Hoje é um dia muito especial, o dia nacional da adoção!
Eu e Bryan temos muita vontade de adotar um irmãozinho(a) para a Bella. Inclusive tínhamos nos inscrito em uma palestra sobre adoção, e já tinha até comprado e lido um livro sobre adoção internacional. Há dois dias da palestra descobri que estava grávida e cancelamos a palestra.
O nosso plano sempre foi adotar uma vez e engravidar uma vez, se possível. Vamos ver se no futuro este sonho se tornará realidade.
A realidade, porém, é um pouco mais complicada do que apenas um sonho. A adoção, infelizmente, é um processo bastante caro, seja um processo de adoção “nacional”, dentro do Canadá, quanto um processo de adoção internacional, que era a nossa idéia (se fossemos adotar no Brasil ou em algum outro país do mundo). E quando falo em caro, falo em muito caro e não apenas caro.
É uma pena, pois este seria o único empecilho para não realizarmos este sonho.
Sinto dentro de mim que existe uma pessoinha lá fora destinada a fazer parte da nossa família, por isso este sonho não será largado de lado. Se não pudermos adotar em poucos anos, quem sabe mais adiante, quando a Bella for maiorzinha? Ou quem sabe engravidamos mais uma vez e num futuro mais distante adotamos?
Não conheço a fundo o sistema de adoção do Brasil, e conheço muito por alto o sistema canadense e americano, mas sei que aqui na América do Norte a adoção é aberta, ou seja, a mãe biológica tem 1 ano para mudar de idéia, e esta é a razão pela qual muitos casais adotam internacionalmente, para que isso não ocorra.
Pelo que tenho observado por aqui, os norte americanos são muito mais receptivos à adoção, diferente do que vejo em geral no Brasil. Vemos casais de todas as classes sociais adotando bebês de todas as nacionalidades e ninguém, e nem suas escolhas, são colocados à prova ou tratados com preconceito. É um prazer andar no shopping e ver pais apaixonados pelos seus filhotes, e notar pelas suas nacionalidades que as crianças são adotadas.
Acredito que algumas coisas colaborem para isso:
- Muitas vezes criticamos e achamos que celebridades adotam para aparecer, quando na verdade o que elas estão fazendo é nada mais do que abrir o seu coração e o seu lar para uma criança que não teria a chance de ter uma família. O que há para criticar? Deixem a Angelina Jolie adotar mais 10 crianças se ela quiser gente, ela pode!
- Existia por aqui um programa de televisão chamado Adoption Story, tão lindo, com histórias de famílias que passaram por adoções internacionais. Eu amava ligar a tv para chorar com estas famílias que fizeram o possível e o impossível para encontrar e trazer seus filhos para casa. Certas iniciativas merecem mais espaço na tv, então que tal tirarmos 5 reality shows do ar e colocarmos 5 programas que contribuam para a sociedade?
- Existem inúmeros blogs de pessoas que não podem ter filhos e desejam adotar. Muitas famílias não tem condições financeiras de arcar com o custo altíssimo de uma adoção, então eles colocam um botão de doação no blog, para que leitores, familiares e amigos possam colaborar, se quiserem e puderem, com o seu fundo para adoção. Não acham que isso seja humilhante. Têm um sonho e vão atrás dele, mesmo que para isso precisem de ajuda financeira.
Aqui vão algumas fotos de celebridades que adotaram:
Que lindo seria se mais famílias pensassem em adotar um filho.
Um filho, seja biológico ou adotado, tem exatamente o mesmo valor no coração de seus pais. Algumas mulheres têm o sonho de engravidar e sentir o bebê dentro de si, mas acredito que cruzar as portas de um orfanato, sabendo que uma criança está ali dentro, sozinha e desprotegida, tem exatamente a mesma emoção do que dar à luz a um filho biológico.
Que este dia sirva de inspiração para muitos casais que desejam construir suas famílias.
Segundo estimativas da UNICEF, existem em torno de 132 milhões de órfãos no mundo.
O trecho “eles vão dormir todas as noites sozinhos, esperançosos de que alguém os ajudará e os levará para suas casas” acaba comigo, e é uma das razões pelas quais o meu coração não pensa em desistir deste sonho.
Renata C., UMA EXPATRIADA (esposa, mae, mulher...)
05/11/2011 at 12:39 pm (11 years ago)Rita, gostei muito daqui. Vou ler cuidadosamente, prometo! Quis dar uma olhadinha neste tema ADOCAO porque sou 100% favoravel a ela, embora nao a tenha feito, mas dela participo em familia, de modo indireto.
Parabens pela sua historia e caminho.
Bjka!
Ah! Na mesma epoca que vc escreveu aqui eu tb escrevi no meu blog… vou la' olhar o link pra te contar… espera ai:
http://umamaeexpatriada.blogspot.com/2011/05/adocao-rc.html
http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/2011/05/adocao-ato-de-amor-ou-egoismo-rc.html
Mil bjs e muito prazer!
😉
Patríciatrr
29/03/2012 at 6:26 pm (11 years ago)Rita amei seu post, estou aqui emocionadissima, eu sou adotada e sou muito grata por isso, sei que estou nesta familia porque meus pais quiseram realmente e não porque "aconteceu", tenho outro irmão mais novo que também é adotado e lidamos muito bem com isso, sou louca pelos meus pais, amo-os demais e sou grata a Deus por te-los me dado de presente, isso mesmo, porque eu fui quem mais ganhou nesta história, pois hoje se sou a pessoa que sou, devo a eles que me ensinaram o que é o amor, o respeito pelo próximo, me ensinaram tudo e me deram a base para ser uma pessoa de bem. Eu também tenho em meus planos assim que possível, adotar uma criança.
Bjs
http://patriciatrr.blogspot.com.br/
Patty
Anonymous
16/06/2012 at 6:26 am (11 years ago)O meu maior sonho é adotar uma criança, i adotarei… É uma pena ver tantas crianças sozinhas desprotegidas, porém tanta burocracia, para poder adotar uma, espero que qnto mais o tempo passe, mais as coisas vão melhorando.. meu sonho era adotar uma meniana chinesa, porém sei que isso é impossivel =/ a não ser que eu fosse rica, coisa que não sou..