• A Pediatria afirmou-se como especialidade médica, durante a segunda metade do século XIX.
  • Os cuidados neonatais modernos surgiram na França, em 1880, com a invenção da incubadora, idealizada por Tarnier?
  • No século IX, o médico francês Pierre Budin, foi o primeiro a escrever um livro sobre lactentes nascidos de partos prematuros e classificou as crianças em pequenas e grandes para a idade gestacional, tendo, igualmente, sido considerado o pai da neonatologista.
  • Budin juntamente com Stéphane Tarnier foram os responsáveis pela organização da primeira consulta para lactantes.
  • Budin popularizou a alimentação artificial com leite esterilizado.
  • A ventilação pulmonar foi descrita pela primeira vez por Hoerder, em 1909.
  • Julius Hesse e Evelyn Lundeen, em 1922 (Chicago) preconizaram a manipulação mínima do recém-nascido, a lavagem frequente das mãos e o uso de indumentária adequada e específica na unidade de cuidados do recém-nascido.
  • Foi fundamentalmente a partir da II Guerra Mundial que os pediatras se dedicaram ao estudo da prematuridade.
  • O método de avaliação do estado do recém-nascido ao 1.º ao 5.º minuto de nascimento foi desenvolvido por Virgínia Apgar, na década de 50.
  • Foi na década de 70 que se assistiu ao aparecimento das unidades intensivas neonatais.
  • Foi na década de 90 que se popularizou a utilização do surfactante.
    Fonte: Nascer Prematuro (site Português)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *