Para nós que moramos em países frios, com invernos muito longos, ouve-se muito falar da Vitamina D. Duvido que exista alguem que more em país frio há muitos anos e nunca tenha ouvido falar da importancia desta vitamina, seja através do seu médico, familiares ou amigos.
Aqui em casa todos nós tomamos, os adultos a vitamina em comprimido e nossa filha a versão líquida para criança. Por anos eu tomava aquela multi-vitamina e achava que estava fazendo a minha parte, até o final do ano passado quando comecei a sentir muito cansaço, fraqueza e sono. O absurdo era tanto que eu vinha em casa e dormia por 1 hora, 2 horas de manha, entre abrir a escola e depois voltar para a escola ao meio dia. A noite dormia no sofá as 7 da noite, acordava as 10, ia para a cama exausta e no outro dia tudo de novo. Não que eu ainda não durma no sofá a noite…hahaha…longe disso, mas ao perceber a mudança no meu comportamento e saúde fui consultar a minha médica para investigar. Depois de uma bateria de exames de sangue, ela descobriu níveis baixissimos da Vitamina D. Fiquei chocada, visto que eu tomava a multi-vitamina, que tinha Vitamina D constando no rótulo. Minha médica explicou então que para quem mora em países frios, onde o sol não está presente o suficiente no nosso dia, a muilti-vitamina não é suficiente. Mas esta preocupacao nao se restringe apenas a quem mora no “exterior”.
Depois de 3 dias tomando a dosagem correta da Vitamina D, eu renasci! Pode parecer exagero, mas nasci de novo.
Vamos a importancia desta Vitamina que hoje virou noticia até no Brasil, onde constantemente leio artigos sobre a sua importancia, mesmo no nosso ensolarado pais:

  • Aumenta a expectativa de vida

Reduz em 7% o risco de mortalidade, mas há que se tomar a quantidade exata da vitamina. Convem consultar seu médico para descobrir a dosagem correta.

  • Diminui o envelhecimento molecular
  •  Diminui a probabilidade de sofrer um ataque cardiaco ou complicacoes cardiovasculares
  •  Mantem o equilibrio do cálcio e do fosforo no corpo
  • Regula outras vitaminas no corpo, agindo tambem como uma espécie de hormonio
  •  Falta dela causa diminuição da forca e massa muscular
  • Falta dela pode causar osteoporose
  •  Ajuda a previnir diabetes tipo 1 e 2 e a esclerose multipla

 Dize-se que a falta da vitamina se deve a:

  •  Poluição
  • Uso de protetor solar
  • Passar pouco tempo na rua
  • Trabalhar longas horas
  • Viver em cidades ” de concreto”, onde muitas vezes a luz solar não atinge a rua
  Os pais devem tomar cuidado, pois estudos mostraram que em média 70% das crianças na América do Norte tem deficiencia em vitamina D.
 

2 Comments on Vitamina importante!

  1. Raquel Franceschini
    16/12/2014 at 6:26 pm (3 years ago)

    Amei o post Rita!!
    Começei a tomar vit D há alguns meses. Sei que moro no BR e o que não falta é sol!!!
    Mas sou extremamente desprovida de melanina, quase albina kkkkk então passo longe do sol SEMPRE. Quando é inevitável, é com protetor solar FPS 60, ou seja, não há chance da Vit D entrar… então parti para as cápsulas de Vit. D. Depois q comecei a tomar senti muita diferença na disposição também, incrivel!

    Reply
  2. meupacotinho
    16/12/2014 at 6:50 pm (3 years ago)

    Nossa, Rita, não sabia tudo isso sobre a Vitamina D! Aqui em Curitiba é comum o pessoal ter deficiência (eu, inclusive, tou na suplementação por indicação médica)…
    Um beijo,
    Nina

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *