walking-shoes-530

É de pouco em pouco que começamos e mantemos uma vida saudável. Este ano alguns problemas de saúde da família abriram nossos olhos para a importância de uma vida saudável. Infelizmente as vezes precisamos aprender da maneira mais dificil. Acredito que dieta, perda de peso e ser fitness não são “abre olhos” suficientes para você mudar seu estilo de vida, mas quando você vê alguém que você ama em uma situação dificil, daí sim a ficha cai do quanto a vida é frágil, e o quanto nosso corpo é de fato nosso templo.

Aqui em casa já faz algum tempo que temos cuidado da saúde, durante a semana não comemos bobagem, e para isso….não compramos bobagens, afinal, quem tem chocolate, biscoito e sorvete em casa sempre acaba comendo. No final de semana nos permitimos jantar fora e comer umas coisinhas boas, mas com moderação e em quantidades menores. Isso sim tem sido uma grande mudança por aqui, diminuir as porções.

Não, eu não vou me render a moda de pedir hamburguer sem pão no meio de 2 folhas de alface e nem muito menos bolo de aniversario sem gluten, sem lactose, sem açúcar e sem gosto. Desculpem aí, se vocês me virem comendo isso um dia, por favor me internem. Mas não custa maneirar nas porções, certo?

41ee20f5f715d7272c2a04546822bb25Bella é uma menina super saudável e as vezes até dou risada. Um dia destes comentei que ia pedir tele entrega para a janta e ela disse: ” Tudo bem , mas antes me dê por favor uma cenoura de aperitivo.” Já outro dia falou bem séria: “Estou com vontade de tomar alguma coisa, tu poderias me dar um copo de água bem gelada, com limão e muito gelo?” hahahaha

Nós temos um carro e sou eu quem dirijo durante a semana a trabalho, meu marido caminha até o seabus (barca que atravessa o mar de North Vancouver para chegar até downtown, onde ele trabalha). Já eu e Bellinha usávamos o carro de manhã cedo para ir a escola e eu aproveitava para fazer compras para a escolinha e outras tarefas que eu precisava cumprir. Mudamos nossa manhã e hoje nós duas caminhamos até a escola. São em torno de 6 ou 7 quadras ladeira acima, e tenho conversado com a Bella que embora seja cansativo, logo cedo da manhã, estamos exercitando nosso corpo para ter mais energia. Ela as vezes reclama, mas nós seguimos firme ladeira acima.

Aproveito para curtir as ruas lindas de Vancouver.

13244608_1155724284458546_6329057110639331787_n 13256184_1155724291125212_73695282982086575_n

Depois de largá-la na escola, emendo a caminhada por mais 40 minutos, e tenho feito isso todos os dias. Ontem teve uma garoa e fomos mesmo assim, quase morri de orgulho de mim mesma. Eu sempre fui magra, inclusive com tendência a emagrecer demais, portanto perder peso nunca foi motivação para mim e isso até prejudicou este foco no exercicio, mas hoje mudei o pensamento e faço para a saúde. Não tenho planos de virar guru fitness, nem ficar musculosa, pelo contrário, só quero cuidar de mim e ter mais energia.

  • Dizem os entendidos que uma pessoa considerada ativa precisa caminhar 10.000 passos por dia.

Eu mudei a minha rotina para conseguir caminhar, poisando muito de carro para dar conta do tanto de afazeres que tenho da escolinha + levar e buscar Bella na escola. Hoje caminhamos até a escola e de lá extendo minha caminhada por mais 45 minutos. Somando a ida a escola diria que só de caminhada de manhã faço 1 hora. Prefiro caminhar na rua do que na esteira.

1 hora de caminhada dá em média 5.000 passos. Dai o resto dos 5.000 passos só caminhando durante a tarde + tardinha. Não pe fácil caminhar 10.000 passos por dia, Deus meu!

  • O mínimo de exercício por semana?

Parece que 150 minutos de exercicio por semana são suficientes para você baixar o risco de doenças crônicas e Diabetes 2, por exemplo.

  • Ensinar as crianças a serem ativas

Pois é, se os pais não forem, as crianças não serão, e vou confessar aqui que eu nunca fui muito ativa não. De novo, sempre fui magra, portanto sempre faltou aquele estímulo extra. Hoje entendo a importância de cuidar do corpo e estou passando isso para a Bella. Não para ela ser neurótica, mas para entender que somente ela pode cuidar da saúde do seu corpo: se alimentar bem e se movimentar. Temos feito esta caminhada matinal juntas além de nos movimentarmos, podemos conversar no caminho.

 

1 Comment on Quantos passos por dia?

  1. Wera Correa
    21/05/2016 at 11:17 am (3 years ago)

    Parabéns pela iniciativa. Depois de ser assaltada com revolver na cabeça parei de caminhar na rua. Hoje, decorrido 1 ano, estou sentindo os reflexos da minha decisão. Me sinto “atada”, ofegante a cada poucos passos que dou. Mas, já tomei uma decisão. Voltarei a caminhar e procurarei um medico para um check up. Caminhar faz bem em todos os sentidos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *