Hoje vou falar sobre os cuidados que comecei a ter com o meu cabelo 6 meses atrás e como hoje percebo que ele está crescendo muito rápido, muito mais rápido do que eu notava antes.
O que estou fazendo de diferente?

Antigamente eu acreditava que os produtos mais caros seriam os de melhor efeito para o cabelo, e investia de verdade em Shampoos caros, marcas renomadas, enfim, os produtos da moda, até que comecei a perceber que não importava se eu usava um shampoo baratinho de supermercado ou um Moroccon Oil mais caro, o resultado ficava igual. Meu cabelo é muito liso e fino, cabelinho de bebê e o shampoo e condicionador, assim como máscaras e óleos, não fazem grande diferença quanto a marca e seus resultados. O resultado é similar, pois não há milagre que dê volume ou mude a textura do meu cabelo. Portanto parei de comprar produtos caros e voltei a usar cosméticos que você compra no supermercado. Testei várias marcas de shampoo orgânico mas ainda não achei nenhuma marca que eu ame.

Em dezembro do ano passado, como vocês sabem, comecei a usar óleos essenciais por uma única razão na época: tentar dar um up na imunidade da minha filha que estava desenvolvendo pneumonia muito seguidamente. Comecei a ler alguns livros sobre óleos essenciais, daí a leitura foi tomando o rumo dos produtos naturais e daqui a pouco eu já estava usando o que vou citar abaixo:

  • Óleo orgânico de côco

 
 

Eu acho que ele é o responsável pelo crescimento tão rápido do meu cabelo. Eu vejo o meu cabelo crescer tanto em comprimento como em fiozinhos novos no topo da cabeça. Sabe quando voce faz um rabo de cavalo e parece que tem um topete de passarinho? hahaha….pois é.
Aqui em Vancouver você acha muitas marcas de óleo de côco virgem orgânico e vejam bem, não é cosmético industrializado “com óleo de côco”, é o óleo de cocô virgem, ou seja, você pode usá-lo como hidratante para sua pele e cabelo e também para cozinhar se quiser. Ele é mais sólido e esbranquiçado e só vira óleo quando você o fizer derreter na sua mão. É o óleo que você acha em casas de produtos naturais e também no supermercado na parte de alimentos.
Existem várias marcas e vários preços, eu compro o meu no mercado Whole Foods e pago $ 15 pelo vidro de tamanho médio.
Eu uso o óleo de côco de duas formas:
1- Uma ou duas vezes por semana eu pego uma colher de óleo nas mãos, esfrego as mãos para ele derreter e massageio o couro cabeludo. É um pouquinho trabalhoso, mas vale a pena. Eu divido o cabelo com um pente e onde está dividido, aplico o óleo. Eu faço isso e massageio bem para o óleo penetrar no couro cabeludo. Deixo agir por 1 hora e lavo o cabelo ou durmo e na manhã seguinte o lavo (assim ele tratou o couro cabeludo a noite toda).
Peguei as dicas de por quê e como usar o óleo de côco no tratamento capilar do seguinte livro:
Essential Oild
Box Set # 7
Coconut Oil for Skin Care
de Lindsey Pylarinos
2- Outra maneira que uso o óleo de côco é antes de dormir. Penteio bem o cabelo e depois coloco bem pouquinho de óleo em uma mão, e pingo 1 ou 2 gotinhas de óleo essencial de Lavanda e esfrego as mãos. Depois aplico só no comprimento dos fios.
Como meu cabelo é muito liso e fininho, eu uso como tratamento para os fios apenas ( diferente do método acima, onde trato o couro cabeludo). Penteio bem o cabelo para os óleos espalharem bem e vou dormir, na manhã seguinte eu lavo o cabelo.
Você terá que testar a quantidade certa do óleo de côco baseada no seu tipo e quantidade de cabelo. Eu sempre testo a noite, pois dai na manhã seguinte lavo o cabelo e ele ficará bem hidratado sem ficar pesado. Mas se você tem o cabelo mais grosso, mais crespo, mais volumoso que eu o meu (sorte sua, que invejinha), você poderá quem sabe passar durante o dia e sair para trabalhar normalmente, pois ele não ficará pesado. O meu fica, então faço o tratamento mas antes de sair de casa eu lavo o cabelo normalmente com Shampoo e Condicionador.

O que eu já percebo por experiência própria e pelas minhas leituras, é que o óleo de côco nutre de verdade os folículos capilares, quando que produtos industrializados que compramos nas drogarias apenas tratam os problemas já existentes.
  •  Óleos Essenciais

 


 

Citei acima como uso o óleo essencial de lavanda para o comprimento dos fios. O óleo essencial de lavanda é conhecido por reduzir a queda de cabelo e ajudar no nascimento de novos fios.
Li sobre uma pesquisa de médicos escoceses que mostrou que em 44% dos casos, quando esta mistura de óleos abaixo foi usada em pacientes por 7 meses, houve crescimento do cabelo.
A pesquisa usou a seguinte mistura de óleos:
– Lavanda
– Alecrim (Rosemary)
– Cedro (Cedarwood)
– Óleo de jojoba (que é um óleo suave e serve como “carrier oil”, ou seja, o óleo base onde tu pingarás os outros óleos, e fará com que o mix de óleos seja mais suave em contato com a pele.)
Eu li no livro “The Aromatherapy Handbook” (Essential Oil and Applications) sobre os beneficios do Alecrim e do Cedro, e em dezembro de 2014 eu comecei a usar estes 2 óleos no meu cabelo, misturados ao shampoo.
Como eu os uso:

Guardo os vidrinhos dos óleos essenciais de Cedro e Alecrim dentro do box do chuveiro, e quando vou lavar o cabelo coloco a quantidade de shampoo na minha mão normalmente e pingo 2 gotinhas de Cedro e lavo o cabelo, ensaboo bem e depois enxáguo. No dia seguinte uso ao invés do Cedro, 2 gotinhas do óleo de Alecrim, então um dia um, outro dia o outro.

  • Vitaminas
Bom, não adianta nada usar tratamento tópico no cabelo quando você tem deficiência de alguma vitamina. Ano passado a minha médica me mandou fazer uns quantos exames para verificar se as vitaminas estavam em dia e eu estava com deficiência em 2 vitaminas, desde então eu tomo suplemento destas 2 vitaminas especificas.
Não custa se certificar com seu médico, pois Deus sabe que na maioria dos casos, queda de cabelo ou cabelo fraquinho é resultado de deficiencia de vitaminas, tireóide e por ai vai.
Então é isso meninas, vejam que não tem nada milagroso, nem caro demais, nem simples propaganda de algum produto, apenas estes cuidados que comecei a usar há 6 meses e meu cabelo cresce tanto que venho cortando as pontas todos os meses. Embora eu queira ter cabelo comprido, não quero tão comprido assim. E percebo que corto a minha franja e 2 semanas depois já está em cima dos olhos e tenho que cortar de novo. Tenho cortado a franja no salão a cada 2 semanas e o comprimento a cada mês, isso é inédito para mim.

Aqui o resumão do que estou usando:

  • Óleo de côco como tratamento para o couro cabeludo 1 ou 2 x por semana a noite
  • Óleo de côco como tratamento para o comprimento dos fios todo dia antes de dormir
  • 1 ou 2 gotinhas de óleo de lavanda misturado ao óleo de côco para o tratamento dos fios
  • 2 gotinhas de óleo essencial de cedro misturado ao shampoo quando lavo o cabelo (dia sim, dia não)
  • 2 gotinhas de óleo essencial de alecrim nos demais dias que não usei o de cedro no shampoo
  • vitaminas (se o seu médico verificar que você precisa)

2 Comments on Cuidados naturais com o cabelo

  1. Raquel Franceschini
    05/05/2015 at 6:33 pm (2 years ago)

    Oi Rita!!
    Amo suas dicas! Principalmente por perceber que temos biotipo similar, então sempre acabo usando boa parte delas!! 🙂
    Meu cabelo é como o seu, lisissímo, finíssimo, só muda o tom, que é bem loiro… mas o meu é bem oleoso… imagino não ser o seu caso. Se sim, me explica se pode colocar óleo na raiz de um cabelo assim, please!!
    Brincadeiras a parte, sempre acho que meu cabelo precisa de hidratação nas pontas, coisa que me nego a fazer justamente por ser muuuito oleoso (lavo todo santo dia, sem excessão).
    Mas o olinho no shampoo acho que dá pra encarar. Preciso me informar melhor quais são as marcas de oleos essenciais de qualidade tem disponível no BR.
    Obrigada pelas dicas.
    beijos Raquel

    Reply
  2. Pâmela
    03/06/2015 at 2:59 am (2 years ago)

    Oi Rita!
    Eu amo óleo de coco! Faz um pouco mais de um ano que uso nos cabelos e no corpo e ele fez milagres aqui rsrs Além de controlar e ajudar a tratar minha dermatite atópica e realmente nutriu meu cabelo de uma forma que nenhum produto fez antes.
    Uso de jeito parecido com o seu. Esfrego nas mãos para aquecer e aplico nas mechas de leve, deixo agir por 1 hora ou mais e lavo normalmente. Vou testar direto na raiz como vc faz. Passo no corpo após o banho também.

    Gostei desta receitinha de mix de EO para o cabelo. Me diga, nos livros que você leu fala algo sobre como guardar os óleos? No curso que fiz dizia para não deixar perto de luz do sol e nem em lugares quentes, daí não deixo no banheiro mais por causa do chuveiro.
    Eu quero aprender mais sobre os óleos, acho que podemos tirar bom proveito deles, em todas as áreas da vida 🙂

    Bjo

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *