Hoje é dia de post útil aqui no blog!
Viva!
Um assunto que sempre deixa dúvida e uma certa dose de culpa nos pais é os dentinhos das crianças. Vamos combinar que quando o bebezinho é recém nascido não há grande preocupação ainda com seus dentinhos, arenta-se para a limpeza da gengivinha com uma gaze, para mantê-la limpinha depois das mamadas, mas fica por aí, já quando os primeiros dentinhos vão nascendo, começam a pipocar aquelas perguntas:

  • Quantas vezes devo limpar o(s) dentinhos?
  • Qual escovinha deve-se usar?
  • Qual pasta deve-se usar?
  • Com qual assisuidade deve-se escová-los?
O ideal é levar seu bebezinho a sua primeira visita ao dentista logo que nascer o primeiro dentinho, para que o dentista já inicie os cuidados com a criança. Se os pais fizerem tudo direitinho, e por direito digo regular o consumo de alimentos com açúcar e pouco saudáveis, e fizerem a escovação certinha, os cuidados do dentista serão mera observação.
Levanta a mão quem se enche de orgulho quando o filho não tem cárie?
Mas levante a mão quem está descobrindo a maternidade e está fazendo o melhor que pode? Dentro das informações que tem? A culpa por uma cáriezinha não levará ninguém a lugar nenhum, temos que usar de todas as informações disponíveis atualmente para nos educarmos e educarmos nossos pequenos a cuidarem do seu sorriso.

Quando nos mudamos para Vancouver, no Canadá, descobri por sorte um dentista fantástico. Foi indicação de uma conhecida, que levava seus filhos lá. Logo que entrei no consultório fiquei encantada:
O consultório tem como decoração o fundo do mar, com piso de “água” e murais lindos representando o mar e seus bichinhos. Tudo conspira para uma consulta positiva, sem medo e até além…divertida. 
Bella não tem cáries, mas teve que fazer um procedimento em um dentinho que estava muito poroso. Não era cárie, mas sim os primórdios dela, e acredita-se que este problema aconteça com prematuros que são entubados e recebem oxigênio por tanto tempo. 
Bella tem “enamel hypoplasia” nos dentinhos da frente, que são aquelas manchinhas branquinhas no dente. Estudos mostram que prematuros tem 4 x mais chances de desenvolver este problema. É preciso escovar muitoooo bem e ter um acompanhamento regular para que o problema não piore. Mas quando identificou-se o probleminha em um dentinho, o dentista foi fantástico. Ele pediu que a mamãe chorosa aqui se retirasse e que ele e a assistente conversariam a sós com Bella e explicariam o tempo todo o que estavam fazendo para que ela entendesse e não ficasse com medo. O procedimento durou 10 minutinhos, até menos e Bellinha foi fera, não chorou, não se assustou, se comportou bem direitinho, santo anjo…haha. 

Uma dica que o dentista nos passou na primeira consulta foi que os pais N-Ã-O devem conversar com os filhos sobre ir ao dentista, pois eles passam toda a sua experiência para as crianças, experiência esta que pode ser negativo: nossos medos, apreensões, ansiedades passarão facilmente para a criança. A dica é comentar que se vai ao dentista cuidar dos dentinhos, e jamais dizer:

  • Não fique com medo
  • Não vai doer
  • A mamaãe ficará contigo
No caso do dentista da Bella, ele prefere ele mesmo explicar tudo para a criança, para que ela entenda de maneira didática e sem medo nenhum. Deu super certo no caso da Bella, ela curte muito visitar o dentista e as vezes até pergunta se já está na hora de uma visita.

O consultório é lindo e tem até desenho animado passando na telinha do teto. A assistente que faz a limpeza se refere a fluor como “vitamina” e usa vários termos de fácil entendimento para a criança. Quando Bella faz mera consulta check-up, limpeza e raio-x as mães são convidadas a ficarem, eles só pedem para a mãe sair quando há um procedimento a ser feito, e assim nós afogamos nossa ansiedade em uma revista de fofoca na recepção.
Eu descobri através do meu dentista (outro) que o dentista da Bella é muito famoso em Vancouver, ele é o dentista que outros dentistas indicam quando tratamentos são necessários, e ele também trabalha no hospital da criança. Aqui dentistas normais atendem crianças, mas quando um procedimento precisa ser feito, muitas vezes eles indicam que um dentista pediátrico o faça, no caso o dentista da Bella muitas vezes. O dentista da Bella tem especialização em Psicologia também, vai ver por isso as crianças amam tanto ele.
Vou deixar aqui o contato dele para as mães de Vancouver, ele e todo seu time são sensacionais 🙂

206-2609 Westview Drive
North Vancouver, BC, Canada V7N 4M2
Call: 604.983.2253
Até onde percebo ele cobra o mesmo que outros dentistas, para terem uma idéia uma limpeza com flúor + raio X custou $ 144 dólares canadenses, e se você tiver “extended health insurance” poderá ter este custo pago pelo seguro.
Eu e Bella indicamos com estrelinhas e coraçõezinhos! 

1 Comment on Dentista x Crianças

  1. mamãe orgânica
    06/10/2015 at 4:47 am (2 years ago)

    Adorei o post, obrigada por compartilhar. Queria muito um dentista assim para meus pequenos mas até hoje estava muito insegura. Meu marido tem um que é fera aí em Vancouver. Ele só gosta dele e é bem conhecido e renomado tbem, só que atende de forma holística. Mas é para adultos. Gratidão por postar o contato. Com certeza ajudará muitas mães aqui.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *