kumon

Sabe quando você nunca ouviu falar sobre algo, daí um belo dia finalmente ouve e dai nao pára de enxergar e ouvir sobre o assunto? Pois é, Kumon foi assim para mim. Já tinha visto o logotipo da marca por ai, mas nunca tinha parado para pensar sobre o que era, visto que o logo em si não diz do que se trata.

Quando a minha filha estava quase completando a primeira série, a professora expressou a necessidade de praticar mais a leitura em casa (o que já fazíamos), mas comecei a conversar com amigas e descobri o Kumon. Uma delas (oi Dani!) me disse que o marido fez Kumon e ele fala que mudou a maneira como ele raciocina. Já outra amiga (oi Glaucinha) me disse que tem um familiar com os filhos no Kumon, desde bem pequenininhos em idade pre-escolar até séries mais avançadas. Dai descobri que um amigo próximo nosso tambem tem sua filha de 8 anos fazendo as aulas, assim como outras pessoas que cruzei por ai depois disso. Parece que uma vez você descobrindo algo, o universo começa a mostrar que não é somente você que precisa de ajuda.

f630d9_a7d0365c7ca532dce1c58d46b5b3d7e1Fiz uma breve pesquisa no Google, só para entender que tipo de ‘aula particular” o Kumon é, e contatei a escola mais proxima, felizmente ha apenas 10 minutos de casa e ha 5 minutos da escola da minha filha. Tive uma reunião com a diretora da escola que me explicou com muita calma como esta filosofia funciona, pois eu queria ter certeza que não seria muito estressante para a minha filha (que tem apenas 7 anos).

Acredito que com o ingresso na escola aos 5 anos de idade (aqui no Canadá), a criança já tem uma profunda mudanca na sua rotina. Não só apenas nos seus horários, mas no fato do tempo de brincar ser bruscamente diminuido, assim como nas expectativas depositadas na crianç

a. Meu principal objetivo hoje é permitir que a minha filha tenha tempo de brincar depois da escola, acho importante este equilibrio, portanto a tirei de outras atividades extra-curriculares no momento, para que ela possa focar na escola e no Kumon, assim como chegar em casa cedo da tarde e poder brincar.

Como funciona o Kumon?

  • Que materias ele ensina?

escolakumon-logo

Leitura e Matematica.

Segundo a filosofia Kumon, se voce sabe usar a linguagem e os conceitos de matematica, voce pode aprender qualquer materia. Estas duas sao a base de tudo.

No Canadá, onde moro, só ensinam matematica e ingles, mas no Brasil há a opção de se optar pela lingua portuguesa ou inglesa.

  • Você precisa levar seu filho na escola Kumon?

Sim, duas vezes por semana.

  • Voce precisa fazer as duas materias ou pode fazer apenas uma?

Poderas matricular seu filho em leitura apenas (que em outros paises eles chamam de Ingles, aqui chamam de “reading”) ou matematica, ou os dois.

Segundo a filosofia Kumon, se voce quiser matricular seu filho cedo, o ideal é que ele faça as duas materias juntas, inicie a jornada Kumon com as duas bases do aprendizado.

  • Qual a duracao de cada aula?

Se seu filho fizer as duas aulas juntas, eles chamam de “bloco”. Cada materia tem 30 minutos de duracao, portanto eles sugerem que voce marque um “bloco” de 1 hora. Se só fizer 1 matéria, a aula será de apenas 30 minutos.

  • Como a “aula” é dada?

A filosofia Kumon estimula a crianca a trabalhar sozinha. Logo que inicia as aulas e está aprendendo a trabalhar dentro do metodo Kumon, a crianca sentara em uma mesa para 2 alunos (geralmente da mesma idade) e tera uma professora durante toda a duracao da aula.

Cada crianca tera uma pequena bolsinha onde guardara as suas atividades. Estas atividades funcionam assim, o metodo acredita que a crianca tem que praticar todos os dias para aprender e ela tera 5 apostilas para fazer por semana. Em dia de aula a crianca nao faz dever de casa, mas nos outros 5 dias deve fazer, inclusive sabados e domingos.

Cada dever de casa ( seja da aula de matematica ou da aula de “leitura”) é iniciado com a criança escrevendo o seu nome na capa, e cabe aos pais anotar o dia e o horario que a crianca iniciou o dever. Ao acabar, os pais devem anotar que horario a crianca acabou, pois com o tempo de duracao que a crianca levou para finalizar a atividade, os professores farão as avaliacoes. Presume-se que quanto antes uma crianca termine a licao, mais ela domina a materia.

No geral Bella termina a atividade de “leitura” em 10-12 minutos, mas a de matematica, como é muito extensa (muitas paginas) ela varia entre 30 minutos e 45 minutos. O ideal seria terminar em 30 minutos, mas dependendo do tempo em que ela se distrai, pode ir mais longe (kkk).

blogger-image-1074728579

  • Como eles avaliam em que nivel a crianca iniciara?

Eh feito um teste de nivelamento e no geral, pelo que ouvi da propria diretora e de amigas com filhos no Kumon, eles preferem iniciar a crianca em 1 nivel anterior ao que a crianca ja sabe, para que a escola tenha certeza de que a crianca aprendeu 100% o “nivel” que ela sabe naquele momento.

A dona-diretora da escola Kumon da minha filha, tambem é professora do ensino fundamental aqui em Vancouver e ela disse que ainda trabalha alguns dias por semana na escola publica para ter nocao do curriculo que esta sendo ensinado. Ela comentou que, no Canada ao menos, a maneira como as aulas sao hoje estruturadas, a maneira como o curriculo esta sendo ensinado, assim como a capacidade fisica da sala de aula ( com 22 alunos por professor), dificulta que todos os alunos aprendam no mesmo nivel que o curriculo exige. Ha quem aprenda super bem e muito cedo no ano escolar e ha quem aprenda mais devagar e acabe ficando a dever na assimilacao correta de todas as atividades ensinadas. Dai neste caso, entra a proposta do Kumon.

A minha filha por exemplo, ja sabe ler, mas ela ainda não está lendo no nivel que o curriculo escolar estipulou como o correto para a idade dela. A professora mesmo disse que esta analise da velocidade que a crianca deveria estar lendo aos 7 anos de idade é muito subjetivo, mas como ela trabalha para o sistema de ensino e ele tem seus numeros e nivelmentos, acaba-se criando esta pressao em cima da crianca.

Bom, voltando….a ideia do Kumon é que a crianca aprenda a ler e a matematica de maneira 100% correta desde bem no inicio. Entao se eles sentem que a crianca pode aprimorar alguns aprendizados anteriores, eles voltarao um pouco para a crianca exercitar um pouco mais.

  • Como organizar os deveres de casa do Kumon?

14731203_1272410926123214_3420597436590166898_n

Uma vez com o nivel certinho, a criança recebera uma “pilha” de deveres de casa, dentro da sua bolsinha. Eu faco o seguinte, quando recebemos todos os deveres da semana, o que acontece na primeira aula da semana,chego em casa e grampeio cada apostila, pois ela meio que se separa ( se nao grampear a Bella tira folhinha por folhinha) e anoto o dia da semana que ela devera fazer cada uma. Assim quando chega a hora de sentar, voce nao precisa ficar pensando qual a atividade que tem que fazer, ela é gradativa, nao podes fazer uma adiantada antes das outras.

  • Incentivo a criança: Kumon Dólares
14718767_1273686052662368_4903188962941914072_n
Bella com o coelhinho que comprou com seus dólares

Uma coisa bem fofa que o Kumon tem é um programinha de incentivo para os pequenos. A cada x semanas (terei que perguntar para a minha filha, ela sabe dos detalhes) eles ganham Kumon Dólares pelo trabalho “duro”….e estes dolares sao usados na “lojinha” Kumon. Um dia por mes a escola fará uma lojinha com itens como lápis, adesivos, pequenos brinquedinhos, jogos maiores e mais caros, e a criança terá seus dólares para gastar na lojinha. Ela poderá ou usar os dólares que acumulou até ali para trocar por um brinquedinho menor, ou economizar bastante e trocar por brinquedos-jogos maiores e mais caros.

Cada vez que Bella ganha seus dólares ela fica maravilhada, passa contando e recontando as notas, muito fofo de ver.

  • Os beneficios da filosofia Kumon para a criança

Novamente, a minha experiência Kumon se dá através da minha filha de 7 anos, cada familia tem sua propria experiencia, mas compartilharei com voces a minha.

No que o Kumon beneficia a criança?

DISCIPLINA:

A criança terá deveres de casa para fazer todos os dias, ela marcará o horário que começou e acabou e sabe que todo dia é dia de dever de casa. A minha filha nunca tinha trazido dever de casa da escola até agora, ela vai para a escola pública aqui no Canadá e está na segunda série. As atvidades que a escola manda para casa são livros para ler com uma lista para ela anotar que livro leu. Quando ela iniciou o Kumon foi a sua primeira experiencia com dever de casa e no inicio foi dificil. Ela não entendia, tinha preguiça, ela uma coisa anormal na rotina dela, mas hoje meses depois ela sabe exatamente o que fazer, a hora que tem que fazer e sabe que a ideia das atividades é faze-las o mais rapido possivel.

14725686_1272410892789884_8537412110964689666_n

A filosofia Kumon prega que se a criança efetua uma atividade rápido, ela domina o conteudo e tem condições academicas de fazê-lo em poucos minutos, quando que se ela demora demais é por que esta tendo dificuldades com o conteudo.

“APRENDER” SOZINHA:

A filosofia Kumon estimula a criança a tomar seu aprendizado nas mãos, a tentar sozinha, sem precisar do professor pressionando para ela fazer suas atividades. A criança aprenderá o básico tão bem, que a cada novo desafio ela terá condições de desvendar os exercicios sozinha. Se por ventura precisar de ajuda, o professor estará la para atendê-la e mostrar o caminho certo. Mas a habilidade de tentar sozinha antes já estará enraizada nela.

A PENSAR FORA DA CAIXA:

A filosofia Kumon prega a mudança no raciocinio da criança. Justamente por ter aprendido a trabalhar de maneira mais independente, a criança usará recursos acadêmicos diferentes, mais criativos, para alcançar o resultado esperado.

Conversando com uma amiga ( Oi Dani!), ela contou que seu marido que fez Kumom quando criança (ou qdo jovem), fala que seu raciocinio mudou totalmente depois de iniciar o Kumon.

  • Existe um lado negativo?

Há criticas grandes quanto a repetição do método, e é verdade, as atividades são extremamente repetitivas, o que as vezes causa cansaço nas crianças, mas a nossa experiencia até agora tem funcionado super bem, pois Bella vem aprendendo super certinho, ela mesmo fala orgulhosa agora “mamãe, eu sou boa de matematica, eu sei fazer tudo isso.”

Eu percebi mais resistencia da minha filha no primero mes de aula, agora ela está acostumada, criamos uma rotina, e ela sabe o que esperar. E quando ela cansa eu converso com ela sobre ” se esforçar”, que nem sempre podemos brincar o tempo todo, que agora que ela está na escola é importante que ela foque nos estudos o máximo que ela conseguir, com todo o foco possivel para uma crianca de 7 anos, para ela acabar os deveres rapido e poder brincar.

 

A minha idéia é usar este post futuramente tambem, apenas atualizando as nossas descobertas.

Eu como mãe vejo o avanço acadêmico que minha filha está tendo e vejo que o investimento financeiro e de tempo, de leva-la duas vezes por semana + ajuda-la

 

1 Comment on Kumon é para meu filho?

  1. Marlene
    19/10/2016 at 7:27 pm (5 months ago)

    Esse post caiu do céu!!! Tenho procurado informações sobre o assunto ha algum tempo, mas nada tão claro, obrigado por compartilhar.
    Minha filha acabou de completar 10 anos e tem déficit de atenção/concentração, faz terapia com fono e melhorou bastante, está para concluir o tratamento. Várias pessoas me indicaram o Kumom para ajudar no seu processo de aprendizagem. Já pesquise escola na minha cidade, inclusive, mas estou adiando para quando ela sair da fono.
    Eu também não quero sobrecarregá-la de atividades, ela ainda brinca. E tem o fator “custo” (que vc não mencionou no seu post).
    Minha dúvida é se ela vai gostar, vai fazer por prazer… será??? Ainda mais tantas tarefas… e mais as da escola!!
    Vou acompanhar o post. Bjão

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *