PicMonkey Collage6

O que é ser prematuro?

A prematuridade é vista através de diversos pontos de vista:

  • Do prematuro
  • Dos pais do prematuro
  • Dos demais familiares
  • Dos amigos
  • Da equipe médica
  • Dos colegas de trabalho
  • Aos olhos do governo

Dos listados acima, os únicos a saberem de fato o que significa ser prematuro são a equipe médica e os pais prematuros….ninguém mais.

PicMonkey Collage1

Até você viver na pele, ver a sua gravidez ser interrompida bruscamente e ver seu filho sendo ressuscitado e tratado por meses a fio, você não tem a menor idéia. A sua familia, seus amigos, eles também não vêem o que você vê, não sente o que você sente e por mais que tenham boas intenções, eles não conseguirão confortar você…..ninguém conseguirá.

Ninguém, não!

Outra mãe prematura.

Somente ela trará consigo as cicatrizes que você também tem, somente ela entenderá a ansiedade e os medos derivados de um apito diferente na incubadora, uma braquicardia repentina, o linguajar e o olhar dos médicos. Nem o seu marido entenderá seus sentimentos, pois ele é pai, não é mãe. Ele não teve a gravidez interrompida, ele não passou pelo parto, ele não foi afastado do bebê logo que ele nasceu……apenas uma pessoa entenderá a sua dor, outra mãe prematura.

PicMonkey Collage2

Por que eu criei este blog e há 6 anos falo sobre a Prematuridade?

Pois há 6 anos eu sei que existem outras mães que, assim como eu há 6 anos, não tinha ninguém que houvesse tido a mesma experiência que eu, a de um parto prematuro extremo. Ninguém que expressasse suas emoções de verdade, sem esconder como é dificil, sem ter que fingir que está tudo bem.

Nada está bem com a prematuridade, e enquanto não educarmos a sociedade sobre o que significa ser prematuro, ninguém nunca entenderá. Se nao entenderem, não haverá as mudanças que precisamos:

  • Melhores tecnologias para prevenir a prematuridade
  • Melhores tecnologias e tratamentos para tratar o prematuro
  • Melhores condições de trabalho para a equipe médica
  • A distribuição de remédios fundamentais para a saúde do prematuro….de graça!
  • Uma licença maternidade que permita que a mãe prematura prolongue sua licença tão longa for a jornada do bebê na UTI
  • Mais profissionais auxiliando a mãe prematura dentro da UTI (psícólogos, especialistas em amamentação)
  • Uma licença para que o pai prematuro possa se ausentar do trabalho tão longo seu filho esteja na UTI
  • Mais solidariedade para com a mãe prematura

Ainda estamos há anos luz disso tudo, e se ninguém gritar ao mundo como a prematuridade é devastadora para as familias afetadas, nada mudará…nunca.

PicMonkey Collage3

Sempre dizem que Deus não dá carga maior que nossos ombros podem carregar e que os mais fortes são escolhidos para passar por certas provações, mas eu discordo: nós mães prematuras somos assim como você, mães que sonharam com uma gravidez bem linda para curtir para cada momento. Não sonhamos em perder nosso chá de bebê, em não receber visitas no hospital, em passarmos 12 horas dentro de uma UTI por meses a fio. Não somos mais fortes que ninguém, pelo contrário, somos frágeis e precisamos de ajuda, de compreensão, de um ombro amigo.

PicMonkey Collage5

Nossos filhos prematuros não são melhores que o seu filho nascido a termo, eles são apenas mais experientes: sofreram mais para estar aqui hoje, lutaram pela sua sobrevivência, merecem ser tratados com respeito pelo governo e suas leis, pelos empregadores de seus pais, pela familia que fica sugerindo, pressionando que ele se desenvolva como “qualquer” criança.

PicMonkey Collage8

Minha menina teve a sorte de, mesmo tão doente em seus 4 meses e meio de hospital, ter conseguido vencer cada obstáculo, cada provação que lhe foi dada. Uma bebê nascida de 25 semanas sobreviver sem sequelas é um milagre, não é a regra. Sabemos sim que a medicina está cada vez mais avançada, mas de tantos casos de prematuros que segui nestes anos, são poucos o que conseguiram o que Bella conseguiu.

Fico feliz, me orgulha…..mas também me enche de compaixão pelas mães de prematurinhos que não não tiveram a mesma sorte, tendo eles falecido ou sobrevivido com sequelas.

Hoje é dia de vestir #roxoporbellinha, roxo por cada bebezinho nascido tão cedo, tão frágil, e colocado em uma situação tão injusta.

Poste sua foto vestindo roxinho e use a hashtag #roxoporbellinha e vamos colorir o mundo hoje.

PicMonkey Collage4

PicMonkey Collage7

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *