Agora que minha filha iniciou a terceira semana de aula, vou dividir com vocês como a escola (dela) funciona por aqui.

Eu sabia que o sistema público de ensino não era ruim aqui no Canadá, mas fiquei muito impressionada com a escola aqui do nosso bairro, então vou contar para vocês algumas curiosidades de como as coisas funcionam por aqui nas escolas.

  • Transição gradual
Aqui eles fazem 2 semanas de transição gradual para o ingresso na escola: Dois dias a criança vai para a escola por 2 dias, depois ficar para o almoço, no final daquela semana ela ficará até a uma da tarde para poder almoçar e “treinar” o recreio e por ai vai, no final da segunda semana ela iniciaria o período integral, que aqui no nosso bairro ao menos é de 8:45 até 2:50 da tarde.
Eles cortaram 3 dias destas 2 semanas de transição por causa da greve, para as crianças não perderem muito tempo de aula.
A diretoria dividiu cada turma em 2 grupos, na primeira semana um grupo ia de manhã e um ia a tarde, para a professor poder conhecer mais cada criança.
Acredito que no Brasil também seja assim ou se não é, é bem parecido né?

  • Número de crianças por turma:
 Sei que em média as turmas dos pequenininhos ao menos (Kindergarten e Primeira Série) tem 22 alunos. Demos sorte que a escola da nossa filha foi muito procurada este ano e abriram uma turma extra, a turminha dela tem apenas 16 alunos. Show de bola !
  • A sala de aula
A sala de aula é o meu sonho de consumo para a minha escolinha. São de uma fábrica renomada aqui na América do Norte, os móveis são de madeira maciça, formatos arredondados, lúdicos, a coisa mais linda do mundo. Eu já orçei para a minha escola mas não rolou, muito caro…..mas a escola publica tem!
As turminhas dos pequenos ao menos (não visitei as turmas dos maiores) tem as mesas em grupo, não são do formato que tinhamos na nossa época. As crianças ficam em mesas em grupo para interagirem, achei bem legal, pois como professora sabemos que o método cada um na sua mesa olhando para o professor é complicado para segurar a atenção do aluno.
A sala tem um tapete bem grande e nomes das crianças em adesivos grudados no carpete em 3 filas de meia lua, com a cadeira da professora no meio para ler livrinhos. Até onde percebi, assim que eles chegam na escola e tiram os casacos e mochilas, eles sentam cada um no seu nome para a roda de historias e conversas.
A sala de aula tem brinquedos em cestas, mas percebi que não são muitos brinquedos:

Lego
Pequenos Pôneis
Um brinquedo bem legal com bolinha de gude
Blocos de madeira
Jogos
Quebra cabeça

Tudo organizado do jeitinho que esta mãe aqui ama (no estilo TOC de ser…kkk)

  •  Cada aluno com seu “cubby”
Cubby em ingles é a área, o armarinho onde cada criança guarda suas coisinhas. É uma prateleirinha para colocar uma muda de roupas, um camisetão para a criança usar em dia de pintura, e os sapatinhos para usar dentro da escola (diferente do para usar na rua).
  •  Biblioteca
Uma vez por semana a turminha tem hora marcada com a bibliotecaria para curtir a biblioteca e tirar um livrinho cada um. Algumas turminhas levam o livro para a escola, outras usam o livrinho como objeto especial – e só seu – na sala de aula.

1 Comment on Escola: Parte I

  1. Adriana Nascimento
    26/12/2015 at 9:43 pm (2 years ago)

    Oi Rita, meu nome é Adriana e tenho uma filha de tres anos, estou planejando estudar inglês em Vancouver por um período de 1ano e levarei minha filha, mas meu maior desafio e onde ela ficar enquanto estou estudando. Vi que você tem uma escola infantil para crianças de 1 a 5 anos, gostaria de saber se minha filha poderia ficar na sua escola e como é a estrutura, horario e valor.
    Seu blog é ótimo, fiquei muito animada em ir, por favor se puder me responda.
    O meu e-mail é drika2211@ig.com.br

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *