Amanhã começa a Copa do Mundo no Brasil, um dia que deveria ficar para a nossa história, mas de certa forma, a nossa Copa ficou meio sem graça. Não deveria ser assim. A maioria dos países do mundo tem problemas e, obviamente, o nosso não fica de fora. O Brasil tem uma série de problemas sérios, sendo a corrupção e violência os piores deles, e sendo o segundo decorrente do primeiro. As vezes penso que o Brasil não tem mais jeito….assim, no auge da desesperança, mas pensar deste jeito não leva a nada e lugar algum. O Brasil tem jeito e nós somos os responsáveis por ele, mesmo que indiretamente. Eu moro fora do Brasil, vocês podem dizer “Tá falando sem moral!”, mas justamente por isso enxergo as coisas de maneira mais imparcial.
Podemos não ser políticos, não podemos meter a mão na massa literalmente, refazer leis nós mesmos, cortar um por um os corruptos que sentam lá em Brasília, mas podemos, ao menos, ser brasileiros. Fico indignada quando vejo brasileiros se colocarem para baixo, deixarem a corrupção política definir quem somos. Eu sou brasileira, assim como vocês, e todos nós levantamos cedo, trabalhamos, educamos nossos filhos, fazemos do limão uma limonada diariamente, e não sinto que os problemas políticos e econômicos do nosso país devam fazer parte intrínseca de quem somos. 
Somos uma das nações que mais se desmerece, que mais se xinga, que mais tem vontade de mostrar para o mundo como o Brasil tem problema, é corrupto, violento e não deve ser merecedor sequer do carinho de turistas que amam o nosso pais. Eles que tem tanta vontade de conhecê-lo. Por que não podemos separar a política corrupta da nossa cultura? Da nossa história? Da nossa música? Da nossa paixão: o futebol?
O que ma coisa tem a ver com a outra?

O Brasil não é apenas corrupção, por que temos que nos nivelar por baixo? Somos uma das culturas mais lindas do mundo, mais ricas, com uma beleza natural inigualável, com um povo feliz, mesmo perante tantos problemas.
Não somos todos corruptos, não devemos permitir que nivelem todos os brasileiros assim.
A Copa é uma festa a ser festejada, todos amamos futebol e somos todos, nem que no fundo, patriotas. Desafio qualquer um de vocês a não ficar emocionado ao ver nossa bandeira ser erguida no estádio e ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Ficamos emocionados sim, e naquele momento, pensamos só na nossa história, nas riquezas naturais que temos, no nosso povo. Ficamos orgulhosos e nossos olhos marejados são prova.
Somos bons, temos bom coração. Nós brasileiros não merecemos ser tratados do jeito que somos, e justamente por isso, não devemos deixar que a corrupção e violência nos nivele por baixo.
A Copa é nossa e acho baixaria demais permitirmos que toda a corrupção impeça que nós, brasileiros que trabalhamos duro e não roubamos, sejamos impedidos de curtir este momento histórico.
Podemos protestar sim – nas urnas –  e podemos sim fazer a diferença com nosso caráter, abrindo mão do famoso jeitinho brasileiro, criando nossos filhos para serem honestos, cidadãos que construirão o Brasil do futuro.
Fico triste ao ler tantas mensagens de brasileiros boicotando a Copa. Pra quê? Agora já está feito. 
Agora é hora de ser brasileiro de verdade, de receber bem os turistas que não tem nada a ver com a nossa baixaria. Hora de celebrar o nosso futebol, a nossa história, de vestir verde e amarelo e mostrar para o mundo que somos uma nação civilizada que sabe se portar perante uma festa como esta.
Amanhã é dia de vestir verde e amarelo e curtir a Copa do Mundo, pois nós, brasileiros, merecemos.

5 Comments on Dia de Copa, Dia de ser Brasileiro!

  1. Gustavo Corrêa
    11/06/2014 at 7:53 pm (3 years ago)

    Este teu post vai ser polêmico, mas eu concordo contigo.
    Agora quem curte a copa é alienado, não sabe que estamos sendo manipulados, etc. É óbvio que eu queria que fosse de outro jeito, mas como disseste, não vou deixar os políticos corruptos estragarem a festa. A hora deles vai chegar….

    Reply
  2. Mamãe Nádia
    11/06/2014 at 8:47 pm (3 years ago)

    Concordo com cada palavra! É isso aí!

    Reply
  3. Ana .
    12/06/2014 at 5:14 am (3 years ago)

    Concordo Rita. Com copa ou sem copa a educacao e saude seria do jeito que sempre foi, como vc disse, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. O povo parece papagaio de pirata repetindo as mesmas frases de facebook e ainda achando que esta sendo o revolucionario rs A reposta para a politica se da nas urnas, nao nos esportes. bjo

    Reply
  4. Raquel Franceschini
    12/06/2014 at 12:51 pm (3 years ago)

    Rita,
    Vc colocou em palavras exatamente o que eu penso!
    O BR tem muitos problemas como bem citastes corrupção, volencia, falhas graves na educação e saúde, mas temos muuuuitas virtudes, algumas que não se ve em outros lugares e paises…
    A Copa é sim a nossa oportunidade de mostrar as nossas maiores qualidades, a energia boa e o bom coração tão caracteríscos de nosso povo!
    Vai ter Copa, e no que depender da minha torcida, vai sim ser um sucesso!
    Até tirei minha camiseta verde e amarela do armário!!
    VAI BRASIL!!

    Reply
  5. ♥ Wilma ♥
    17/06/2014 at 3:18 pm (3 years ago)

    Rita, concordo plenamente com tudo o que você disse.
    Eu não vou deixar de torcer pelo meu País nos jogos, fiquei mto triste com vários amigos querendo boicotar a copa, como se isso fosse resolver nossos problemas…enfim, eu sou brasileira e tenho muito orgulho do nosso País, não vou deixar que políticos corruptos acabem com a alegria que tenho de nosso país sediar a copa. bjosssss

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *