eles. Durante a noite, se ela acorda, ela tem um amiguinho para abraçar. Mesmo que seu filho não seja fã de bichinhos de pelúcia, vale a tentativa, pois na calada da noite ter um amiguinho peludo para agarrar têm seu valor.

Bella tem um caso de amor com esta cachorrinho da foto. Dorme com ele desde nenezinha e o amor é tanto que comprei mais TRÊS cachorrinhos exatamente iguais: um para casa, um para o carro e um para a escola. Deus o livre perdermos o “puppy”, pois ela só dorme com ele.

  • Nunca, never, ever mudar a rotina ( a dica mais valiosa de todas)

A rotina da noite da Bella é sagrada, não mudo uma vírgula. Crianças nesta idade gostam de rotina e dependem dela para entender o que está por vir, por isso crianças se comportam mais na escola do que em casa, pois sabem tim tim por tim tim o que acontecerá no seu dia. Em casa tendemos a relaxar a rotina e fazer uma coisa cada dia, o que não é legal para as crianças. Uma das regras que adotamos e que tenho sido ultra rígida nesta fase dos terríveis dois é JAMAIS deixá-la brincar antes de dormir. Depois da janta é banho e cama, não tem esta de brincar. E televisão também não pode 30 minutos antes da cama. Ela adora ver desenho animado no Ipad, mas eu corto 30 minutos antes dela dormir, para que ela não fique elétrica.

Uma noite destas o meu marido se distraiu e tirou ela do banho e secou ela no carpete enquanto ela brincava, ao invés de colocá-la na caminha para trocá-la. Pra quê meu Senhor? Choro, gritos de histeria, um escândalo, pois ela não entendeu nada, estava brincando com o pai e daqui a pouco era hora de dormir? Como assim? Então proibi o marido de deixá-la brincar depois da janta, e o problema foi resolvido.

** A título de utilidade pública, médicos, livros e demais entendidos no assunto dizem que uma crianças de 2-3 anos têm que dormir entre 12 e 14 horas por dia!

Hello! Dá para acreditar nisso?

É difícil, quase impossível conseguir esta façanha, mas eu faço a minha parte e Bella dorme 11 horas por noite + 2 horas de soneca na escola, então estamos dentro das 12-14 horas diárias. **

7 Comments on Hora de dormir….cedo!

  1. Sandra Nogueira
    15/03/2012 at 7:14 pm (9 years ago)

    Rita parabéns !!! A Helena só dorme as 22:00h…até que ela dorme as 12 horas recomendadas mas não consigo fazer com que ela durma mais cedo…vou adotar algumas das suas dicas…quem sabe funciona aqui em casa?
    bjin

    Reply
  2. Pâmela
    15/03/2012 at 10:07 pm (9 years ago)

    Menina vou te dizer, to seguindo algumas dicas garimpadas por aí… Outras coisas faço mais ou menos como vc, mas aqui a Lara é dura na queda viu… Menina difícil para dormir… tudo precisa estar calmo e sem sinal de vida para ela adormecer, a não ser que esteja exausta.

    Uma coisa que vou experimentar é manter a rotina absolutamente todos os dias para ver se ela pega no ritmo, pq vira e mexe eu acabo saindo na semana e as vezes atrasamos a janta, e daí tudo atrasa… Então acho que vale a experiência.

    bjos

    Reply
  3. Carol P
    15/03/2012 at 11:59 pm (9 years ago)

    Rita,
    Concordo com vc que dormir cedo eh importante. A C dorme entre 8:30/9 antes era as 8/8:30. O que eh tarde para os padroes aqui e cedo para os padroes brasileiros. MAs se ela fica acordada ateh tarde chega uma hora q fica de mau humor. Ela acorda as 7 em ponto entao tem que ir dormir cedo. Cortamos TV antes de dormir pq cause histeria no momento, desligamos e ela fica aos berros. Entao ela nao ve TV por dias.
    Bacana vc dividir este tema aqui
    bj Carol

    Reply
  4. Marcela Macedo
    16/03/2012 at 12:56 am (9 years ago)

    Meninas, a Rita foi a pessoa que me ajudou a fazer a Valentina dormir sozinha no berço acreditam? Ela no Canadá eu aqui no Brasil!! Vê se pode?!

    Ela me deu várias das dicas dela com a Bell, passei a seguir a risca com a Valentina e deu super certo!!
    A Valentina também dorme cedo, e a noite inteirinha!

    Vale a pena tentar todas essas dicas, pq deu super certo aqui em casa tb!

    Reply
  5. Isabela
    16/03/2012 at 2:51 am (9 years ago)

    Oi Rita,
    Apesar da Nina ser pimenta, dorme a noite toda, desde os 2 meses. Durante o dia ela é mega agitada, mas dorme a noite toda.
    Ela dorme as 21h/21h30 e acorda as 8h30, mas de tarde sempre tira uma soneca de 2h/3h.
    Super concordo que criança precisa ter uma rotina desde cedo. Uma vez ou outra, principalmente de finais de semana ela acaba indo dormir mais tarde, mas que ainda não afeta.
    beijão

    Reply
  6. Monalise Nogueira
    16/03/2012 at 4:03 am (9 years ago)

    Oi Rita, estou com grande dificuldades de fazer meu filho João dormir, João tem 2 anos e é muito elétrico, não tenho uma rotina fixa e acho que por isso ele tem dificuldades para dormir. Muito valiosas suas dicas.
    Beijos Mona

    Reply
  7. Mamãe Nádia
    16/03/2012 at 7:22 am (9 years ago)

    Amei seu post. Aqui em casa sempre levei muito a sério a hora de dormir. E vejo a maioria das crianças indo dormir depois das 22hs, me sinto um E.T, uma mãe severa demais! Mas é o certo e todos se beneficiam com isso. Nem cheguei a postar sobre isso com medo das "tomatadas" que iria levar…pois o pessoal adora criticar as mães "certinhas" que "se acham perfeitas", etc. Quando postei que acho super errado a cama compartilhada fui bem criticada.Então decidi não postar mais sobre essas coisas, e continuar desfrutando os benefícios só pra mim, hahaha. Então, aqui meus meninos foram acostumados, desde bebês, a irem pra cama deles às 20hs. E eles dormem todas as noites nesse horário. É tipo sagrado! Não tem negociação, é pela saúde deles, e eles já se acostumaram. Meu pequeno às vezes capota antes mesmo desse horário. O lado bom? Saúde pra eles, e tempo livre pra mamãe e pro papai. A noite é só nossa aqui em casa. Assistimos filmes e seriadinhos juntos…podemos curtir a vontade. Se tem data comemorativa podemos fazer um jantarzinho romântico só pra nós que sempre dá certo. Como eu passo o dia em casa com eles, dou atenção pra eles durante o dia, à noite é só pra mamãe e o papai. E o papai fica em casa de manhã e almoça com nós, o trabalho dele é à tarde e à noite. Então não sofremos com a falta de tempo com eles. É uma grande bênção! Bjus!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *