Bem-vindos a nova sessão do blog!

De tempos em tempos vocês verão entrevistas com profissionais sobre temas que afetam a vida de nós mães e nos deixam de cabelo em pé! A entrevista de hoje é sobre nutrição.
Uma das questões que mais gera dúvidas entre mães é como proceder com a criança entre 1 e 2 aninhos de idade, aquela fase complicada em que a criança não quer comer e deixa sua mãe preocupada. Nada melhor do que perguntar diretamente a quem entende do assunto, então vamos a entrevista.
Que alimentos a criança deve comer diariamente?
É no primeiro ano de vida que as práticas alimentares são importantes na formação dos hábitos alimentares que serão levados pra toda a vida. Nessa fase é fundamental uma alimentação balanceada, ou seja, todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) precisam estar presentes para garantir o perfeito crescimento e desenvolvimento da criança. É comum ela preferir alimentos básicos como arroz, feijão, carne e legumes cozidos, uma combinaçao sáudavel e completa para o dia a dia.
Se a crianca se recusa a comer almoço ou janta, que tipo de lanches seriam interessantes oferecer? 
“Meu filho não come”: frase comum entre as mães de crianças com idade entre 1 e 6 anos. Nesse período a alimentação se torna secundária para a criança, ela esta mais interessada em brincar, em descobrir o ambiente a sua volta. Os pais devem encarar isso com normalidade, sem fazer pressão ou chantagem. Almoço, jantar ou qualquer outra refeição não pode ser encarada pela criança como obrigação. Trocar as refeições por lanches, fazer um piquenique de vez em quando é legal, torna a criança mais sociável. 
Leite com chocolate e pão com requeijão, leite com cereais e bolo de cenoura ou biscoitos e sanduíche com suco de frutas são algumas opções de lanches saudáveis.
Que alimentos não são aconselháveis para esta idade?
Não existe nenhum alimento proibido nesta idade. Os alimentos devem ser introduzidos na alimentação gradativamente, um de cada vez para ficar mais fácil identificar alergias ou intolerâncias.Só se deve ter cuidado na quantidade, a criança nesta fase não tolera grandes volumes de comida e nem preparações muito codimentadas. O sal, por exemplo, é importante, pois é fonte de sódio, porém não se deve exagerar até para não acostumar a criança com comida muito salgada, o que é prejudicial a saúde.
Como fazer com crianças que não comem verduras e legumes?
Nem sempre a criança vai aceitar bem o que lhe é oferecido pela primeira vez. Estudos mostram que muitas precisam provar um mesmo alimento de oito a dez vezes para aprová-lo ou recusá-lo em seus hábitos alimentares. Variar as formas de praparo é uma boa alternativa para que a criança vá se habituando com as novidades, Por exemplo: nhoque verde, liquidifique o espinafre e, em seguida, misture com a massa tradicional do nhoque. Após, adicione um molho de tomate. Num outro momento, faça uma panqueca verde com o mesmo ingrediente e assim pode ir inventando preparações similares com outros alimentos.
Quais os sintomas comuns em crianças com alguma deficiência nutricional?
Sintomas e sinais de carência nutricional demoram a aparecer, quando surgem é porque o problema ja é de longa data. Nesse caso, visitar o pediatra e nutricionista é importante! Alguns sintomas comuns: fraqueza, apatia, excesso de sono, perda de peso, falta de atenção, ingestão de terras ou outras substâncias não-alimentares, pele seca e cabelos quebradiços e finos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *