Moro no Canadá há 13 anos e, para quem não sabe, o Canadá é a terra das muitas facilidades para as donas de casa, assim como eletrodomesticos a preços baixos e mil e um produtos de limpeza para absolutamente todas as necessidades da casa, só o que falta por aqui é quem faça para gente, ou seja, no geral, nós mesmas temos que tomar conta da casa e fazer toda a limpeza.

Nestes 13 anos aprendi muito e já tive muito prejuízo ao lavar e cuidar das nossas roupas. Temos estas super máquinas de lavar e secar que são uma maravilha, ultra potentes, mas que tambem estragam as roupas se não tomamos alguns cuidados.

O maior problema que enfrentamos no sentido de lavar ( e secar) todas as roupas em casa, é vê-las encolhendo. Gente, nada me deixa mais maluca. Já perdi dezenas de roupas boas nestes anos de Canada, e tudo por culpa da secadora. Qual foi a minha solução?

  • Varalzinho

Eu não sou uma dona de casa exemplar, pelo contrario, tenho pavor de serviços domésticos, sou preguiçosa por natureza e sinto que nasci para ser dondoca, mas como tenho que fazer, tento fazer bem feito.

Aqui no Canada as casas no geral não tem área de serviço como no Brasil, portanto se você não quer secar as roupas na secadora, terá que comprar um varalzinho. Este foi a melhor opção que encontrei. Deixo ele no corredor ao lado da lavanderia (que é pitica, como podem ver na foto acima) e eu penduro todas as nossas roupas que sei que encolherão se colocadas na máquina, tais como:

  • Camisas
  • Camisetas
  • Camisetes (aquelas justinhas de tecido fininho)
  • Blusas de linha
  • Blusōes (que estragam a malha quando secados na secadora)

Por algum motivo calças não costumam encolher, então estas sim seco na máquina.

  • Lavar roupas em água morna ou fria

Se estou lavando roupas normais, nada muito delicado, ajusto a maquina de lavar para uma temperatura morna.

Roupas delicadas como cashmere ou sedinhas = água fria sempre

  • Saquinhos protetores

Uso saquinhos protetores para:

  • lingerie
  • Se nao quero que as meias sumam e acabem no buraco negro do ” 1 pé só”
  • Blusas de seda ou tecidos delicados
  • Peças de cashmere ou linha delicada

Os saquinhos protegem as roupas e evitarão rasgos ou bolinhas.

  • Quais os detergentes que uso?

Sou super fã dos PODS.

Tenho um qualquer para as roupas coloridas (não me ligo em marca de detergente) e uso o sem corante e cheiro para as roupas brancas.

  • Como cuido das roupas brancas?

Aqui em casa todas as toalhas são brancas, assim como lencóis, e eu adoro vestir roupas brancas assim como visto a minha filha tambem, ou seja, já tenho a minha técnica.

Detergente sem cor + vinagre = no caso de roupas mais delicadas

Detergente sem cor + “Clorofina” = se eu acho que os lençóis e toalhas precisam de um tira-manchas mais potente.

Se eu quero as roupas mais cheirosinhas eu uso as “pérolas” de cheirinho

  • Qual o tira-manchas que eu uso?

Ou o Resolve ou o Oxy. Os dois funcionam bem para manchas, desde que você consiga sprayar a mancha no mesmo dia, dias e dias depois dai não tem milagre que resolva.

  • Secando as roupas na secadora sem elas darem choque depois

hahaha Nada como le var choque ao tocar numa roupa a recem saida da secadora. Uso 1 toalhinha daquelas proprias para a secadora, como há 2 fotos acima (na caixinha de ursinho)

Moral da história:

Todo este sistema que criei é em função da quantidade de roupas que perdi ou por encolherem, ou por arrebentarem na maquina ou por criarem bolinha e ficarem duras como pedra. Eu não gosto muito de comprar roupas e quando compro eu faço questão que elas durem, fico indignada se perco roupa boa pois não sabia cuidar delas direito.

Agora já criei meu sistema e consigo lavar roupas delicadas como aquelas que a etiqueta diz LAVAR A SECO. Lavo com a temperatura gelada e coloco o ciclo delicado, e depois penduro no varalzinho. Lavo casacos pesados de lã do mesmo jeito, saem limpos e sem bolinhas, enfim….aprendi aos trancos e barrancos.

 

 

2 Comments on Vida Simples: Cuidando das Roupas da Casa

  1. Kaline
    04/02/2017 at 8:40 am (9 months ago)

    Obrigada!

    Reply
  2. Polly
    04/02/2017 at 7:54 pm (9 months ago)

    Nossa tava com esse problema aqui em casa! Vou ter que comprar o varal ou ficamos sem roupa rsrs
    Obrigada pelas dicas! ????

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *