2015

Amanhã minha filhota começa o seu segundo ano escolar aqui em Vancouver, no Canadá. Ano passado ela iniciou o Kindergarten, e agora entrará na primeira série. Estamos criando uma pequena tradição de registrar a noite antes do novo ano letivo. 

2014
Ano passado eu estava nervosa, confesso, pois como me manter calma sabendo que estaria entregando a minha pérola nas mãos de estranhos? Como conceber que ela passaria o dia inteiro longe de mim, solta pela escola, pelo pátio, sem meus olhos de condor controlando, protegendo cada passo?
Não foi fácil. Para mim, como mãe, foi uma prova de fogo, mas devagarinho fui conhecendo a escola, o carinho e atenção dos professores, fui vendo o diretor da escola todos os dias de manhã cedo e no final do dia na porta da escola, assim como monitores caminhando e controlando o andar das crianças. Já este ano eu não estou nervosa, mas minha filha me contou hoje antes de dormir que ela estava, que não sabia como seu dia seria amanhã. Tadinha, imagina a cabecinha das crianças a cada novo desafio, a cada nova aventura? Ela sabe que o primeiro dia de aula será com sua antiga professora e todos os seus amiguinhos, e somente no segundo dia ela será apresentada a nova professora e aos novos colegas. Conversamos bastante sobre o que acontecerá nos próximos dias e relembramos o início das aulas ano passado, quando a escola fez a noite da pizza para dar boas vindas as familias no novo ano letivo, assim como todas as outras atividades em familía que a escola prepara.
Eu não sei como as escolas funcionam em outros países, ou mesmo em outros bairros aqui da minha cidade, por isso conto da nossa experiência com a escola da nossa filha, e é uma experiência muito bacana, isso posso garantir a vocês. O clima da sua escola é bem familiar, bem descontraído, muitas atividades interessantes para os alunos durante os dias de aula e muitas a noite para as familias aproveitarem juntas, dá uma sensação de família mesmo, de todos se conhecerem.
Conversando com outras mães por aqui, a maioria diz “O ano só começa em setembro”, e isso é bem verdade. Quando se é mãe, o ano só começa quando os filhos voltam as aulas, no Canadá em setembro e no Brasil em fevereiro. Antes disso o Reveillon só marca a passagem de ano, mas não o início da rotina, do acordar cedo e preparar roupinha, lancheira, sair porta a fora a mil para não chegar atrasados. 
Agora começará o meu ano e dentro do possível procura me organizar como posso para termos uma rotina mais calma e menos gritaria de manhã cedo (quem nunca?). Roupinha separada a noite, lancheira já planejada, mochila na porta, tênis e casacos pendurados na cadeira….ó esta vida de mãe!
Bryan e eu levaremos a Bella na escola no seu primeiro dia de ano escolar e já preparei o quadro negro com os dizeres “Primeiro Dia da Primeira Série” para aquela fotinho oficial.
E que venha a primeira série e com ela todas as maravilhas da alfabetização da nossa pequena (que já sabe escrever super bem, só mais um empurrãozinho e já aprenderá a ler).

1 Comment on A noite antes da primeira série

  1. Pais que Educam
    08/09/2015 at 9:00 pm (2 years ago)

    Lindaaaa!!! Espero que ela seja super bem recebida, que seja um lugar cheio de descobertas e acolhimento!!!! Adoreeei saber de tudo 😀

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *