PicMonkey Collage1

Recebi um boletim informativo da Jolivi (Hábitos Simples Para Um Coração Saudável) e resolvi vir aqui compartilhar com vocês. Não é publipost nem nada, meu irmão me encaminhou este email pois sabia que eu iria gostar.

Sempre ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e devemos comer como um rei pela manhã, certo?

  • Mas será que quando comemos como um rei estamos comendo tudo o que precisamos?
  • Será que estamos alimentando nossos filhos direito antes de um dia inteiro na escola?

Segundo o Doutor Roberto Franco do Amaral, médico patologista e que estuda a nutrologia, “depois de 8 horas dormindo e de jejum, o café da manha é uma refeição de extrema importancia para um dia com mais energia, raciocinio e disposição. O que precisamos ter em mente é que as escolhas alimentares feitas nesta hora vão influenciar na sensação de fome ao longo do dia.”

Eu sou mãe de uma menininha de anos que come super bem…..mas como pouco. Bella come feito passarinho. Ela nao é chata para comer, come de tudo, não faz onda, mas ela come um pouco e já diz “Estou satisfeita”. Ave Maria, eu tento mentalizar que seu estômago de crianca é muito menor do que o meu, mas mesmo assim, fico tensa.

O que ela come de café da manhã?

  • Torrada de pao integral com manteiga de amendoim (sem acucar) e mel
  • Chocolate quente (de cacau) com uma colherzinha de mel (ela ama mel)
  • Ou
  • Cereal com leite + Fruta picada

Na lancheira da escola ela leva um lanche para a metade da manha: Fruta + granola ou algo do genero. Entao quando ela nao come muito no cafe da manha, eu sei que ela tera um lanche antes do almoco. Ela esta na primeira serie e ate agora a escola pede lancheira com lanche + almoco.

PicMonkey Collage2

O Doutor Roberto explica que se você fizer um café da manha baseado em carboidratos apenas (pão, bolo, etc) , em pouco tempo você estara com fome e vai abusar no almoco. Isso influencia na produção de insulina e em outros hormônios ligados a saciedade e a fome, ambliando a compulsão”

Esta preocupação do médico vale para todos, tanto adultos quanto crianças, visto que é de pequeno que se aprende a “comer para viver, e não viver para comer”, certo?

O Doutor Roberto nos ensina que para um café da manhã saudável e que nos “sustente”, a nós e nossas crianças, devemos incluir no cardápio:

  • Proteina: ovo, alguns queijos (sendo o cottage o mais saudável) e até carnes carnes brancas
  • Alguma gordura: abacate, manteiga e coalhada, por exemplo
  • Pão integral
  • Nada de produtos industrializados nesta refeição….tudo fresquinho
  • A fruta ” em si”….e não o suco
  • Muita água

O médico debate que embora haja uma criminalização de alimentos como o ovo e a manteiga, estes alimentos devem fazer parte do nosso cardápio.

Agora como vou implementar estas dicas para o nossos café da manhã, principalmente o da Bella?

  • Torrada integral com manteiga de amendoim sem açúcar (colocamos um pouquinho de mel por cima) ou manteiga (não usamos margarina aqui em casa, compro manteiga sem sal)
  • Fruta

Se Bella não come uma frutinha no café da manhã (as vezes não dá tempo, ela come devagar), eu faço um potinho com mix de frutas para mandar na lancheira. Uso abacaxi + uva + morango + tangerina.

  • Queijo (uns cubinhos cortadinhos)
  • Nuts (Bella gosta de amêndoas, nozes, então seguido dou um pouquinho no café da manhã)
  • Ovo (eu cozinho ovo na noite anterior, e apenas descasco de manhã cedo)

Com as crianças na creche ou na escola, acredito fortemente que uma boa alimentação e uma boa noite de sono são chave para elas aprenderem melhor, se sentirem melhor e estarem de bom humor. Durante os meses de escola, faço questão que Bella durma o mais cedo possível, geralmente as 8 da noite ela já está deitada de luz apagada, e tento ao máximo caprichar nas comidinhas dela durante a semana. No final de semana comemos fora seguidamente e deixo que ela coma umas coisinhas gostosas como batatinha frita, doce, mas durante a semana ela volta para sua alimentação saudável.

2 Comments on Crianças e o café da manhã

  1. Pamela
    10/02/2016 at 8:18 pm (3 years ago)

    Adoooorei as dicas

    Reply
  2. Fabiane
    10/02/2016 at 10:38 pm (3 years ago)

    Ótimas dicas, vou tentar aqui com os meus pequenos!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *