4b628ce358161b0de9658f006f02bd05

Ô meus sais, nem sei por onde começar. Fico com o sangue fervendo!

Esta semana o tradicional colégio Anchieta, de Porto Alegre, foi palco de um protesto de estudantes (meninas) contra a proibicao de shorts na escola. O bafafá viralizou, como absolutamente tudo atualmente, e as meninas estão sendo duramente criticadas por um monte de coisas:

  • O Brasil está em crise…..você vai protestar contra a proibição do uso de shorts?
  • Sua escola tem uniforme…..você vai protestar contra a proibição do uso de shorts?
  • Você está desrespeitando as regras da moral e bons costumes
  • A cidade está sofrendo com a #crisenasegurança….você vai protestar contra a proibição do uso de shorts?

Gente, párem, apenas párem.

Há, talvez, um pequeno lapso no timing do protesto, mas eu não estou entendendo toda a destilação de raiva e veneno contra meninas que sim, são jovens de 14-15 anos, que sim, vivem no seu mundinho adolescente e que sim, querem ter o direito de usar shortinho. Meu caro, você era igualzinho quando tinha 15 anos.

Rebobina a fita a vamos conversar sobre 20 anos atrás:

1994, a Rita de 15 anos de idade que vivia em Porto Alegre, também gostava de andar de shortinho e sim…..andava de shortinho de fato. Assim como mini saia xadrez e meia 3/4, moda na época. Vestia mini blusa, assim como vestidinho curto e justinho. Há 20 anos as meninas podiam se vestir como meninas, podiam “ousar” com suas roupitchas curtas e justas e ninguém as culpava por isso. Não bastasse, elas podiam sair na rua desfilando sua juventude e beleza sem medo de serem atacadas por homens nojentos que não sabem o seu lugar. Usávamos nossas roupas próprias para adolescentes sem medo de passarem a mão na gente ou gritarem fiu fiu de maneira vulgar e descabível no meio da rua. Há 20 anos  os homens eram mais respeitosos, hoje sabemos que não.

Pergunte para a sua mãe como ela se vestia na década de 70, e a resposta será : saia curta e shorts no verão.

Em que momento meninas de 14, 15, 16 anos foram proibidas de se vestir como meninas? Em que momento os meninos da escola podem andar livremente de bermuda e shorts nos 40 graus de Porto Alegre e as meninas não? Em que momento parou-se de respeitar a vontade das meninas, quando esta vontade era respeitada lá nos anos 60 e 70?

4f2ae0ddb742f530114ee47686383050

Por quê e como a sociedade regrediu a este ponto?

Obviamente podemos argumentar que as meninas, de classe média, não tem mais nada para fazer da vida, a não ser estudar, é claro, não querem e não sabem respeitar as regras do uniforme da escola e estão levantando a bandeira do shortinho quando poderiam estar levantando a bandeira contra a fome na Africa.

Quanta hipocrisia!

Não gosto de criticar o Brasil pois moro no exterior há 12 anos, me sinto um pouco sem moral para criticar, mas as vezes dá vontade de gritar ao mundo: TE LIGA BRASIL!

A briga do shortinho não tem nada a ver com o shortinho em si, ou com as meninocas classe média lutando contra uma coisa superficial, tem a ver com a regressão aos direitos que cada dia mais estão sendo tirados das pessoas: daqui a pouco as meninas serão obrigadas a vestirem calça jeans e moleton em pleno 40 graus de calor, para não “tentar” os tarados na rua.

Enquanto o mundo tenta resgatar os direitos da mulher, a igualdade entre os sexos, as estudantes de Porto Alegre estão sendo apedrejadas por quererem usar shorts na escola. Se você critica as meninas de hoje, você esqueceu que quando você tinha 15 anos, você usava shorts e sainha com o seu uniforme. Era seu direito, você não precisava protestar contra isso.

Esta viralização raivosa contra estas meninas é mais uma prova da sociedade machista que o Brasil está vivendo, ao invés de criticarem os homens machistas que assoviam para as garotas de apenas 14 anos, criticam as adolescentes que só querem viver a sua adolescência da mesma maneira que eu e você vivemos……de shorts no verão de 1994.

Vá fazer panelaço na janela do seu prédio contra o governo!

Vá as ruas fazer passeata contra a crise!

(… sigo não vendo ninguem protestando contra a fome na Africa.)

Lute pelo que você quiser, agora,  quando der vontade de massacrar virtualmente meninas de 14 anos que só querem usar a mesma roupa que os meninos de sua idade estão usando, lembre-se que você tinha este direito, mesmo quando sua escola tinha uniforme. A única diferenca é que a sociedade brasileira está tão machista, que fazem 2 décadas que você esqueceu que o shortinho era aceito nos anos 60,70, 80 e 90.

** Apenas complementando: quando defendo o uso do shortinho, me refiro ao shorts curto porem elegante, e não aquele que mostra a polpa do bumbum e mais parece fio dental. Não, este eu não defendo. É preciso “semancol” para saber que há momento para tudo, o short que você usará na escola não será o mesmo short que você usará na beira da praia, tá “miga”? **

 

4 Comments on Sobre a polêmica do shortinho

  1. Karina
    28/02/2016 at 1:58 am (2 years ago)

    É só usar bermuda. Aqui em SP tem essa opção, tanto na capital como no litoral. E eu usava quando morava no litoral. Terminei em 98 até. E trabalho em escola pública e bermuda pode. Acabaria o problema. Não precisa ser shortinho, não é verdade?

    Reply
  2. Jorge L. Morais
    28/02/2016 at 3:38 pm (2 years ago)

    Tá bom, mas agora eu te pergunto, quem irá limitar o tamanho do shortinho para elas?
    Se estão fazendo toda essa bagunça pra não usarem bermuda (que é liberada) para usar “shortinho”, o que acontecerá quando grande parte delas forem com “micro short” e alguém barrá-las?

    Reply
  3. Rebeca Lara
    01/03/2016 at 4:24 pm (2 years ago)

    ? Amei essa post Rita ! Vejo as fotos da adolescência da minha irmã mais velha,usava saia e blusa mostrando a barriga, e naquela época isso era normal. E agora as mulheres prece que são culpadas se algo acontecer com elas ! Acho que o Brasil está regredindo em alguns aspectos em vez de evoluir ! Beijos Rita

    Reply
    • rita
      15/03/2016 at 2:46 am (2 years ago)

      Re desculpa o atraso em responder teu comentario.
      É neste aspecto que eu me pego, o que podiamos ha 20 anoas atras, nossas meninas nao podem fazer hoje.
      Tb condeno se o short for micro com bunda de fora, mas se ele for um short normal, porque nao? Usavamos na escola lá ha 20 anos atras, acho que o povo esqueceu.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *