Post dedicado as mamis de prematurinhos.
Hoje minha filha teve a sua avaliação anual na clinica de prematuros.Já descrevi como a clinica funciona anteriormente, então descreverei apenas a sua consulta de hoje.
É praxe nas provincias de Alberta e British Columbia (não sei no restante do país) a criança prematura ser acompanhada por um time de médicos especialistas até os 5 anos de idade. Seja ela saudável ou com alguma sequela da prematuridade. As áreas que eles focam são:

  • Pediatria Neonatal (médico especialista em prematuros)
  • Terapia Ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Psicologia
  • Teste de Audição
Estas áreas fazem parte da equipe da clínica Neonatal, mas afora esta os prematurinhos também são cuidados por uma oftalmologista especializada em prematuros que tiveram retinopatia ou outro problema derivado da prematuridade.
Bom, a clínica é super organizada e meses antes da consulta o próprio hospital da criança liga para os pais avisando que a consulta está marcada para dia tal e que em breve os pais receberão uma carta com os horários de todas estas consultas listadas acima.
Eles se organizam de tal forma que a família passe o dia inteiro no hospital, realizando uma consulta após a outra para que se mate todos os coelhos com uma cajadada só. É super cansativo, mas se faz tudo de uma vez só. E o bacana é que no final do dia todo o time de médico e especialistas se encontram em uma reunião com os pais para uma discussão sobre os resultados.
Bom, não entrarei em detalhes de tudo o que falaram, pois foi um dia inteiro, mais de 6 horas de consulta, mas aqui alguns pontos interessantes dos testes que fizeram para uma menina de quase 5 anos que está indo para a escola em breve.
Estas dicas servem para todas as crianças, não somente prematuras:
  •  Terapia Ocupacional

Testes feitos:

* Recortar com tesoura (círculo, quadrado, triangulo – figuras pequenas e grandes)
* Desenhar dentro de linhas
* Pintar dentro de linhas
* Atividades com blocos de montar
* Atividade de “costurar” com fio dentro de buraquinhos
* Colocar moedas dentro de um cofrinho com a mão direita e depois esquerda
* Pular com um pé só
* Pular com os dois pés
* Jogar um saquinho de areia bem de longe (e ver se a criança tem coordenação de olhos e mãos para pegar o saco)
* Subir escadas se segurando no corrimão e sem se segurar
* Subir escadas mais devagar e mais rápido
* Correr, pegar um objeto, dar meia volta e voltar correndo
* Se equilibrar em cima de uma linha e caminhar na ponta dos pés

A maioria dos testes eram feitos com um “timer”, para ver em quanto tempo a criança concluía a atividade, para então poder receber uma nota que seria avaliada depois.
VEREDITO: A terapeuta disse que ela foi ótima em tudo, só precisa melhorar o modo como segura o lápis, que na minha opinião já era o jeito perfeito, mas ela disse que dá para melhorar um pouquinho para ficar 100% perfeito, ela disse que se a criança segura o lápis da maneira 100% perfeita, isso influencia em uma série de atividades, não comente escrever. Tambem disse que ela pode exercitar mais o recortar com tesoura. Ela sabe super bem e recortou tudo certinho dentro da linha, mas disse que podia ser um pouco mais rápido, treinando em papel finho e grosso.
Achei super importante para todas as crianças na idade pré-escolar. Os pais podem ficar de olho nestas coisinhas como desenhar, colorir, recortar…..pois o que a terapeuta disse é que se a criança não sabe fazer 100% não tem problema, mas eventualmente a classe poderá estar mais adiantada e ela se sentirá meio insegura de ver os outros terminarem as tarefas rápido deixando ela para trás.
Vamos exercitar um pouquinho até setembro.
Isso vale de dica para todas as mamis: pergunte para a profe da pré-escola do seu filho se eles fazem estas atividades, e se não fazem, treine em casa. Uma criança preparada já é meio caminho andado para o sucesso no primeiro ano!

  • Fono
Tadinha da Bella, depois de 1 hora de  testes sem parar, a consulta da fono é sempre “chata”. É muito mais parada, depois de 10 minutos a criança já está bocejando…hahaha. Ela mostrou vários cartões com ilustrações, objetos, e a criança tem que dizer o nome, dizer o que rima com aquilo, explicar a história, criar uma história, é bem complexo e confesso que algumas perguntas nem eu saberia responder assim tão rápido.
Ela aguentou firme, já no final estava cansada e meio frustrada mas respondou tudo acho até que parar acabar de uma vez.

VEREDITO:

Enquanto uma criança normal da sua idade geralmente alcança 50% no gráfico, Bella atingiu 75%, ou seja, bem acima da média para sua idade (para uma criança normal e não prematura). Ela disse que o vocabulário dela é incrível para uma criança da sua idade, o uso das palavras nas frases, a interpretação de uma história, as rimas, tudo muito acima da média, o que é maravilhoso, mas ela tem alguma dificuldade um pouquinho com alguns sons. Nada demais, principalmente o som desgraçado TH, que é aquela linguinha de fora em ingles.
haha
Vai ver por que é filha de brasileira e por mais que meu ingles seja fluente e ótimo, eu não faço a linguinha perfeita que um canadense faz. Minha filha faz o “TH” que eu faço. Ela disse, porém, que não é por minha causa e sim uma dificuldade comum em crianças desta idade. Disse para observar e se em alguns meses não melhorar algumas sessões com uma fono resolveriam o problema pra sempre.
Vamos exercitar um pouquinho e observar, se precisar contratarei uma fono 1 x por semana por uns 2 meses, mas ela disse para aguardar uns meses, pois ela acha que é normal de desenvolvimento da criança, não um problema em si.

  • Psicóloga
Esta consulta é punk, 2 horas seguidas, Deus meu, não sei como a criança aguenta, juro. Esta consulta mais parece um teste de vestibular, juro. Testes de matemática, linguagem, com relação a sentimentos, interpretação, reproduzir figuras geométricas, gentemmm, dificil, viu?
Mandei meu marido com ela nesta consulta e 1 hora depois la vem os dois para um intervalo de 5 minutos pois ela não estava cooperando mais. Depois de um chocolate quente do Starbucks, lá fui eu com ela para finalizar mais 1 hora de testes. Ela cooperou super bem e conseguiu acabar a pior parte do teste, de quebra cabeça complexos e abstratos, sem figuras desenhadas. 
VEREDITO: Ela disse que é importante introduzir desafios para a criança mas não exigir que realizem a tarefa sem frustração, pois se é dificil, a criança ficará chateada mesmo se não conseguir efetuar a tarefa. Disse que é importante dar um tempo, elogiar a iniciativa da criança estar disposta a cooperar, a tentar, e dai incentivar novamente a tentar de novo.
Ela não deu seu resultado oficial pois uma série de testes precisam de um maior tempo para avaliação e me mandaria uma carta com o resultado em algumas semanas.

  • Pediatra Neonatal
 Esta consulta é sempre ótima, os pediatras neonatais são SEMPRE muito alto astral, engraçados, não sei bem, mas são sempre assim pra cima, isso é ótimo. Estavam presentes uma enfermeira com experiencia neonatal + 1 médica + uma médica residente que acabou brincando de engessar o dinossauro enquanto eu respondia umas perguntas. 

 Perguntei para a médica se estava fazendo certo em matricular a Bella no Kindergarten este ano, mesmo ela sendo uma das alunas mais novas da classe e para piorar, alem de mais nova, ela é quase 4 meses prematura, ou seja, ela seria o equivalente a 6 meses mais nova que a média da classe, o que faz muita diferenca nesta idade.
Ela disse que baseada no nível acadêmico da Bella: linguagem, cooperação, ter foco de sentar e fazer uma atividade por um longo periodo, entender e seguir instruções e desenvolvimento social e emocional, ela tem 100% de certeza que ela está totalmente pronta para ir para a escola.
O comentário mais engraçado foi quando ela disse repetidas vezes que nunca tinha visto uma cicatriz mais linda em toda sua experiencia como médica. Eu como mãe até sei, pois depois de uma cirurgia imensa a cicatriz é bem grande, mas é perfeita, só um risquinho transparente, sem textura, quelóide, nada. Um orgulho para nós que conhecemos a Bella!

VEREDITO: Disse que ela cresceu muito se comparado ao último ano e que chegou ao número “50%” no gráfico de crescimento. Vale lembrar que quando ela nasceu teve um momento que ela era 5% de crescimento (alguns bebes de 9 meses nascem com 95% no gráfico).
Disse que ela é bem alta para sua idade, e se comparada a uma criança prematura de sua idade, é MUITO alta. Não sei bem como isso foi acontecer, pois ela nem come tanto assim…hahaha….como de tudo, mas quantidade bem pequenas.
 Saímos de lá super felizes, já sabendo o que sabíamos, que ela está se desenvolvendo super bem. Graças a Deus. Depois de TUDO o que ela ja passou, ser vista de maneira tão positiva por uma equipe médica é uma vitória imensa para um bebê que nasceu de 25 semanas de gravidez, pesando apenas 800 gramas.
Ela finalmente recebeu alta da clínica.
Até chorei!
Quando saimos do hospital até fiquei meio emotiva, pois foi nossa vida nestes ultimos 5 anos.

1 Comment on Última visita a Clínica de Prematuros

  1. Francisca
    12/07/2014 at 3:35 pm (3 years ago)

    Ritinha!!! É para ficarmos muito emocionados(as) mesmo!!!
    É uma felicidadeeee…
    É uma Bella Vitória!!!

    Beijos da Chica e Cândido.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *