Não é sempre que hoje, 5 anos depois, eu tenho vontade ou inspiração para falar sobre a prematuridade. É um assunto pesado de se sentir e escrever, visto que por fora a ferida já parece cicatrizada no meu coração, mas por dentro nós mães prematuras sabemos que é bem diferente.
Já escrevi sobre as cicatrizes da prematuridade em um post antes, mas as vezes parece que o universo nos manda sinais, e hoje cruzei com esta citação lindissima novamente.
Este post é dedicado a todas as mães prematuras que, assim como eu, terão que explicar um dia para seus filhos de onde vieram as suas cicatrizes.
Minha filha tem inúmeras cicatrizes da prematuridade, a maioria extremanente visíveis aos olhos: no narizinho, devido ao uso prolongado do CPAP, na barriguinha a maior delas, a imensa cicatriz que a curou da temida Enterocolite Necrosante, no pescoço e peito devido ao acesso central, afora as dezenas de cicatrizes nas mãozinhas e pesinhos. Tivemos a sorte de nossa filha ter sido operada por uma cirurgiã fantástica, que com mãos de mestre curou nossa filha e usou toda sua sabedoria para fazer as suturas tão perfeitamente, que os médicos que atenderam Bella futuramente ficaram impressionados com a cicatrização incrível das cirurgias. Mas ainda sim, por mais lindas e lisinhas que elas sejam, elas estão lá, visiveis a todos.
A prematuridade acaba um dia. Com sorte seu bebê sobreviverá e terá alta, mas as cicatrizes ficarão para sempre. Minha filha já começou a apontar para suas cicatrizes.Anda não perguntou o que elas representam, visto que não sabe que apenas ela as tem, e eu já começo a me perguntar o que exatamente eu responderei quando este dia chegar.
Esta citação me emociona demais e deveria ser simbolo da prematuridade:

“Nunca se envergonhe das suas cicatrizes. Elas são a prova de que você foi mais forte do que aquilo que o feriu.”

Lencinho de papel por favor.

1 Comment on As Cicatrizes do Prematuro

  1. Sandra Nogueira
    16/04/2015 at 2:04 am (3 years ago)

    Assim mesmo…feridas abertas em nós e neles…como explicar um botton? Uma enorme cicatriz nas costas? Esta é a melhor explicação: vc é forte! Muito, mas muito mais forte do que causou estes ferimentos…e na verdade o que é mais forte é o amor que curou as feridas e que nos faz seguir bravamente por este caminho de "pedras e flores" como diz minha querida Marcela Bracarense.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *