Histórico.
Drama familiar.
Romance.
Wow.
Ontem, mais precisamente as 2 da manhã, acabei de ler um dos melhores livros que já li até hoje. Já havia lido outro livro desta autora e já sabia que tinha amado o seu estilo literário e a forma como ela aborda as histórias em uma riqueza de detalhes muito bonita e sem fricote. Eu não sou muito fã de “chick lits”, livros romãnticos demais, ou que pecam na escrita em favor de muita água com açúcar. Gosto sim de romances, mas que tenham uma história bonita e sejam bem escritos. Sou chata para livro.
Eu não gosto de escrever criticas a livros contando a história, pois se você é como eu, não gostará de ler um livro que alguém já contou inteiro em uma resenha. A maior parte dos livros que leio só conheço a história por cima pela contra capa. Prefiro não saber quase nada sobre a história.

Alasca – Sitka
Só brevemente – o Jardim de Inverno conta a história de uma familía onde as filhas não tem um bom relacionamento com a mãe e são muito apegadas ao pai. Cada uma tem suas proprias dificuldade de relacionamento na vida adulta, e tudo começa a mudar conforme a mãe vai contando a sua historia de vida.

A história se passa parte nos Estados Unidos, parte na antiga União Soviética e parte no Alasca, e não preciso dizer que só de ler o livro já me deu vontade de conhecer os lugares onde a história toma forma. A autora foi majestosa na sua forma de contar a parte histórica do livro, eu não sou lá muito fã de livros históricos, mas este foi majestoso, é a única palavra que me vem a mente.
Posso dizer que se um livro puder ser avaliado pela quantidade de lágrimas que ele produz, este ganhará o prêmio de melhor do ano, pois eu chorei copiosamente da meia noite até as 2 da manhã. Levantei umas 6 x para ir ao banheiro assoar o nariz e no final levantei no escuro, caminhei até a minha toalha e sequei meu rosto molhado de tanto chorar. Nunca chorei tanto na minha vida com um livro, e olha que eu leio muito.

Leningrad – São Petersbrug

O final do livro é um dos melhores que já li, apoteótico em sua maneira de fechar uma história que você não imaginava poder te surpreender ainda mais. As duas da manhã a minha vontade foi me deitar na cama da minha filha, abraçá-la forte e dormir assim a noite toda.
Confiem em mim, vao até a livraria mais próxima e comprem este livro, é inesquecível!
Aqui um breve comentário da autora, que já escreveu mais de 18 livros, em como este é o mais especial para ela.

3 Comments on Um dos meus livros favoritos EVER: Jardim de Inverno

  1. Mamãe Nádia
    17/09/2014 at 4:48 pm (3 years ago)

    Fiquei com vontade de ler! Parece bom mesmo!

    Reply
  2. Alessandra Haak
    17/09/2014 at 11:07 pm (3 years ago)

    Olá Rita
    Li esse livro recentemente e também achei incrível, ele consegue ser surpreendente até o final.
    Um abraço
    Alessandra Haak

    Reply
  3. Renata
    24/09/2014 at 2:58 am (3 years ago)

    Oba…tem no Brasil…vou ler! Obrigada pela dica!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *