Fonte
Embora minha filha durma super bem desde bebê, ela precisa de uma rotina para dormir. Janta, toma banho, brinca com o pai um pouco, daí os dois vão ler livros, depois ela me chama e eu vou lá fazer carinho nas costas e só depois ela dorme.
Os momentos antes de dormir são as melhores oportunidades do dia para conversar. Durante o dia a criança está a mil e você pergunta qualquer coisa e a resposta será “não” ou “não sei”, mas lembro de uma noite que estávamos as duas deitadas e Bella super a fim de conversar, conversamos, botamos todos os papos em dia, daqui a pouco ela me solta esta: “Mami, se tu precisar de ajudar para limpar a casa estou livre agora”. hahahaha

Eu sempre pergunto para Bella:

  • Qual foi a melhor coisa que aconteceu hoje?
  • O que aconteceu que você menos gostou?

Gostei deste artigo que tambem sugere:

  • O que você aprendeu hoje?
Estas conversas mais cabeça são logicamente mais fáceis com crianças na idade pré-escolar, mas lembro de Bella ter seus 2 aninhos e meio por ai e nós conversavamos sobre o que ela mais gostava. A resposta era sempre borboleta, arco-iris, filhotinhos e por ai vai, mas de tanto falarmos sobre coisas favoritas, que depois desenvolveu para assuntos mais complexos.
A noite tambem é o melhor horario aqui em casa para saber como foi o dia dela na escola. Na saida da aula eu pergunto e ela disse “Gostei de tudo”, mas nunca entra em detalhes, quando que de noite ela conta tim tim por tim tim o que fez, que música cantou, que cor usou para colorir tal trabalhinho e conta em detalhes que amigos brincaram com ela, brincaram de quê, etc. Quando ela não quer conversar eu não insisto, principalmente durante o dia quando ela esta mais dispersa, mas a noite descubro tudo o que ela fez de bom e de ruim durante o dia. Ontem mesmo perguntei o que tinha sido a pior coisa do dia e ela disse que na aula de artes um colega “dedurou” ela para a professora, ela tinha pego um material que não podia e o colega dedurou e eu vi que ela estava visivelmente abalada com isso….hahaha, tadinha, criança também lida com frustrações durante o dia, para nós adultos não é nada, para eles é super grave.
Fonte
Este tipo de conversa estimula a criança a expor e explicar seus sentimentos e a conversar. Nós adultos pensamos que conversar é uma coisa natural que você já nasce sabendo, mas não, é algo a ser aprendido.
E você mamães, que tipo de perguntas-chave usam para conversar com os filhos pequenos?
Cada familia tem seus truques, não é mesmo?

1 Comment on Conversa antes de dormir

  1. Francisca
    22/03/2015 at 5:46 pm (3 years ago)

    Achei muito boa essa iniciativa de perguntar para a criança o que ela não gostou! Bjos da Chica.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *