Pinterest
Acredito que toda criança passe por aquela fase de pesadelos, quando acordam chorando se queixando de sonhos ruins. Passamos por esta fase aqui em casa e conheço muitas outras crianças que passaram. A fase geralmente inicia lá pelos 3 anos de idade, quando a criança começa a internalizar o que ouve e a fazer interpretações de tudo a sua volta. Uma conversa, um filme, tudo pode virar sonho ou pesadelo a noite. Lembro que na pior fase aqui em casa, quando ela acordava chorando 2, 3 vezes a noite, a sua professora conversou com ela sobre o “Caçador de Sonhos”. Fizeram uma hora do conto na escola em que a profe levou um Caçador de Sonhos e conversaram sobre a lenda dele.

” Dreamcatcher – ou caçador de sonhos – é um amuleto da cultura indígena Ojibwa. 
Diz a lenda que com a guerra entre duas tribos, a raiva e o rancor criaram energias ruins que faziam com que as crianças tivessem pesadelos, então a grande Mãe Búfala desceu à terra e pediu ao xamã que fizesse um aro com salgueiro-chorão e deixasse uma aranha fazer uma teia dentro dele. O xamã obedeceu e pendurou o objeto no teto da cabana onde as crianças dormiam, assim as energias ruins ficavam presas na teia, enquanto as boas sabiam por onde passar. Ao raiar do sol, as energias se dissipavam.

Em fim, ele serve para captar as energias negativas e ter bons sonhos!


O círculo simboliza a roda da vida, a teia são os sonhos que “tecemos” (não só os que temos dormindo) e a teia do meio simboliza o “grande mistério”.”

Depois daquela conversa com a professora, conversavamos a noite sobre o que o Caçador de Sonhos fazia e como ajudaria a cultivar apenas bons sonhos. O que ela sonhasse seria mandado para o filtro, que se encarregaria de gerar apenas momentos bonitos, calmos, sonhos gostosos para a criança lembrar na manhã seguinte.
Alguns dias depois fomos em uma feirinha e compramos um Caçador de Sonhos bem lindo, vermelho, e penduramos em cima (ou ao lado) da cama dela, como deve ser. E de lá para cá ela nunca mais reclamou de sonhos ruins.
Nao sei se é o amuleto mesmo….kkkk….ou se foram as conversas todas as noites, só sei que de pesadelos não sofremos mais.

3 Comments on O Caçador de Sonhos

  1. Anonymous
    12/08/2014 at 1:33 am (3 years ago)

    Eu tenho aqui e na praia…acredito nesta lenda…sabes que adoro tudo isto e me sinto bem faceira com estes amuletos…bjos Bere

    Reply
  2. Raquel Franceschini
    12/08/2014 at 8:07 pm (3 years ago)

    Também suuuper acredito!
    O chaveiro das chaves da minha casa é um Filtro dos sonhos liiindo, feito com muito amor pela familia de uma amiga muito querida… duplamente positivo! Tenho com ele a certeza que dentro da minha casa entram energias positivas com essa "proteção"!

    Reply
  3. Nine Copetti
    17/08/2014 at 1:19 am (3 years ago)

    Amiga, tem uma moça que sigo no Instagram que faz esses "Caçadores de Sonhos" que ela chama de "Filtro dos Sonhos", eu já tinha visto em feiras de artesanato, achava bonitinho mas nunca fui atrás de saber o que significavam, até ver as fotos dela… E agora o teu post com tudo explicadinho, adorei! Quero um bem lindo pra mim já!

    Que bom que funcionou pra Bellinha, acredito muito nessas coisas!

    Um beijo grande pra vocês!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *