3156f65b16d7e3f3ca9e273b32515db7

Não pense que você encontrará respostas neste post, na verdade sou eu quem estou procurando-as.

Somos parte de uma família onde o marido é ateu e eu sou espiritual. Não sigo uma religião e não frequento uma igreja, mas acredito em Deus, sou bastante espiritual, me identifico muito com a doutrina espírita e leio bastante sobre o assunto, mas embora nunca tenhamos falado abertamente com Bella sobre isso, uns meses atrás Bella chegou em casa e disse que não gostaria que nosso cachorro “fosse para Deus”.

O assunto veio absolutamente do nada, sem contexto algum e quando perguntei para ela onde ela tinha escutado sobre Deus ela não soube me dizer. Tenhoa uma leve suspeita de que alguém deve ter contado na escola que seu cachorro morreu e foi para o céu, e ela ficou com aquilo na cabeça. Aqui no Canadá quase todas as famílias tem cachorro e eu já ouvi algumas conversas interessantes no pátio da escola sobre cachorro e Bella seguidamente chega em casa nomeando mil e uma raças, portanto há conversas sobre isso na escola. E tendo em vista que cachorros vivem menos, e sei de alguns amiguinhos que tem cachorros velhinhos, presumo que o papo tenha saido deste contexto.

Na época, fiquei um pouco chocada com a frase da Bella e disse que não estava na hora do Butters ir para “Deus” ainda, mas que quando chegasse a hora ele seria muito feliz no céu, pois viveria com outros cachorrinhos em um campo florido e lindo. Ela aceitou a resposta, e eu fiquei com aquela pulga atrás da orelha em como conversar sobre isso com minha filha que tem um pai ateu….pensa! hahaha…tenso.

Outro dia Bella perguntou como era o céu, e depois de explicar para ela como eu achava que o céu era, ela me disse

“Então nós hibernamos antes de ir para o céu?”

“Como assim Bella?”

“Quando ficamos velhinhos e morremos, nós hibernamos até a hora que nós voaremos para o céu.”

Vejam como ela já tira suas conclusões, como reflete sobre o assunto no alto dos seus 6 aninhos.

28bf8687ffe7c8222751a0992bd31034

Meu marido diz que não é que ele não acredite, ele apenas não sente uma certeza, e ele está no direito dele. Quando Bella nasceu e a conversa sobre escolas apareceu, combinamos que em respeito a ele, ela não iria para uma escola religiosa. Eu estudei em escola católica no Brasil e, digamos assim, a escola católica no Brasil não tem nada a ver com a católica canadense, que é muito mais “hard core” nos seus ensinamentos e como aplicam a religião dentro do curriculo escolar. Eu particularmente não gosto da maneira que a religião é ensinada nas escolas daqui, pelo menos em todos as conversas que tive com amigas aqui em Vancouver, com filhos em escola católica, então acredito que se não é do meu gosto, a saída é fácil, colocar minha filha em uma escola onde não existe religião vinculada a ela. Vai de cada família saber o que funciona para seus filhos, graças a Deus o Canadá tem inúmeras opções de escolas: Sem religão, religiosas, independentes, Montessori e por ai vai.

Desde então, Bella vem trazendo o assunto “God” (Deus) mais frequentemente para casa e quando ela pergunta eu respondo normalmente dentro da minha espiritualidade. Não conversamos sobre a Biblia, conversamos sobre ser espiritual e acreditar em um Deus bom que deseja o melhor para todos nós, mas que dentro desta idéia Deus gostaria que todos nós fossemos gentis com os outros, respeitássemos o próximo e nos respeitássemos tambem.

th

Para ajudar nesta fase de tantas perguntas, encontrei um livro muito fofo sobre o assunto: “Deus nos deu anjos”, e comprei o livrinho, deixei escondidinho no quarto dela para EU ler para ela, e para minha surpresa encontrei o livro fora do esconderijo e perguntei:

“Bella, por que o livrinho esta aqui? ”

“Porque eu achei ele mommy, e dei para o Daddty ler”

hahahahaha…..só imaginando a cara do marido lendo o livro para ela.

Enfim, tái um assunto complicado de se conversar com as crianças, ainda mais quando o pai é ateu. O marido disse que nunca falará que Deus não existe e nada do gênero, portanto estou buscando livrinhos que falem sobre este assunto de maneira simples para as crianças. Não cheguei a nenhuma conclusão ainda se entrarei em detahes sobre a Biblia, meu “feeling” neste momento é ajudá-la a entender que existe uma espiritualidade e que faz bem cultivá-la.

Meninas, como vocês ensinam seus filhos sobre a religião de vocês?

Eu respeito todas as religiões e adoraria saber como vocês ensinam, explicam Deus para os filhos. Que materiais usam, se usam, que livrinhos leem, amaria saber mais sobre isso.

3 Comments on Como explicar Deus para crianças?

  1. Marlene
    10/02/2016 at 7:23 pm (4 years ago)

    Faz tempo que não acesso seu blog, não sei pq hoje vim parar aqui… não vi qdo este post foi escrito, é que o título me chamou atenção, achei que teria aqui muitos comentários interessantes…
    Somos uma família católica, nossa filha estuda em colégio católico, mas bem light, sem exageros, tem até alunos de outras religiões, enfim frequentamos missa e ela está na segunda etapa da catequese.
    E mesmo assim eu acho suuuper difícil lidar com essa questão, é um assunto delicado.Falar da morte então? Não queremos mentir, nem dar respostas fantasiosas, nem ser duros demais…
    Outro dia ela me perguntou “Se Deus criou todas as coisas, então quem criou Deus?”
    E hoje no almoço, quarta-feira de cinzas aqui no Brasil, a conversa era sobre a quaresma, o jejum… e ela me sai com essa “é como no Natal que tem gente que não lembra do aniversariante, faz um monte de comida e presentes e não faz um bolo pra Ele…”
    Ah essas crianças…
    Continue nos contando seus progressos no assunto, vamos trocando dicas! bjos

    Reply
    • Irene
      16/05/2016 at 5:42 pm (3 years ago)

      Filhos… só mudam o endereço.

      Mas, e aí Marlene o que vc respondeu para a pergunta “Se Deus criou todas as coisas, então quem criou Deus?”.

      Estou passando por esta fase com meu filho mais velho e a catequista dele respondeu que só saberíamos essas coisas quando morrêssemos… Não gostei da resposta dela! Achei um disparate; total falta de preparo para lidar com crianças. Mas, também não sei como explicar!

      Reply
      • rita
        17/05/2016 at 7:30 pm (3 years ago)

        Que pergunta dificil.
        Tambem não saberia o que dizer.
        Beijos

        Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *