herbal-supplements-main

Este ano comecei a me consultar com uma médica “Naturopath” aqui no Canadá. Aqui você não encontra médicos homeopatas, eu pelo menos não encontrei, mas encontra os chamados Naturopatas, que tratam o paciente com a medicina holística, englobando assim a homeopatia, acupuntura e outros métodos naturais para o tratamento do paciente.

Cheguei na médica com uma lista de pequenos problemas, e vejam bem, eu não sou hipocondríaca, nunca tomo remédio, inclusive evitando tomar medicamentos como Tylenol e afins, mas eram sintomas que eu vinha vivendo há anos, talvez até décadas e resolvi procurar uma outra forma de tratá-los.

Vancouver tem muuuuuitas clínicas de Naturopatia e confesso que no início tive muita dificuldade em encontrar um médico. Procurei pela internet, me perdi no meio de mil e um sites onde os pacientes deixam seu depoimento sobre os profissionais e seus serviços e acabei desistindo. Um tempo depois peguei uma indicação com uma conhecida, e olha…..a médica caiu do céu para mim.

naturopath

Vocês sabem da minha admiração com os médicos, por todo o nosso histórico com Bella e seu nascimento, mas sabemos que atualmente os médicos são super ocupados e as consultas tendem a ser muito corridas, aqui no Canadá então que é SUS, a consulta leva no máximo 10-15 minutos e os médicos pedem que o paciente discuta apenas 1 assunto por consulta. Eu entendo, respeito e cumpro esta regra, mas é interessante ter um médico que cuide de você mais a fundo, que tenha a disponibilidade de escutar por mais tempo.

Este já foi um ponto fantástico com a médica naturopata, a consulta é de 1 hora, dá tempo de explicar, conversar e debater os sintomas que você tem.

  • Como funciona a consulta?

A primeira consulta é mais longa e você precisa chegar na clínica já com um formulário enorme todo preenchido, dando todo o histórico para a médica. De cara houve uma empatia enorme com ela, achei ela super fantástica, sabe aquele médico que passa aquela aura de paz, de conhecimento? Sempre tive sorte de ter médicos assim na minha vida em Porto Alegre e Vancouver (em Calgary não, minha médica era o “Ó”) e a minha médica naturopata já entrou para o time de meus médicos zen.

Ela pediu uma série de exames e um deles me chamou a atenção: um exame onde saliva é coletada por 30 dias para identificar o ciclo dos hormônios. O exame foi caro, mas valeu a pena. Foi a primeira vez na vida que descobriram mais a fundo sobre um doa meus maiores problemas.

Uma vez o diagnóstico feito, a médica me receitou um tratamento com ervas medicinais (cápsulas) e um outro em gotas, e os remédios podem ser comprados na clínica mesmo. Ao contrário de muitos comentários que li em “reviews” a outrso médicos Naturopath, a minha médica de forma alguma empurra os remédios, ela me disse que tratamento usaria e me disse “Este remédio você pode comprar aqui, já estes podem comprar em qualquer outra farmácia”.

naturopathy_medium2

  • Alimentação

Outro ponto que a Naturopatia engloba e a alimentação do paciente, a minha médica pediu que eu preenchesse um formulário onde constava uma semana de calendário de alimentação. Preenchi o que geralmente como de café da manha, lanche da manhã, almoço, jantar e sobremesa, e disse para ela que eu dificilmente como lanches entre uma refeição e outra. Ela olhou bem o meu menu e disse o que poderia mudar um pouco, por exemplo, adicionar mais proteina ao almoço, que proteina poderia usar (carne, ovo, etc), então ela deu dicas neste sentido. Não analisando na ponta do lápis como um nutricionista faria, até porque eu falei para ela que eu tenho facilidade em perder peso, então ela adicionou mais proteina para isso não acontecer (eu não gosto de ficar magra demais).

NaturopathMax

  • Tratamentos alternativos

Um dos problemas que conversei com a médica era o meu stress. Eu sou bastante estressada e me angustio quando tenho um problema ou até mesmo antes do problema acontecer de fato. Ela me indicou acupuntura especifica para isso e fiz 6 sessões. Nunca tinha feito acupuntura antes.

A minha médica é certificada para isso e ela mesma fez as sessões no consultório dela. Só a titulo de curiosidade, existe todo um clima zen durante a sessão, ela aquece o consultório para ficar quentinho, liga uma música maravilhosa e cobre você com uma cobertinha no inverno.

  • Médico de Família x Naturopata

Estou super satisfeita com a minha nova médica, e agora no novo ano quero levar Bellinha para consultar com ela também. A sensação que tive é que a Naturopatia visa a prevenir as doenças, e não somente tratá-las. Eu sigo indo normalmente a minha médica de família e tomamos remédios para tratar o problema que tivermos, mas uso a Naturopatia como prevenção, dando um “up” na imunidade e tratando problemas mais sutis que a medicina normal nunca conseguiu me tratar de verdade (como meu problema de hormônios).

naturopath2

  • Pagamento

A única desvantagem da Naturopatia aqui no Canadá é que como é uma terapia alternativa, ela não é coberta pelo seguro saúde do governo, o que eu entendo. A naturopatia é, então, particular, mas se você ou seu marido tiverem “extended health”, o seguro saúde extra pago pelas empresas, a Naturopatia geralmente é coberta pelo seguro.

Só uma idéia de valores para vocês:

Primeira consulta de 1 hora: $ 180

Re-consultas (de 30 a 45 minutos, dependendo do problema): $ 90

Sessão de 45 min de acupuntura: $ 115

Medicamentos: variam, os que comprei até agora de $ 30 a $ 70 o vidro com 60 cápsulas.

  • Minha indicação

Se você está procurando uma médica Naturopata eu indico DEMAIS, DEMAIS, DEMAIS a minha médica. Vocês vão se apaixonar por ela assim como eu, ela é uma profissional fantástica, você vê de cara que ela sabe do que esta falando, e ela escuta você como só um terapeuta faria (hahaha), ela faz você se sentir tão a vontade que em 2 consultas eu até chorei conversando com ela….snif snif, ela é muito sensitiva e carinhosa, você se sente a vontade para conversar sobre coisas que estão incomodando você.

Doutora Meghan van Drimmelen

Médica Naturopata, especializada em medicina da Mulher, Fertilidade (tentar engravidar, gravidez, pós-natal) e Crianças

Clinicas:

Healing Cedar Wellness ( em Port Moody)

Restoration Clinic (North Vancouver, em cima da biblioteca pública do Lynn Valley)

 

 

1 Comment on Saúde: Minha experiência com a Naturopatia

  1. Lelly
    05/06/2016 at 12:00 am (10 months ago)

    Boa noite

    Tu podes me indicar algum médico naturopata em Porto Alegre??

    Muito obrigada

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *