Este domingo, dia 14 de fevereiro, é Valentines Day no Canadá. Diferentemente do Dia dos Namorados no Brasil, aqui a data celebra o amor como um todo, e todos estão convidados a comemorar a data.

Este ano me organizei tão bem, me adiantei tanto, que quando os nossos cartões finalmente foram entregues pelo correio, o Butters já tinha partido 🙁

Mas ao menos assim teremos mais um ano inteiro com a presença do gordinho, pois encomendei outros cartões que também tinham sua foto e assinatura.

Pois bem, se você é novo no Canada, como comemorar a data? Como funciona?

Valentines Day para adultos é sinônimo de:

  • Cartão + chocolate
  • Cartão + bichinho de pelucia 
  • Cartão + flores
  • Cartão + presente

Eu costumo dar para meu marido um cartão e um presente, e saimos para jantar. Ele, por sua vez, as vezes me dá flores e um presente, ou flores e jantamos fora, depende….cartão o marido tem dificuldade de lembrar hahaha.

Para os adultos é fácil, seguimos o esquema da troca de presentes do Dia dos Namorados no Brasil, mas e para o resto do pessoal?

  • Coleguinhas de escola
  • Professoras

Como funciona?

Existe uma “etiqueta” para a data?

Que regrinhas devemos seguir quando o Valentines envolve nossos filhos pequenos?


Como dona de escolinha e mãe, aprendi algumas coisas e vou contar para vocês:

Embora há os que se queixam da data e achem que ela é puramente comercial, do ponto de vista das crianças, eu discordo. O Valentines Day é uma das datas mais bonitinhas para as crianças, pois ela é sobre o amor, amizade e troca de cartões.

Bella recebeu uma folhinha onde a professora escreveu o nome de todos os aluninhos da classe, para uma troca de cartões.

Mas como funciona se seu filho esta na escola ou na creche?

  • Pergunte para a professora se haverá troca de cartões

Na minha escolinha a maioria dos pais pergunta, só para se certificar. A maioria das escolas e creches proporcionam esta troca de cartoes.

  • Peça uma lista com o nome de todos os aluninhos da turma

Nossa escolinha dá uma folha com o nome dos aluninhos, para que nenhum seja esquecido.

Se a turminha do seu filho for trocar cartoes, de jeito nenhum esqueca de uma crianca. Certifique-se que voce tem o nome de absolutamente todos. E um perigo voce se esquecer de alguem, a crianca vai ficar muito, muito magoada.

  • Onde comprar cartoezinhos?

O Walmart e lojas de 1.99 vendem caixas com cartoezinhos com tema menino, menina e unisex. Os cartoezinhos sao do tamanho de uma figurinha, e atras voce escreve o nome de quem deu e de quem vai ganhar.

  • E se eu quiser fazer um saquinho de “surpresas”?

Os saquinhos de surpresinhas são bem “populares” e as criancas A-M-A-M. Novamente, tudo comprado baratinho no supermercado ou loja de 1.99. Nos anos anteriores Bella deu aos amiguinhos um cartaozinho, mas este ano ela esta curtindo tanto a data que fomos juntas a loja de 1.99 e escolhemos umas surpresinhas juntas para os saquinhos.

  • O que pode ir dentro do saquinho?

Saquinho plastico decorado = cada um mais lindinho que o outro (compramos de cachorrinho, que duvida, hahaha)

Mini caixinha de adesivos

Mini molas em formato de coracao

01 chocolatinho Kisses por saquinho (certifique-se que o chocolate não tenha “nuts”, para não haver perigo para as criancas alergicas. Eu li a “bula” do Kisses e não tem)
  

As lojas de 1.99 são o melhor lugar para comprar coisinhas de datas comemorativas, eles tem tudo com antecedencia e tem muita opcao de embalagens, saquinhos e decoracoes lindas.

Agora que Bellinha já sabe escrever, ela mesma escreveu seus cartoes, muito fofa.

A loja nao tinha molas o suficiente para todos os amiguinhos, entao comprei uma embalagem de borrachas decoradas, que tambem faz sucesso por aqui.

  • Dar ou nao dar um agradinho para a professora?

Eu sou da opiniao que todo dia é dia de agradar a professora do seu filho. Não com o propósito de ser puxa saco, mas sim como uma maneira de mostrar apreço pelo trabalho arduo dela.

A professora da Bella ganhara a caixa de chocolates das fotos acima. No caso dela eu caprichei um pouquinho, fui na loja de chocolates canadenses Purdys e comprei uma caixinha de veludo de coracao.

Para as minhas professoras da escolinha tambem comprei 1 caixinha de chocolate para cada uma e darei com o nosso cartao personalizado.

Concluindo……

  • Valentines Day é igual chocolate e um eventual pirulito na escola, portanto relaxe se seu filho ganhar chocolates na escola-creche. Se nao quiser que ele coma todos de uma vez só, esconda o restante e dê a conta-gotas. Mentalize que só é Valentines Day uma vez por ano e seu filhote vai amar celebrar com os amiguinhos, não tire seu barato sendo o único a ser proibido de celebrar a data (minha modesta opiniao de quem ja viu situacoes assim e teve que consolar crianca inconsolavel)

 

  • Existe hoje esta conscientizacao muito forte sobre o não ao consumismo e aos alimentos não saudáveis, mas há que se ter em mente que seu filho estara em uma turma grande de alunos e se ele for o unico de 22 alunos a nao poder celebrar a data, isso gerará um desconforto muito grande na crianca. Ja vivi situacoes assim no passado na minha escolinha e é de cortar o coracao voce dizer a uma crianca: ” Nao, infelizmente sua mae disse que voce nao pode comer o biscoito em formato de coracao que seu amiguinho trouxe para o lanche.”

 

  • Se voce realmente nao quer que seu filhote coma doce na escola, uma dica seria levar de casa uma coisinha especial para ele nao se sentir excluido.

3 Comments on A etiqueta do Valentines Day na escola/creche

  1. Pamela
    11/02/2016 at 4:10 pm (3 years ago)

    Rita salvando minha pele e minha dignidade

    Reply
  2. Musica com Café
    11/02/2016 at 7:34 pm (3 years ago)

    Olá Rita! Muito interessante! Em Portugal festeja-se o 14 de Fevereiro mas geralmente só entre namorados. Acho bonito que aqui em Vancouver seja generalista pois afinal há vários tipos de amor não é mesmo? 🙂

    Tudo de bom!

    FT
    http://www.musicacomcafe.net

    Reply
    • rita
      18/02/2016 at 7:47 pm (3 years ago)

      FT,

      Entao Portugal é como no Brasil, comemora-se apenas o dia dos namorados, nao o do amor por assim dizer. No Canada é mais democratico e todos ganham cartoezinhos e chocolates.
      Beijocas
      Rita

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *