Esta foi a minha maior dificuldade nos 138 dias em que o meu bebê ficou hospitalizado. Como conceber sair do hospital sem o seu filho nos braços? Deveria ser comparado a maior tortura que existe. O meu médico deixou que eu ficasse hospitalizada por 2 dias ao invés de apenas 1, como de praxe em partos normais, então passei os dois primeiros dias inteiros dentro da UTI com a Bella.
A hora de ir embora do hospital foi muito triste, é muito difícil se despedir e olhar para trás e ver o seu bebê dentro de uma incubadora de vidro, sendo cuidado por estranhos. Eu me despedia, saía, voltava e fazia tudo de novo. Mas busca-se forças e segue-se em frente. Pior do que sair do hospital é chegar em casa e ver que você largou tudo para ir para o hospital sem saber que seu bebê nasceria logo em seguida. O copo de leite ainda está na mesa de cabeceira e a calça de maternidade ainda está jogada em cima da cama. Aquela calça que você usava até 2 dias atrás e jamais imaginou que deixaria de servir tão cedo.
Mas não se desespere! Espere, se deixe desesperar sim! Chore o quanto quiser chorar, sinta pena de você mesma e se pergunte por que isso aconteceu com você e com o seu filho. Não segure o pranto e não deixe estes sentimentos ruins guardados, deixe que venham à tona para que assim você consiga voltar a UTI no dia seguinte para cuidar do seu bebê.Segurar o choro não é a melhor terapia neste caso.
Algumas dicas para você conseguir sobreviver a noite longe do seu filho:
* Peça para as enfermeiras contarem exatamente tudo o que aconteceu durante a madrugada, assim você se sentira mais a par da vida do seu bebê quando você está longe.
* Tire muitas e muitas fotos durante o dia, assim chegará em casa e terá imagens para ficar namorando a noite inteira.
* Divida os seus medos e angústias com o seu parceiro, deixe ele dar um ombro amigo a você.
* Faça do cantinho do seu bebê no hospital um pedaço do quartinho dele. No bom sentido e sem exageros. Leve um bichinho de pelúcia para ficar ao lado da incubadora (de preferência rosa ou azul, para os médicos sempre saberem se estão vendo um menino ou menina) e leve uma foto de você e de seu marido para colar no vidro para que o bebê possa ver vocês.
* Compre um diário bem bonito e escreva nele durante o dia. Sobre como o seu bebê está passando, o que você esta sentido,o nome das enfermeiras que cuidam dele durante o dia e a noite. Isso sempre ajuda e será uma lembrança bonita no futuro.
* Faça amizade com as enfermeiras!Elas são suas alidadas e as melhores amigas do seu bebê nesta fase difícil.