winter-clip-art-3.jpg

Não existe nada mais complicado na vida de uma mãe do que vestir seu filho na época de frio. Não importa em que década você viVa, pergunte para sua mãe e avó, todas nós sofremos com isso, visto que tentamos evitar ao máximo resfriados e gripes e manter as crianças quentinhas e confortáveis.

Meus 6 anos como mãe morando no Canadá me deram um nível de expertise que hoje me julgo apta a dar umas dicas para vocês. Afinal, como vestir uma criança no frio?

Uma coisa é certa, a sua vontade será de encher a criança de roupa, mas se isso acontecer, seu filho sofrerá com o calor e fará o que?…..tirará a roupa, ou seja, ficará pior ainda.

Bora para as dicas:

Primeiro temos que saber que tipo de frio estamos lidando:

  • Frio com chuva e umidade (como o inverno no Brasil)…..e sem calefação? Tem que manter a crianca quentinha em casa.
  • Frio com chuva (mas com calefação, estilo Vancouver no Canadá)
  • Frio com neve mas seco (com calefação, como em Calgary, onde morei)

O principal é saber se a criança passará frio dentro de casa ou não. Em países onde existe calefação pois o inverno é muito rigoroso, temos que lembrar que dentro de casa, do carro, da escola e do ônibus tem aquecimento e se você empilhar mil camadas de roupas na criança, ela chegará a ter brotoeja de tanto calor hahaha.

8iEjrGooT

Frio em casa = 2 camadas

Calefação em casa = 1 camada

Aprendi aqui no canadá que devemos sempre nos vestir em camadas, isso é a chave para se manter aquecido porém confortável, ou seja, nem calor demais, nem frio demais.

PicMonkey Collage6z

Camada 1 = Camiseta manga longa

Camada 2 = Pullover de fleece (material quentinho e gostoso) , estilo moleton de algodão ou blusão de lã

Camada 3 = Casaco

Ou….

Substituindo o moleton por um coletinho.

PicMonkey Collage8

A minha filha é uma criança que não gosta de usar roupas que ela não possa tirar sozinha na escola, por exemplo moletom sem ziper ou blusão de lã, portanto aqui em casa uso bastante o coletinho de zíper e um casaquinho fino de fleece/moleton com ziper.

Ela usa na escola e até em casa esta combinação: camisetinha manga longa + coletinho fininho

  • Camada 1 = Camisetas

PicMonkey Collage4

Sempre me perguntam que tipo de roupa vestimos no frio do Canadá, se usamos camisetas térmicas, se usamos meia calça…..gente, NADA! Usamos roupas normais que vocês ai em outros paises usam, nada de extra, ao menos não aqui em casa.

Eu conheço as camisetas térmicas que muitos blogs fazem propaganda, mas realmente…não precisa, só se você for esquiar. Uma camiseta manga longa de algodão simples está fantástica, pois lembre-se, se você mora em pais frio, você terá calefação e dai não há quem aguente camiseta térmica com 22 graus de calefação.

Onde comprar camisetinhas?

  • H & M – vende kits de 2  blusinhas por em torno de 12 dólares (ótima qualidade e lisas, que gosto mais)
  • Old Navy – camisetinhas estampadas de boa qualidade mas com estampas de coraçõezinhos, carrinhos, bolinhas em torno de $ 7 dólares cada uma
  • Walmart – Camisetinhas ok, qualidade mais ou menos, em torno de $ 7 cada uma
  • Sears – Camisetinhas de boa qualidade, em torno de $ 12 cada uma
  • Camada 2 = Coletinhos

PicMonkey Collage3

Bella usa coletinhos desde bebezinha! É a melhor forma de manter o peito quentinho sem aquecer demais a criança e deixá-la suando.

Meu tipo de coletinho favorito para criança é de Fleece, fininho, macio e quentinho e o melhor lugar para comprá-lo é no site da Old Navy. Não é sempre que tem, tem que ficar de olho para ver se chegou. Eles nunca tem muitas cores, geralmente marfim e rosa ( o marfim pode ser para menino). O preço é em torno de $ 12 dólares (na loja nunca achei).

Outro lugar que tem coletinhos seguidamente é a loja de departamentos Sears:

10456024_1040871532610489_2825114809479146511_n

Ontem comprei um conjuntinho para Bella pois me apaixonei pelo coletinho. Suspeito que o conjuntinho seja um pijama (hahaha), pois a blusinha é bem fininha, mas eu farei o seguinte: usarei a blusinha e coletinho como roupinha de escola e a calça como pijaminha. Paguei $ 34 dólares pelo conjuntinho todo, e na verdade só o colete valeria este valor, de tão lindo e macio.

  • Camada 3 = Casaco

PicMonkey Collage9

O casaco é a parte mais difícil na minha opinião, pois não existe nenhum que tenha as 3 funções: quente na medida certa + impermeável + confortável

Este é um problema, pois uma coisa é um casaco de frio para o outono e outra é casaco de frio para o inverno. Se eu vestir minha filha com o casaco de inverno (mega quente) no outono, ela se recusará a usar, mas também, tadinha, ninguém merece fritar dentro de um casaco para a estação errada. Nós mães tentamos economizar um pouco, pois casacos são caras, mas eu cheguei a conclusão que não adianta tentar economizar com casaco, pois a criança se recusará a usar e pegará um resfriado pois estará passando frio 🙁

Solução:

  • Casaco de outono (quentinho, porém mais fino e impermeavel por causa da chuva)

PicMonkey Collage10

Melhor casaco de outono que já comprei para minha filha

  • Casaco de inverno (quente, grosso, impermeável por causa da chuva e neve)

PicMonkey Collage11

Atenção para o casaco de inverno, pois aqueles modelos bem fofinhos por fora, gostosos de tocar, NÃO são impermeáveis, portanto seu filho ficará molhado se sair para a rua com chuva ou com neve.

Onde comprar casacos de boa qualidade de inverno, quentes e impermeáveis:

MEC – custará de em média $ 60 a $ 200 (dependendo da marca, modelo e idade, quanto mais crescida a criança, mais caro fica)

Sportscheck – ótima loja para achar casacos de várias marcas, compro os casacos de inverno da Bella lá.

  • Casaco de inverno fofinho e quentinho para tempo seco, quando não chover ou nevar

PicMonkey Collage12

  • Calça

Eu tenho pavor de usar meia calça por baixo de roupa ou qualquer tipo de calça grossa demais, pois com calefação deus me livre. Acredito que calça de fleece ou uma legging está de ótimo tamanho para uma temperatura como a de Vancouver no inverno (em torno de 5 graus).

Uma boa solução é leg warmers (polainas) para meninas, tem cada uma mais linda que a outra no site etsy 🙂

il_570xN.834673632_g4f5

Esta lindinha é daqui

 

il_570xN.664659143_g8gb

Daqui

il_570xN.829670567_ens7

Meninos também podem usar leg warmers, e esta de futebol que mimo para proteger as canelinhas?

Daqui

  • Acessórios

PicMonkey Collage2

O Canadá tem os acessórios de frio mais lindos e fofos do mundo. Muitas opções lindinhas e charmosas, quentinhas, é uma tentação, mas se você quiser proteger o pequeno de verdade, a melhor opção são gorrinhos que cubram as orelhas.

Acha-se acessórios em quase todas as lojas de roupas infantis, mas se quiseres gorros de orelhinha, fique de olho e quando cruzar numa loja, compre rápido, eles são os primeiros a esgotar.

Onde achar:

Old Navy + Gymboree + H & M + Children’s Place + Gap + Joe Fresh

PicMonkey Collage

Botas para o inverno, outra dor de cabeça…hahahaha….mae sofre viu? E os pais lá achando que vamos ao shopping e passamos horas só por besteira, não, é complicado mesmo dedicir como vestir as crianças no inverno.

A regra vale para a do casado: O dia será chuvoso/ com neve ou não?

Para a neve, use a primeira botinha da foto acima. Tem solado anti-caidas na meve, é quentinha por dentro e impermeável. Mas lembre-se, é super pesada e desconfortável para uma criança pequena caminhar, portanto não é indicada para o outono.

Para o outono em dias sem chuva, uma botinha estilo UGG funciona super bem, quente e levinha. Já os meninos poderão usar botinhas de couro ou camurça para os dias secos.

1 Comment on Roupa de inverno para criança

  1. Fatima
    25/08/2016 at 2:00 pm (2 years ago)

    Adorei as dicas de roupas infantis!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *