Em dias em que o consumismo e o interesse cada vez mais precoce com beleza e fashion, nada melhor do que colocar um belo uniforme em seu filhote e tentar empurrar ao máximo esta fase de mini-adulto que eventualmente chegará. Vemos meninas pequenininhas vestindo roupas de mini-adolescente, e pior do que a roupa em si é a atitude adulta que a criança mostra, tentando se elevar ao significado daquela roupa de gente grande.
Aqui em casa temos, não sei como, uma mini fashionista, e eu sinceramente não entendo daonde veio o interesse, pois eu sou a antagonista fashion: minhas roupas são todas iguais, todas com a mesma cor, todas bem chatinhas, pois eu não me ligo em moda. Não assisto televisão aberta na frente da minha filha, ela não vê propaganda, não tenho amigas super fashion que ela possa ver e se inspirar, então o seu interesse precoce me deixa de cabelo em pé. Este post foi escrito em 2013, estou apenas re-postando, e este interesse fashion já diminuiu bastante. Mas embora ela tenha sim roupinhas bonitinhas e moderninhas, eu JAMAIS visto minha filha como uma mini-adulta.
Lojas de renome como Baby Gap e H & M às vezes se mostram totalmente sem noção, com coleções para lá de bizarras como por exemplo, mini saia e coletinho de couro para bebês. Peralá ne? Acho o fim! Várias vezes vi jaquetas de couro muito “fofas” para crianças e até fiquei balançada querendo comprar para a minha filha, até que um sopro de sanidade passou por mim e me dei conta, aquela jaqueta fofa em miniarura seria boa para mim, não para ela, e coloquei a peça de volta na ara.
E na escola, como tentar controlar esta onda do consumismo fashion?
Não sei, só sei que a única coisa que me vem a mente é o uniforme.
Pinterest
A minha pimentinha irá para uma escola pública, que não tem uniforme, portanto eu terei que fazer um uniforme eu mesma. Fazer não né? Comprar peças que tenham cara de uniforme escolar.
Acredito que qualquer cidade tem opções em conta para você montar um uniforme para seu filho, sempre lembro da loja Barriga Verde de Porto Alegre, que vendia camisetinhas brancas básicas para todas as idades, então falta de opção não é impecilho, se você quer criar um uniforme, basta procurar com um olhar clínico.
Aqui peças que estão a venda por aqui nesta época de início de ano letivo:

Seja gola redonda ou pólo, uma camiseta bem simples (porém limpinha, óbvio) de uma cor só pode fazer as vezes de uniforme.

 

Já comentei com vocês que eu A-M-O a loja Old Navy para crianças, é a minha favorita. Mais do que GAP, Gymboree e Children’s Place. Fica ali ali com as roupas da H & M, mas o diferencial da Old Navy na minha opinião é que as roupas tem cara de conforto, sabe? O algodão é super macio, as roupinhas priorizam o conforto da criança, mais de babadinhos, plissados e tutu, como outras marcas.

 

Até os vestidinhos da marca são lindos, chiques e confortáveis.

Amei as cores da coleção Back to School desta loja, pois são bem simples e femininas, sem serem exageradas.

Dá para aguentar o vestidinho caramelo acima?
Gente, com uma meia 3/4, uma camisa de botão por baixo e um cardigãzinho, o cúmulo da “chiqueza”.

Se você mora em uma cidade com temperaturas frias, o cardigã de linha é a pedida, pois a criança poderá vesti-lo dentro da escola se quiser, sem ficar muito quente ou pesado. Aqui no Canadá temos calefação mas faz frio na rua, então as crianças são obrigadas a usar aqueles casacos gordos por cima, mas dentro da escola cai bem um casaquinho.
Eu sou apaixonada por casaco de trico como o acima à esquerda. Aquele trançado tem muito cara de “Canadá” para mim, adoro.

 

Sempre cruzo com camisas para vender para criança, mas até hoje nunca comprei para a Bella usar assim diariamente, mas acho que eu já tenho olhos para a época escolar da Bella, não mais a fase de bebezona. Minha menina está crescendo e agora poderemos comprar umas roupinhas mais formais para ela usar, quando pequena não tinha porque.

 

 

Países de clima frio sempre tem as meias mais lindas e de melhor qualidade do mundo!
Se a sua filhota usar saia, precisará de uma meinha bonita, então capriche em uma meia de boa qualidade. Às vezes pagar 5 reais-dólares a mais faz toda a diferença, nada pior do que avar uma meinha 2 vezes e já ver que ela ficou feia.
E o sapatinho?
Adoraria dizer que vestirei a Bella com aqueles sapatos fofos de couro preto, mas não, conheço minha filha.
Ela usará tênis All Star básico mesmo.
Hoje ela tem este preto e adora, é bem macio e confortável, fácil de fechar o velcro e fica neutro com qualquer visual.

 

 

E o cabelinho?
Olha, sou neurótica, minha filha está sempre muito bem penteada, para mim a roupa pode ser velhinha e tudo, mas se o cabelo estiver penteado a criança tem carinha de bem cuidada pelos pais.
Faço muita trança, rabinho de cavalo, prendo em cima atrás e hoje gostamos do visual “enroladinhos da Princesa Leah de Star Wars”.
Adorei este look fofo, fácil de fazer e que se bem amarrado, não desmanchará durante o dia.

 

Mas e quanto aos meninos?

Vamos lá:

O mesmo vale para os meninos, embora eles não sejam pegos de jeito como as meninas no quesito consumismo-fashion.
O mesmo vale para os meninos, camisetas lisas sem aqueles desenhos chamativos na frente.
Seria assim ao menos que eu vestiria meu filho.
Menos é mais, sempre, até para criança.

 

Bota a mão aqui quem ama ver menininho com casaco estilo time de futebol americano?
Coisa mais fofa do mundo.
Já o cardigã e coletinho são clássicos que esquentam e deixam o menino com carinho de gentleman.

 

E nos pés?
Tênis estilo sapatênis são sempre bonitos e confortáveis. A não ser, claro, no dia de educação física.
E o cabelinho?
Nada mais charmoso no MUNDO, do que um menininho de gel, né meninas?
Pinterest
Minha filhota só iniciará a escola em setembro do ano que vem, portanto estou estudando desde agora onde acho o que, em que loja, para quando o ano que vem chegar e as coleções de Back to School, eu já saberei onde achar as peças que eu quero para a minha “estudante”.
Minha idéia é comprar umas 3 peças de cada de cada cor para dar tempo de lavar e secar durante o inverno. Assim não precisarei me preocupar com mais nada, só um bom casaco de inverno, pois o uniforme será o mesmo dia sim, outro também.

Por curiosidade para quem mora nos EUA e Canadá:

Old Navy e Children’s Place tem coleções Back to School a preços super honestos.

 

 

4 Comments on Uniformizando a vida escolar

  1. Adriana
    11/09/2013 at 4:36 pm (4 years ago)

    Acabei de comprar 2 calças tipo cargo com elástico ajustável na cintura pro Sapinho na Children's Place. Normalmente não passo por lá, mas dessa vez me deu um estalo e resolvi checar. $18 cada, o preço original é $25 – promoção de "Back to School". Camisa simples, sem estampa, por incrível q pareça não é fácil encontrar. Ou é polo, ou tem estampa. Até hoje as únicas camisetas simples e lisas q encontrei foram na Gap.
    Eu sou a favor do uniforme. Por mais q vc tenha a obrigação de ter uniforme suficiente em casa, limpos e passados, eu ainda acho q é uma dor de cabeça q evita outra maior ainda. Entende? Todo mundo igual! Ninguém é melhor ou mais "fashion" do q ninguém. Afora q no final das contas, por mais q se gaste comprando uniformes q serão usados somente na escola (ou nao! pq até hj eu visto o Sapinho com o uniforme da Maple Bear qdo é pra brincar no jardim, fazer arte ou culinária), vc acaba economizando com roupinhas pra eles.
    Adorei o post de hj e o de ontem!
    Saudades!
    Beijocas, Adri

    Reply
  2. Carolina
    11/09/2013 at 7:12 pm (4 years ago)

    Rita, me derreti com as fotos das roupinhas!
    Concordo com vc que criança deve se vestir como criança, algum detalhezinho mais fashion deixa o visual irreverente, é charmoso. Mas deixar uma criança como um mini adulto não rola mesmo. Mas sabe uma coisa que acho fofa em criança? Quando vejo pai/mãe e filho/a pequenininho usando um tênis ou camisa igual! rsrsrs
    Mas o papo aqui é uniforme, eu nem sabia que nas escolas públicas daqui não tem.. mas adorei as opções que você apresentou! Bjos

    Reply
  3. Pâmela
    21/10/2013 at 3:34 am (4 years ago)

    Em meio a tantas coisas que detesto no sistema brasileiro de educação, o uniforme é a única que me agrada quase completamente (chata eu hein!)

    Detesto essa coisa de competição e comparação, é quase inevitável né, mas um uniforme é algo que é bem prático e diminui!!! Tudo bem que aqui nem sempre acertam no tecido, mas tá valendo rsrsrs O único ponto negativo é que o valor de uma peça de uniforme é mais cara do que uma peça daquele mesmo tipo de roupa "comum". Nada é perfeito né?!

    Bjosss

    Reply
  4. Izabel
    29/08/2016 at 6:20 pm (1 year ago)

    Rita, eu discordo da questão das roupas. Não vejo diferença entre uma jaquetinha de couro e um cardigan de linha, ou uma camisa branca e um colete, por exemplo. Acho que o que as diferencia é apenas o gosto de cada um, pois todas essas peças seriam usadas por adultos e não ficam necessariamente impróprias nas crianças. Mas é apenas minha opinião e estou comentando sem nenhuma intenção, pois no fim das contas acho muito justo que cada pai decida o que prefere pros seus filhos! Eu, particularmente, adoro vestir meus filhos como homenzinhos e não gosto de roupas com ursinhos, super heróis e afins, rs. Beijos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *