Dote-too-much-grandkid-physical-appearance-Your

Qual a importância dos avós na vida dos netos?

TODA!

Esta matéria retrata super bem a importância dos avós e como desde os primórdios da história a influência deles é positiva para a evolução da “tribo”.

Eu tive a sorte de ter avós maravilhosas e guardo lembranças muito especiais das duas.

Lembro da minha avó Odila me ajudar com a tabuada na mesa da sala com palitinhos de dente, e isso deve ter acontecido quando? Quando estava na segunda série? Lembro de sentar na sala na sua cadeira de balanço e me balançar com seu gato no colo enquanto ela fazia lanche da tarde para mim ( e para os primos). Não lembro bem em que momento isso acontecia, se era nos finais de semana, ou no final do dia, mas lembro como se fosse hoje. Já a minha avó Baba fazia pão na cozinha de casa, e lembro dela me dar parte da massa para eu brincar de “massinha de modelar”. Lembro dela cortar uma rosinha do seu jardim e me dar antes de ir para casa, todos os finais de semana que a visitavamos. Lembro que ela fazia uma sobremesa chamada “espuma de sapo ” (hahaha),uma delicia com leite e clara de ovos e sempre tinha o creme de uva para colocar por cima pois toda a familia gostava. Ela sempre tinha um docinho que nos dava escondido também, e era o máximo.

Things-Grandparents-Should-Never-Do

A relação entre neto e avós é muito especial, ele formam um time muito único e interessante. Este time não visa desmerecer o esforço dos pais, ou desrespeitar suas regras, mas sim estreitar esta relação tão especial entre o avó e o filho do seu filho, ou seja, filho com açúcar. Eu já vou levantar a minha bandeira aqui, que um dia quando eu for avó – e torço muito para um dia ser – eu serei a avó mais babona, coruja e apaixonada do mundo. Vou querer ajudar a minha filha a criar os seus filhos, pois será uma alegria dupla viver esta fase da vida com eles.

Infelizmente, porém, alguns pais atuais andam contra os avós 🙁

Levante a mão você que já implicou com o avó do seu filho. Levante a mão você que não só anda implicando, mas como anda desmerecendo a experiência de vida dos seus pais. É muito triste chegar a esta idade e perceber que a nova geração não valoriza em nada a experiência de vida de um familiar mais velho.

Eu estou há anos luz de ser perfeita, minha mãe já diria isso, sou resmungona,  mal humorada e pavio curto, mas eu sou a primeira a levantar a bandeira que alguma coisa está errada com a nossa geração. Não sou cega para o que vejo. Nós não chegamos aqui sozinhos, chegamos aqui com a ajuda e suporte dos nossos pais, avós e tios, mas nós estamos privando os nossos próprios filhos deste crescimento tão rico e importante. É impossível você criar sozinha um filho ajustado e feliz, você precisa de ajuda e esta ajuda tem que vir de diferentes pessoas, com diferentes “backgrounds”, diferentes idades, para dar uma visão de vida maior e mais rica para as crianças.

Infelizmente nossa família mora longe, e na maior parte do ano somos só nos três aqui em casa, mas por isso eu me cerco de amigos maravilhosos que estão me ajudando a criar a minha filha. Bella chama todos os nossos amigos de tios e os ama e trata como tios mesmo. Nossos amigos são nossa familia, principalmente quando você mora tão longe, mas me dói ver familias morando juntas na mesma cidade, e pais privando os filhos do convivio com os avós pois os avós querem dar muito doce, deixam eles fazerem bagunça e deitar e rolar.

Qual o papel dos avós na vida dos netinhos:

  • amar
  • amar
  • amar
  • mimar
  • cuidar bem
  • serem superprotetores
  • xingarem os filhos e defenderem os netos até o último limite da razão (hahaha)
  • darem muito colinho e beijos
  • fazerem suas comidas gostosas e favoritas
  • darem risada sem motivo
  • deixarem eles assistir desenho na sua casa
  • não serem contra a Galinha Pintadinha
  • darem uns docinhos escondidos de vez em quando (não vai matar ninguem)
  • amar
  • amar
  • amar

Cada vez que você desmerecer o papel dos avós, lembre-se da sua infãncia e coloque-se no lugar do seu filho: imagina se a sua mãe não deixasse você ter a relação gostosa que você tinha com seus avós….como você se sentiria?

Mais respeito a experiência de vida, mais compaixão para com nossas crianças, elas merecem o amor e carinho dos avós, mesmo quando você vai buscá-los e eles estão sorrindo com a boca coberta de chocolate.

 

4 Comments on A criança e os avós

  1. Nanda
    19/02/2016 at 11:37 pm (1 year ago)

    Nossa, esse mundo tá doido mesmo. Como assim privar os filhos do colinho dos avós? Eu cresci sem avós e sinto que falta algo na minha história. Meu marido toda vez que fala da infância tem exemplos de casa de vó e é tão lindo. Minha pequena graças a Deus tem os avós e super presentes. Que seja assim por muitos anos. Além de tudo que você falou, divide um pouco a carga da maternidade. Quem nunca ligou chorando pra vovó quebrar um galho né?

    Reply
    • rita
      27/02/2016 at 11:18 pm (1 year ago)

      Nanda, simmm , acredita? ha uma critica muito grande dos pais da nova geracao contra o carinho e mimos “demais” dos avos. Tristeza viu?

      Reply
  2. Francisca Teixeira Correa
    27/02/2016 at 2:23 pm (1 year ago)

    Ritinha! Gostei muito das tuas observações e de destacar as lembranças da infância! As lembranças são a nossa história! Beijos da Chica.

    Reply
    • rita
      27/02/2016 at 11:16 pm (1 year ago)

      Saudade da Vo Odila e da nossa infancia maravilhosa ao lado dos primos, tias, na calcada, que saudade

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *