Que mãe não gosta de bater fotos dos seus filhos?
Que mãe não sofre quando depois de mil cliques só dá para salvar 1 ou duas fotos? As outras acabam ficando sem graça?
Pois bem, acabou este problema! Foi lançado um livro super interessante para as chamadas Mamarazzies, termo usado para mães e avós obsecadas em bater fotos dos seus pimpolhos! O chapéu serviu aqui em casa, pois a quantidade de fotos que eu bato da Bella chega a ser indecente!
Para as mães mais interessadas em fotografia, vale muito a pena comprar este livro. Super completo com tutoriais sobre como usar uma câmera desde o be-a-bá para leigos até técnicas mais complexas para entendidos no assunto. O diferencial deste livro está nas dicas preciosas da autora, que conta como bater fotos maravilhosas.
Vejam algumas dicas legais, que já começarei a botar em prática aqui em casa:
Crie situações em que as crianças se divirtam enquanto estão batendo fotos, como por exemplo:
- Proponha que eles pulem ou façam cócegas. Sorrisos naturais saem destes momentos.
- Peça para que brinquem com bolhas de sabão.
- Brincadeiras como construir fortes com almofadas sempre rendem boas risadas.
Não esqueça que as fotos posadas são sempre iguais. Quantas vezes olhamos os nossos álbuns de fotografia e absolutamente todas as fotos são iguais, com as crianças paradas feito múmias dando sorrisos forçados ou fazendo caretas?
- Não faça do momento de bater fotos aquela hora chata em que os pais sentam as crianças e as obrigam a posar. Faça deste momento uma hora especial em que tanto você quanto os seus filhos se divirtam com a sessão de cliques: conte piadas, deixe a criança à vontade e se faça de palhaço para garantir risadas extras.
A dica mais legal que peguei deste livro até agora foi a de se fazer de palhaço para a criança pequena. Faça caretas, coloque uma coisa na cabeça e deixe-a cair, crianças menores adoram esta função e acham tudo engraçado.
Se o seu filho é maiorzinho, deixe ele se envolver no processo da sessão de fotos, mostre para ele as fotos já batidas, deixe que ele escolha as suas próprias roupas, lembre-se de que quando se está envolvido no processo, qualquer coisa fica mais interessante.
Outra dica preciosa que faz uma enorme diferença no álbum dos pequenos é variar o foco de atenção das fotos. Que os nossos filhos são lindos não há dúvida, mas seus rostinhos não precisam ser sempre a estrela da foto. Capture aquele joelho cheio de grama, aquela bundinha suja de tanto brincar na pracinha, aquela mãozinha segurando um sorvete. Mescle fotos tradicionais com fotografias diferentes e você mesma terá prazer em olhar o seu álbum de fotografia.
Já fazem alguns anos que eu venho aprimorando os meus talentos fotográficos, sigo à risca dicas como estas e hoje as nossas fotos são muito mais lindas.